Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

O Bug do Milênio

       
 42.897 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Aprenda neste artigo como ajustar seu computador e prepara-lo para enfrentar o novo milênio sem bugs.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O que é?

Todos já devem ter ouvido falar no Bug do Milênio (ou y2k, como também é conhecido). Esse bug diz respeito à incapacidade que alguns computadores têm em não armazenarem corretamente o ano 2000 e superiores.

Em micros pessoais (PCs), o bug do milênio está relacionado a dois fatores básicos: hardware e software. Hoje iremos falar nos problemas de hardware envolvidos com o bug do milênio.

A maneira mais simples de testar para ver se o hardware do seu micro (mais especificamente, a placa-mãe) suporta ou não a virada do milênio é configurar a data em 31 de dezembro de 1999 e a hora em 23:59, desligar o micro, esperar um minuto e ligá-lo novamente e ver o que acontece. A modificação da data e hora são efetuadas através dos comandos Date e Time ou então através do relógio da barra de tarefas do Windows 9x.

Uma maneira mais eficiente de se testar se o seu micro realmente suporta datas do século XXI é usando o programinha 2000.exe, que pode ser baixado de graça em nossa área de download. Além de testar a virada de 1999 para 2000, esse programa testa como o hardware do micro se comportará nos anos seguintes. Para funcionar, você deve criar um disquete de boot (comando Format a:/s) e copiar o programa para o disquete, dando um boot pelo disquete (pode ser que seja necessário trocar a seqüência de boot no setup do micro - opção Boot Sequence -, para habilitar o boot pela unidade A).

O micro da Figura 1 passou corretamente no teste do programa. Já o micro da Figura 2, não passou.

O Bug do Milênio
Figura 1: Micro com relógio preparado para o ano 2000.

O Bug do Milênio
Figura 2: Micro não suporta a virada de 1999 para 2000.

Grande parte das máquinas mais antigas (até os primeiros Pentiums) apresentam o erro da Figura 2, que na verdade, não significa que o micro não suporte o século XXI, mas sim que o relógio do micro não consegue mudar automaticamente do ano de 1999 para 2000. Na maioria dos casos, o micro suporta o ano 2000 e uma mudança manual para esse ano é suportada. Ou seja, se você configurar manualmente o ano para 2000 o micro aceita.

No caso de PCs, isso não representa um grande problema: basta você mudar manualmente a data de seu micro em janeiro para que tudo funcione perfeitamente (na ocasião ele estará marcando o ano como 1900 ou 1980). O grande problema desse erro de “virada” (o ano passar de 1999 para 1900 ou 1980 na virada deste ano para 2000) refere-se aos computadores que ficam funcionando 24 Horas por dia sendo servidores de aplicações que sejam críticas com relação a esse problema, como bancos, companhias aéreas, etc - que não é o caso de usuários finais.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×