Introdução
Nós demos uma olhada na P29G, placa-mãe de baixo custo da PCChips para processadores Intel soquete LGA775, baseada no chipset VIA P4M890, e com vídeo on-board. Confira.
Comparando a P29G com outras placas concorrentes como a Gigabyte GA-VM800PMC encontramos vários pontos positivos como, por exemplo, a presença de um slot PCI Express x16, que permite a instalação de uma placa de vídeo "de verdade" das mais recentes. Outra placas ainda presentes no mercado brasileiro infelizmente apresentam o já obsoleto slot AGP 8X, o que limita muito a possibilidade de expansão do computador.
Figura 1: PCChips P-29G.
Apesar dessa vantagem, a P29G apresenta muitas das limitações de suas concorrentes, como a ausência de uma controladora de memória dual channel, o que limita muito o potencial de desempenho do computador. Além disso, ela suporta memórias DDR2 apenas de 400 ou 533 MHz. Na verdade ela funcionou com memórias DDR2-667, mas em underclock, ou seja, trabalhando a 533 MHz. A questão é que, para que o computador tenha um bom desempenho, é necessário hoje em dia ao menos que a placa-mãe ofereça suporte a memórias DDR2 de 667 e 800 MHz, em dois canais.
Figura 2: Outro ângulo.
Outro detalhe que desabona a P29G é a ausência de suporte a discos rígidos SATA-300. Ela suporta dois discos SATA-150, aceitando RAID 0 e RAID 1. Apesar disso ela suporta oficialmente o barramento de 1066 MHz, ao contrário da GA-VM800MPC que, apesar dos relatos de trabalhar bem com essa frequência de barramento, não possui suporte oficial. Desta forma, você pode instalar um processador Core 2 Duo na P29G sem problemas. Quer dizer, haverá o problema do desempenho limitado pela controladora de memória lenta, mas pelo menos vai funcionar.
Figura 3: Outro ângulo.
Respostas recomendadas