Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe EVGA P55 LE

       
 37.663 Visualizações    Primeiras Impressões  
 4 comentários

Vamos dar uma olhada na placa-mãe soquete 1156 mais simples da EVGA baseada no novo chipset Intel P55.

Placa-Mãe EVGA P55 LE
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A EVGA lançou seis modelos diferentes de placas-mães baseadas no novo chipset Intel P55 com preços sugeridos variando entre US$ 169,99 e US$ 349,99, nos EUA. Nós decidimos dar uma olhada no modelo mais barato, o P55 LE.

Nós gostamos do visual geral da P55 LE, todo preto com algumas peças plásticas cinza. Seu visual é certamente mais claro e profissional do que o de certas placas-mães que se parecem camisetas “Copacabana” com araras, coqueiros, mulher de biquíni, etc, com cada peça plástica de uma cor diferente. A primeira coisa que notamos nesta placa-mãe foi que todos os capacitores dos circuitos reguladores de tensão são sólidos e todos os outros capacitores usados nesta placa-mãe são japoneses da Chemi-Con.

\"EVGA
Figura 1: Placa-mãe EVGA P55 LE.

A EVGA P55 LE tem dois slots PCI Express 2.0 x16. Esses slots são na verdade conectados diretamente ao processador, sendo esta uma das principais características dos processadores soquete LGA1156. Se apenas uma placa de vídeo for instalada, o slot principal funcionará a x16, mas se duas placas de vídeo forem instaladas a velocidade cai para x8 em cada slot. Esta é uma limitação do processador e não do chipset ou da placa-mãe, já que o processador é o componente responsável por controlar esses slots, como explicamos. A P55 LE suporta a configuração CrossFire, mas não suporta o modo SLI. O suporte ao modo SLI em placas-mães baseadas no chipset Intel P55 dependerá se o fabricante licenciou ou não esta tecnologia da NVIDIA. Da linha da EVGA, apenas a P55 LE não suporta SLI, todos os outros cinco modelos suportam.

\"EVGA
Figura 2: Slots.

Esta placa-mãe tem ainda um slot PCI Express x1 e três slots PCI convencionais. Esses slots são controlados pelo chipset.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


É possível usar três placas PCI Express, contanto que sejam; uma placa de vídeo (x16), uma placa de som (x1) e uma placa de TV (x1), nesta placa mãe?

Caso seja possível, o slot em que houver a placa de vídeo (o primeiro slot x16) vai operar a x16 normalmente ou terá sua velocidade reduzida?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×