Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Placa-Mãe Gigabyte GA-P35C-DS3R

       
 161.985 Visualizações    Testes  
 12 comentários

A GA-P35C-DS3R é a placa-mãe intermediária mais topo de linha da Gigabyte, baseada no chipset Intel P35, com suporte às memórias DDR2 e DDR3 e voltada aos processadores Intel soquete 775. Confira.

Teste da Placa-Mãe Gigabyte GA-P35C-DS3R
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Gigabyte GA-P35C-DS3R é a placa-mãe mais topo de linha dentro do segmento de placas-mães intermediárias baseadas no mais novo chipset da Intel, o P35. Dentre suas características podemos destacar suporte às memórias DDR3 e DDR2, oito portas SATA-300 (duas delas podem ser convertidas em eSATA) e componentes de alta qualidade (capacitores sólidos de alumínio, bobinas de ferrite e melhores transistores MOSFET). Vamos dar uma olhada nas características e no desempenho deste novo lançamento da Gigabyte.

Gigabyte GA-P35C-DS3R
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-P35C-DS3R.

O Intel P35 sucede o chipset Intel P965, tendo como foco principal as placas-mães intermediárias. A diferença entre esses dois chipsets é o suporte às memórias DDR3 e o novo barramento de 1.333 MHz, características estas presentes no P35 mas não no P965. Note que o suporte às memórias DDR3 não significa que todas as placas-mães com o chipset P35 aceitarão memórias DDR3: como os soquetes DDR2 e DDR3 são diferentes, fica a critério do fabricante decidir se a placa-mãe vai aceitar ou não esse tipo de memória. A GA-P35C-DS3R aceita tanto memórias DDR2 quanto DDR3, já que ela tem soquetes para essas duas tecnologias.

Gigabyte GA-P35C-DS3R
Figura 2: Soquetes de memória.

A Gigabyte GA-P35C-DS3R tem quatro soquetes DDR2 (amarelos e vermelhos) e dois soquetes DDR3 (verdes), como você pode ver na Figura 2. Esta é uma vantagem em relação a outra placa-mãe baseada no P35 e com suporte às memórias DDR3 que já testamos, a MSI P35 Neo Combo. Este modelo da MSI tem apenas soquetes DDR2 e se você quiser adicionar mais memória no futuro você terá que substituir seus módulos antigos – ou seja, não há como simplesmente adicionar dois módulos extras, o que significa mais custo (neste caso, por exemplo, você precisaria comprar dois módulos de 1 GB e remover os módulos antigos; você não poderia simplesmente adicionar mais dois módulos de 512 MB). Como mencionamos, isto não acontece com a placa-mãe da Gigabyte que testamos.

Tenha em mente que você não pode usar memórias DDR2 e DDR3 ao mesmo tempo; você precisa escolher entre uma delas. A capacidade máxima de memória para DDR2 é de 8 GB e para DDR3 é de 4 GB. O chipset Intel P35 suporta tecnologia de dois canais e para habilitar esta tecnologia você precisa apenas instalar os módulos de memória em soquetes de mesma cor.

Oficialmente o chipset Intel P35 suporta memórias DDR2 até DDR2-800 e memórias DDR3 até DDR3-1066. Porém, assim como acontece com o chipset Intel P965, extra-oficialmente o P35 suporta memórias DDR2-1066 e nós conseguimos configurar as nossas memórias DDR2-1066 para trabalharem a esta velocidade sem problemas.

Outra diferença entre o P35 e o P965 é o chip ponte sul. O Intel P965 usa o chip ICH8, enquanto que o P35 usa o novo chip ICH9. A diferença entre os dois é muito pequena, com o ICH9 suportando 12 portas USB 2.0 em vez de 10. A variante ICH9R suporta RAID, seis portas SATA-300 (o ICH9 original suporta apenas quatro), suporte ao Viiv (isto é, suporte à tecnologia Quick Resume, que permite ao PC imitar o comportamento de televisores: pressionando o botão power localizado no controle remoto a tela, o som, o teclado e o mouse são desligados) e a nova tecnologia “Intel Turbo Memory”, nome comercial da Tecnologia Robson, que é uma tecnologia de cache de disco usando memórias flash, disponível através da instalação de uma placa PCI Express x1. Clique aqui para mais detalhes sobre esta tecnologia. Já a versão ICH9DH (Digital Home) tem as mesmas especificações do ICH9R mas sem RAID. E a versão ICH9DO (Digital Office) tem as mesmas especificações do ICH9R mas sem suporte ao Viiv – isto é, sem suporte à tecnologia Quick Resume.

