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Como Desentupir Cabeças das Impressoras da Epson


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Como Desentupir Cabeças das Impressoras da Epson

Desentupindo a Cabeça de Impressão

Com a cabeça de impressão na mão, retire os cartuchos de tinta e dê um banho de álcool para retirar a tinta acumulada na superfície. Aproveite para dar uma conferida como funcionam as coisas no carro (aquele mecanismo complicado que fica embaixo das cabeças) ou reparar qualquer problema ali. Depois da limpeza, vamos para a parte complicada.

Primeiro você precisará fazer seu próprio desentupidor de cabeça de impressão Epson. Pegue uma seringa sem agulha de 10 cc ou 20 cc. Feito isso, vá até a loja de aeromodelo mais próxima e compre um pedaço de mangueira de combustível de aeromodelo. Para os que não sabem, essa mangueira é feita de silicone e é extremamente flexível. Corte um pedaço de aproximadamente 1,5 cm e coloque-a na ponta da seringa. Pronto! Você acaba de fazer seu próprio desentupidor de cabeça de impressão Epson.

Agora, vamos por a mão na massa.

Imagine as cabeças de impressão como um funil. Se você empurrar de baixo (parte menor) para cima (parte maior) é mais fácil do que se você empurrar de cima (parte maior) para baixo (parte menor). Você vai começar tentando injetar álcool isopropílico de cima para baixo (não é recomendado o álcool comum por conter água, podendo danificar o mecanismo). Você vai encher a seringa de álcool, encaixar a mangueira que você colocou na ponta da seringa no tubo que penetra o cartucho de tinta e forçar a saída de álcool pelo mesmo caminho da tinta. Se você observar embaixo, vai ver que existem vários furinhos que devem estar todos desobstruídos. Verifique isso injetando álcool por cima: deve sair álcool por todos os furos, sem faltar nenhum. Faça isso em todas cabeças do conjunto (sua impressora pode ter duas ou quatro cabeças, dependendo do modelo).

Caso algum furo esteja obstruído, não tente injetar álcool por baixo, mas procure PUXAR o álcool por baixo. Aí é a maior serventia da tal mangueira de combustível de aeromodelo. A mangueira é tão flexível (silicone) que ela forma uma excelente vedação ao seu redor. Com isso a sucção feita pela seringa é tão grande que puxa toda e qualquer obstrução que haja na cabeça. Note que NÃO ADIANTA TENTAR EMPURRAR PARA CIMA. A "boca" do funil fica virada para baixo (para o papel) e se você tentar empurrar álcool de baixo para cima vai entupir a cabeça mais ainda. O negocio é SUGAR a sujeira por baixo da cabeça. Note que se você tiver, ou fizer, uma bomba de vácuo é MUITO mais fácil, mas como somos "em desenvolvimento", vai o que está mais à mão.

Repita o procedimento até você ter certeza que TODOS os furos estão desobstruídos. Se você deixar um furo entupido e você terá de fazer seu trabalho todo de novo. E dá trabalho. Isso é um trabalho para 2 ou 3 horas, e é um procedimento que tem que ser feito com toda a calma e paciência.

Após você ter desentupido todos os furos, remonte calmamente a impressora, prestando atenção na correia dentada e nas travas do eixo do carro das cabeças. Tem que ficar no mesmo lugar que estava antes.

Depois de montada a impressora, coloque dois cartuchos NOVOS e ORIGINAIS no lugar, e faça o teste de limpeza da impressora umas 10 (sim, eu disse DEZ) vezes, para ter absoluta certeza que todos os jatos estão funcionando. Se todos os jatos estiverem funcionando, você pode carimbar a impressora com o selo de OK, e cobrar o justo valor ao seu cliente. Afinal, só uma cabeça colorida de impressora Epson Stylus Color 500, custa R$ 150 para as oficinas autorizadas!

Um outro detalhe importante: Todo técnico que conserta impressoras tem que conhecer as qualidades e limitações de cada impressora. E tem que recomendar ao cliente usar os suprimentos de melhor qualidade, sejam eles originais ou não. O suprimento alternativo pode até ser mais barato, mas eu raramente vejo uma impressora Epson entupida usando a tinta original. As matriciais já eram assim, a cabeça durava muito mais se usasse apenas as fitas originais – que eram ABSURDAMENTE de melhor qualidade. Mas esse é um outro papo...


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Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Olá...

Só uma dica, fiz um treinamento de impressoras epson, onde este procedimento foi dito como inadequado como mencionado nesse topico, mencionarei isso mais na frente, pois as cabeças da epson trabalham com 3 tamanhos de gotas de tinta onde sao geradas por minusculos cristais que por sofrerem pressao deste metodo para desentupir podem ser danificados alterando a qualidade de impressao.

Eles indicavam como ideal cortar 3cm de mangueira do kit de limpeza de uma outra epson desativada, no caso poderia usar a mangueira de combustivel mencionada, encaixar estes pedaços de 3cm em cada tubo que penetra o cartucho, completa-los com o liquido indicado pela epson, edepois acondicionar a cabeça em um vazilhame com o mesmo liquido mas aí a cabeça deve tocar sutilmente no liquido e se possivel deixa-la com tensão superficial, como se a cabeça estivesse puxando o liquido para cima.

Deixar assim por 24hrs.

Se este procedimento não funcionar, aí sim em ultimo caso usar o porcedimento descrito aqui "Desentupindo Cabeças das Impressoras Epson Stylus Color" mas com um detalhe que muita gente faz e corre grande risco de danificar as cabeças de impressao, ao pressionar a seringa nos tubos que penetram os cartuchos fazem aquele "chuveirinho" para verificar os orificios, este metodo pode danificar os cristais que manipulam os tamanhos dos pingos de tinta diminuindo a qualidade de impressao ou ate mesmo entupindo de vez os orificios.

Deve ser pressionada levemente a seringa de forma que o liquido pingue ao sair da cabeça e não de forma brusca que gere aquele "chuveirinho".

Tá aí minha dica, comentem isso por favor, não vim aqui especular ninguém, foi assim que eu aprendi e não me arrependo :D

Obrigado!!!

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:devil: olá amigos , aqui vai um protesto contra impressoras epsom comprei uma R200

não usei nem um mes E já de pau , Não puxa folha, levei na assistencia tecnica me deram 5 dias de prazo ou seja 5 dias sem trabalhar, pedi uma emprestada

C42 e a mesma ##### imprimi só cinco folhas e tambem deu pau ,e já me haviam alertad :devil: o contra produtos epson . no manual não vem especificando a gramatura da folha ou seja essa mérd não funciona, me desculpem a franqueza [email protected]

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Olá galera o Clube do Hardware, hoje (23/12/2005), estava seguindo os procedimentos deste artigo quando fiz uma descoberta IMPORTANTE!!!

Comprei todo o material necessário para a limpeza, álcool isopropilico, mangueiras, serigas, etc... tirei a cabeça da impressora, injetei o álcool, e... Beleza! Desentupiu... Coloquei os cartuchos novos na impressora e fiz umas 20 lipezas, porém ela continuou não imprimindo. Resolvi injetar alcool no cartucho para diluir um pouco a tinta para que ela fluisse melhor, só que por sorte, o cartucho vazou um pouco e caiu uma gota de álcool com tinta (ciano original) numa folha sulfite que estava na mesa... reparei que na mancha haviam pequenos pontos escuros que tiravam a homogeinidade da mancha... hummm.... o alcool aparentemente diluia a tinta mas, formou pequenas AGLUTINAÇÔES o que voltava a entupir a impressora. Fiz novamente o teste. Numa seringa de 20ml, coloquei 10ml de alcool isopropilico e umas 20 cotas de tinta ciano original. Misturei bem. Aparentemente a tinta estava diluida no alcool. Pinguei algumas gotas na folha sulfite e assim que ela ia dispersando, os pontos de tinta aglutinada iam aparecendo. Testei outros solventes sem sucesso. Resolvi testar com Veja Multiuso, pois já havia lido em outras matérias relacionadas que também poderia ser usado. Perfeito!!! O veja diluiu a tinta por completo. A mancha da gota no papel ficou homogênea. Vou fotografar os teste e em breve colocarei um link aqui.

Abraços.

 

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Olá pessoal!!!!!! alguém sabe me dizer com retiro a cabeça de impressão da Epson Stylus C63??????? Já retirei a carcaça mas o carro de impressão e cabeça estão presos...

Queria saber como reticar só a cabeça ou o carro inteiro... queria saber em detalhes, pois não quero forçar as travas de plástico.

Ps.: o procedimento ensinado de retirar o carro junto com o eixo não é possível na c63, pois o eixo é parte (não destacável) de uma grande estrutura!...

aguardo!

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