Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe PCChips M952

       
 73.490 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe PCChips M952, baseada no chipset VIA PT800, para a plataforma soquete 478.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A M952 da PCChips é uma das raras placas-mães desta marca sem vídeo on-board, sendo que ela usa o novo chipset VIA PT800, que tem duas portas Serial ATA, sendo a primeira placa-mãe da PCChips com este recurso, prova de que a tendência dos discos Serial ATA é de se popularizarem. O modelo testado era a revisão 1.3B. Destacamos a revisão porque a PCChips tem o péssimo hábito de mudar completamente as especificações de suas placas-mães de acordo com a sua revisão (basta lembrar do caso da famosa M810).

 



Figura 1: Placa-mãe PCChips M952 v. 1.3B.

A M952 tem dois soquetes DDR-DIMM, aceitando até 2 GB de memória DDR até DDR400/PC3200, um slot AGP 8x, quatro slots PCI, um slot CNR, oito portas USB 2.0, rede on-board (chip VIA VT6103) e som on-board de dois canais (codec VIA VT1612A). As especificações do VIA PT800 incluem o barramento externo de 200 MHz (800 MHz QDR) e duas portas Serial ATA, controladas pelo próprio chipset (ponte sul VIA VT8237).

 



Figura 2: Portas Serial ATA e chip ponte sul VIA VT8237.

Como fica claro, esta é uma placa-mãe sem vídeo on-board extremamente simples, mas que tem como diferencial ter duas portas Serial ATA. Seu grande atrativo é o seu preço, custando na faixa de US$ 49 nos EUA.

A M952 tem os conectores do painel frontal do gabinete coloridos, auxiliando na hora de montar o micro. Pena que cada fabricante (MSI, Gigabyte, Biostar, etc) use o seu próprio sistema de cores para identificar a função de cada pino.

 



Figura 3: Conectores do painel frontal coloridos.

Esta placa-mãe pode opcionalmente vir com um modem CNR, presente no modelo que testamos.

 



Figura 4: Modem opcional da M952.

O CD-ROM que vem com a placa é o tradicional da PCChips, não trazendo nenhum programa adicional.

Antes de irmos aos testes dessa placa-mãe, vamos recapitular as suas principais características.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×