Como mencionamos a Gigabyte GA-P35C-DS3R é baseada no chip ICH9R. Este chip controla seis das oito portas SATA-300 disponíveis nesta placa-mãe, suportando RAID 0, 1, 5 e 10. Essas portas são laranja. As outras duas portas SATA-300 e a porta ATA-133 são controladas pelo chip Gigabyte SATA 2, que é um chip Jmicron JMB363 remarcado, suportando RAID 0, RAID 1 e JBOD. Essas duas portas são lilases. O interessante dessas duas portas é que elas suportam eSATA e esta placa-mãe vem com um adaptador que as converte em portas eSATA. Isto é muito interessante pois se você não for usar dispositivos eSATA você pode deixar essas portas livres para serem usadas por dispositivos internos. Este adaptador também disponibiliza um plugue de alimentação fora do gabinete e um adaptador para converter este plugue em plugue de alimentação SATA, permitindo a você alimentar o seu disco rígido externo sem a necessidade de comprar qualquer dispositivo extra.

Esta placa-mãe tem apenas um slot PCI Express x16 (dizemos “apenas” porque existem placas-mães baseadas no chipset P35 que têm um segundo slot PCI Express x16), três slots PCI Express x1 e três slots PCI, como você pode ver na Figura 1.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Já Chegou no Brasil Sim, e Inclusive já comprei a Minha :)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61953343-placa-me-gigabyte-ga-p35c-ds3r-ddr2ddr3-core-2-duo-ready-_JM

Tb já tem em www.terabyteshop.com.br é o mesmo vendedor do ML valeu Galera.

Fica a dica ai pra quem gostou e não ta achando a placa.

PS: ótimo review, e excelente teste, parabens pessoal do Clube, como sempre matérias de primeirissima qualidade e com resultados e comentários Reais, nada de Ilusão.

:lol:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Placa-mãe Gigabyte GA-P35C-DS3R

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1403

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A Gigabyte GA-P35C-DS3R é a placa-mãe mais topo de linha dentro do segmento de placas-mãe intermediárias baseadas no mais novo chipset da Intel, o P35. Dentre suas características podemos destacar suporte às memórias DDR3 e DDR2, oito portas SATA-300..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

http://www.clubedohardware.com.br

Olá amigos do CDH gostaria muito que vocês me dessem uma dica pois tenho uma placa mãe intel d945 gntlr memória ddr2 667 512mb x2, pentium d 945 e gostaria de trocar somente a placa mãe por essa da gigabyte o que vocês acham dela para jogos tipo crysis pois vou comprar uma 8800gt também e 2gb de memoria ddr2 800.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, já que você vai fazer um upgrade na sua máquina, eu sugiro que você coloque logo 2Gb de memória DDR3

Vai sair um pouco mais caro, já que a DDR3 ainda tá num preço salgado (nem tanto, no fim das contas), mas a máquina vai ficar bala.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque esta difícil encontrar esta placa no mercado, ocorreu algo de errado com ela apos os testes aqui efetuados?

GA-P35C-DS3R

GA-P35C-DS3R existem outros marcas de MoBo semelhantes a esta em questão de um futuro upgrade?

tipo: processadores aceitos e capacidade de RAM?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

affff.... por q q esse modelo da gigabyte sumiu do mercado??? esses dias eu vi no ML em estoque... mas depois NUNCA MAIS... procurei no submarino, nos links q postaram aqui... é tudo anúncio antigo oO.

o q q aconteceu? por q nao tem mais em nenhum lugar?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu so achei na www.lojamegabrasil.com.br, por 668,00 no dia 20/05/2008, mas foi difícil achar

acredito que o pessoal esteja trabalhando por encomenda devido ao preço, a placa e boa, ate agora nao me deu problemas e eu tenho deixado o pc ligado a noite toda

OBS* tenho uma ASUS P5N32 SLI, semi nova, se interessar, faça contato (rdnto@bol.com.br)

Editado por Rubens Nascimento
esquecimento

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito procurar essa GigaByte P35, encontrei ontem em Vitoria sob encomenda via SP. Vou pagar R$ 560,00 em 6x. Ela está descontinuada, ou seja, saiu de linha de produção. Não sei o motivo.

Lamento ela não ter a porta firewire.

Editado por Ezoom

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×