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Por dentro da microarquitetura Intel Skylake
por em Tutoriais
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Melhorias no motor de vídeo 3D

O processador gráfico integrado na microarquitetura Skylake, chamado “Gen 9” (“nona geração”) pela Intel, tem arquitetura similar aos usados pelas microarquiteturas anteriores, isto é, é constituído de blocos básicos que, replicados, geram as diferentes configurações possíveis. Ver Figuras 15 e 16..

Skylake
Figura 15: configurações “GT1”, “GT2” e “GT3” do motor gráfico

Skylake
Figura 16: configuração “GT4” do motor gráfico

As principais novidades do motor de vídeo 3D presente na microarquitetura Skylake são:

  • Suporte ao DirectX 12, ao OpenGL 4.4 e ao OpenCL 2.0
  • Suporte às futuras interfaces de programação (APIs) Vulkan e OpenGL 5
  • Uma nova configuração não disponível nas microarquiteturas anteriores, “GT4e”, com 72 unidades de execução (ver Figura 16)
  • Modificação do local da memória eDRAM opcional, assunto já discutido na página “Mudanças na microarquitetura”
  • Melhorias menores para o aumento do desempenho

Listamos na tabela abaixo os nomes comerciais para as diferentes configurações possíveis.

Codinome

Nomes comerciais

Unidades de execução

eDRAM

GT1

HD 510

12

Não

GT2

HD 515

HD 520

HD 530

HD P530

24

Não

GT3e

Iris 540

Iris 550

48

64 MiB

GT4e

Iris Pro 580

72

64 MiB ou 128 MiB

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

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