Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe FIC VI39L


     84.964 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Placa-Mãe FIC VI39L

Conclusões

A VI39L da FIC do Brasil é uma boa placa-mãe para o que ela se propõe: ser uma placa-mãe barata, com "tudo" on-board.

Seu desempenho geral realmente nos agradou, especialmente o fato de que ao instalarmos uma placa de vídeo "de verdade" nela obtivemos desempenho similar ao de boas placas-mães intermediárias, perdendo um pouco para as placas-mães topo de linha, o que não é nenhum demérito em se tratando de uma placa-mãe desta categoria.

Há alguns visíveis pontos fracos nesta placa, até porque ela não é um modelo novo de placa-mãe. Oficialmente ela só suporta memórias até DDR333/PC2700, seu slot AGP é 4x, e ela só tem suporte para processadores de 400 MHz (100 MHz QDR) e de 533 MHz (133 MHz). Estas limitações, porém, não foram tão visíveis em nossos testes de desempenho com esta placa.

Se você está procurando pela placa-mãe mais barata do mercado com "tudo" on-board, a FIC VI39L pode ser uma excelente opção, especialmente por conta do seu preço e desempenho, além de você contar com a garantia da FIC do Brasil e manual em português. Apesar de não termos uma placa da PCChips ou ECS com vídeo on-board para comparação com a placa-mãe da FIC em nossos testes, podemos arriscar dizendo que esta placa possivelmente oferece uma melhor relação custo/benefício que as placas-mães concorrentes da PCChips, ECS e AsRock, sendo uma excelente substituta às placas com vídeo on-board destas marcas.

Apesar de seu desempenho ter nos agradado, não estamos dando o nosso selo de "Produto Recomendado" para esta placa-mãe, pois placas-mães baseadas nos chipset Intel 865G e ATI Radeon 9100 IGP têm desempenho 3D muito superior ao da placa-mãe testada.

Em nossos testes, tivemos dois problemas com esta placa-mãe. O primeiro foi que ela não rodou o 3DMark03 quando instalamos uma Radeon 9800 Pro nela. O segundo foi o fato de às vezes a placa-mãe não ligar. O problema só era resolvido mudando o jumper da memória de configuração (CMOS) de posição, o que nos obrigava a reconfigurar o setup.

 

Teste do Suporte e Garantia da FIC do Brasil, por Daniel Barros

Daniel Barros faz parte da nossa equipe, sendo administrador do nosso fórum de discussões. Ele possui uma loja em Atibaia-SP e teve algumas experiências com a FIC do Brasil que valem a pena ser relatadas.

"A maior vantagem, além da boa qualidade da placa, é a garantia de 2 anos, que me livra de muitos problemas. Quanto ao problema de não ligar que você descreve, eu também tive este mesmo problema, e a culpada era a fonte de alimentação. Pelo menos aqui trocando resolveu. Outro dia tive problema com uma FIC AM37: ela não reconhecia o processador (Duron 1.6). Mandei um e-mail para a FIC Brasil e em 5 minutos o técnico de lá abriu um chamado em um sistema de acompanhamento on-line e me enviou uma nova BIOS que ainda não estava disponível em nenhum site. Outros fabricantes demoram pelo menos 1 semana para responder, quando respondem. A única crítica que tenho para a FIC Brasil é que as placas já estão antigas, tá na hora de renovar."

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!