Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Introdução ao Hardware do Macintosh


     114.751 visualizações    Outros    0 comentários
Introdução ao Hardware do Macintosh

Rompendo com o passado

A última serie de computadores CISC profissional da Apple foi a Quadra/Centris. Com o Chip 68040, era muito rápido em relação a seu clock. Até hoje tem gente que jura de pé junto que o Quadra era mais rápido que qualquer Power. A série Quadra foi a primeira a vir com suporte a Ethernet embutido na placa. Sua morte era tão anunciada que os últimos modelos vinham com um slot de upgrade para PowerPC! As versões AV vinham com funções de áudio e vídeo sem placas auxiliares e inétidas num microcomputador O Quadra 950 era um monstro de quase 1m de altura. Tinha espaço de sobra para unidades de disco rígido removível, fita , CD, discos óptcos e outros. Sua placa era enorme e a fonte assustadora. E era a máquina mais rápida da época. E assim morreu o Mac.

Em 1993, a Apple procurava uma nova família de processadores para suas máquinas. O chip 68060 não interessava.. A IBM já vinha desenvolvendo pesquisas sobre procesadores RISC a um bom tempo. A Motorola, que possuia o know-how em fabricação de chips em grande escala também procurava modernizar sua linha. Daí surgiu o projeto PowerPC: Um procesador RISC de baixo custo e alta velocidade. A Apple entraria com a base instalada de seus programas. Por um sistema de micro Kernel, ela fazia uma emulação dos programas antigos para o novo processador em tempo real. Por isto, no inicio, a velociade dos equipamentos decepcionou.

Os primeiros PowerMacintosh foram lançados em março de 1994, em três modelos: 0 6100 era o mais simples: em gabinete desktop fino, seu chip era um PowerPC 601 a 60 Mhz possuia um único slot NuBus. O 7100 era mais robusto. Em gabinete desktop mais alto, tinha espaço para um expansões. Vinha com 3 slots NuBus e uma PDS preenchido com uma placa de vídeo. O 8100 era o topo de linha. Vinha em gabinete mini-torre com muito espaço.Seu clock era de 80 Mhz. Havia uma saida de vídeo no formato HDI, que não colou, pois não era compatível com monitores mais antigos. Todos estes modelos tinham como opicioniais os recursos AV, para captação de áudio e vídeo e o CD-ROM. Na verdade, eram simplesmente transposições dos micros da linha Qudra/Centris com chips PowerPC, sem muitas novidades.

Introdução ao Hardware do Macintosh
Figura 3: Placa principal do Power Macintosh 7100.

As mudanças significativas ficaram para geração seguinte: Em maio de 1995 a nova série de PowerMacs começou a aderir aos padrões de mercado. Os slots NuBus, já obsoletos, foram substituidos pelos PCIs. Assim, as placas usadas em PCs poderiam ser utilizadas também em Macintosh, simplesmente implementensod driver para a plataforma. O porta Ethernet da placa foi implementada também no padrão RJ-11, além do AUI usado anteriormente e que geralmente precisava de transceivers para ser utilizado. As máquinas ganharam vida nova. A linha 7200 continuava utilizando o PowerPC 601, mas agora possuia 4 slots de memórias DIMM. Seu gabinete é um show a parte. Sem parafusos, bastava puxar a capa e levantar a fonte através de dobradissas e se tinha acesso total a placa principal. Vocês poderão conferir em breve uma aula de manutenção em Mac em que utilizei um 7200.

Introdução ao Hardware do Macintosh
Figura 4: Macintosh 7200. Este modelo de gabinete foi utilizado até a primeira geração de G3´s.

O PowerMac 8500 (mini-torre) e 9500 (torre) possuiam um chip PowerPC 604, que agora vinha numa placa em separado, facilitando o upgrade. A diferença básica entre os dois é o número de slots: 3 no 8500 e 6 no 9500. O 8500 era uma máquina pronta para aplicações multimedia. Vinha com portas de áudio e captação vídeo de série e uma saída vídeo monitor on board. O 9500 vinha com uma placa de vídeo ATI e era mais cru. Seu objetivo era: "Pegue esta máquina e faça dela uma workstation". Assim, as pessoas que compravam o 9500 o transformavam em estações e áudio, vídeo, animação, 3D, CAD, servidores etc.

A linha desktop foi sofrendo alterações no chip. 7500, 7600, 7300 vinham no mesmo gabinete (que na verdade era quase perfeito, o verdadeiro estado da arte) mas agora com o chip na Processor Board. Pessoalmente, o PowerMac 7300 200Mhz foi a máquina mais estável com a qual já lidei. E a mais rápida até o surgimento dos G3.

Junto com o 7300, foram lançados dois modelos torre. O 8600e o 9600 eram máquinas inteligentes, sem muitas novidades. A diferença essencial entre os dois modelos continuva sendo o número de salots PCI:. três no 8600, seis no 9600. A unica inovação realmente notável foi o novo gabinete, idêntico para os dois. Ele foi inspirado no gabinete desktop, e dava total acesso aplaca em apenos dois movimentos. Sem parafusos, sem fadiga, sem traumas. Não era mais necessario retirar a placa principal para instalar memórias ou fazer uma vistoria de rotina. Tudo agora era mais simples. Outra novidade era o Zip Drive como opicional. Esta foi a ultima geração antes da grande revolução.

Introdução ao Hardware do Macintosh
Figura 5: Gabinete inteligente utilizado desde o 8600 até o G3 torre.

 

 


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!