Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Introdução às Portas Lógicas

        382.172 Visualizações     4 comentários     Tutoriais   

Tudo o que você precisa saber sobre portas lógicas, os componentes básicos da eletrônica digital.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

As portas lógicas são os componentes básicos da eletrônica digital. Elas são usadas para criar circuitos digitais e até mesmo circuitos integrados complexos. Por exemplo, circuitos integrados complexos podem ser um circuito digital completo pronto para serem usados – processadores e microcontroladores são os melhores exemplos –, mas internamente estes circuitos integrados foram projetados usando várias portas lógicas. Neste tutorial ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre portas lógicas, com vários exemplos.

Como você já deve saber, em eletrônica digital apenas dois números são permitidos, “0” e “1”. Zero representa tensão de 0 V, enquanto que “1” representa uma tensão de 5 V ou de 3,3 V, no caso de circuitos integrados mais novos. Você pode pensar nos números “0” e “1” como uma lâmpada sendo acesa ou apagada quando você liga ou desliga o seu interruptor.

Uma letra, também conhecida como variável, representa um número binário. Assim, “A” pode ser “0” ou “1”. Se A estiver conectado a um interruptor, A será “0” quando o interruptor estiver desligado e “1” quando o interruptor estiver ligado. Um traço sobre o nome da variável significa que o seu valor deve ser invertido. Por exemplo, se A = 0, /A será “1”, e se A = 1, /A será “0”. Em processadores de texto, pela dificuldade em se desenhar uma linha sobre uma letra, substituímos o traço sobre a variável por uma barra.

Agora que você já sabe o básico, podemos começar falar sobre as portas lógicas.

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Muito bom o artigo. Simples e bem explicativo.

Só não consegui entender muito bem a página 10. Se alguém puder me explicar melhor aquilo lá ficarei agradecido.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem mistério. Coletor aberto ou dreno aberto são circuitos que você usa quando quer que "1" não seja "5 V" mas outra tensão qualquer, como 12 V, por exemplo. Assim você pode ativar diretamente um circuito de 12 V (um relé, por exemplo).

Ou então para criar uma porta lógica AND "virtual", a junção das saídas será uma porta AND. Assim você economiza uma porta lógica no seu circuito.

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo tutorial

a tempo eu procurava por um tuturial desse tipo gostei muito. Até eu que a muito pouco tempo comecei a estudar um pouco da eletrônica consegui entender bem o tutorial.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por indicação de meu professor eu li esse tutorial e achei muito interessante e muito bem explicativo. Gosto muito do site Clube do Hardware.

vocês estão de parabéns!

Flávio

:o

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora