Entre para seguir isso  
Seguidores 0

DeskNote PCChips A900

       
 116.126 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Testes realizados com o DeskNote PCChips A900.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A PCChips (http://www.pcchips.com) criou já há algum tempo o conceito de DeskNote, um micro que não é nem desktop nem notebook. Como é isso? O DeskNote é um micro portátil, que usa tela de cristal líquido, mas não é um notebook. Tanto que ele não tem bateria. Você pode opcionalmente comprar essa bateria, mas ela é externa ao micro. Outra diferença do DeskNote para os notebooks é que eles usam peças de desktop, como processadores e memórias. O resultado final é um micro portátil de baixo custo, juntando o melhor do notebook e o melhor do desktop. O DeskNote também está sendo chamado de "i-Buddie".

DeskNote PCChips A900
Figura 1: DeskNote PCChips A900.

O modelo que testamos é o A900, que é relativamente fácil de se encontrar no Brasil. Esse modelo usa o processador "Giga Pro", que na verdade é um VIA C3 remarcado (e ele roda a 730 MHz, e não 1 GHz, como o nome se faz supor). Há outros modelos de DeskNote no mercado, usando processadores Athlon e Pentium 4. Esperamos testar esses modelos em breve, já que é um micro portátil que tem tudo para se tornar extremamente popular aqui no Brasil, devido ao seu baixo custo.

Em relação ao aspecto geral do equipamento, achamos ele bonito e sóbrio, além de leve e fino, muito fino. Essas duas últimas características com certeza ocorrem pelo fato de ele não ter uma bateria em seu interior.

Do lado de baixo dele há dois compartimentos que qualquer usuário pode facilmente acessar: o do disco rígido e o da memória. O disco rígido usado é do padrão de notebooks, com a vantagem de estar preso a uma pequena gaveta, facilitando a sua remoção (ver Figuras 2 e 3). No modelo que testamos, o disco rígido que veio era um IBM de 10 GB. Já a memória RAM usada é um módulo DIMM comum, ao contrário do que ocorre com notebooks. Com isso, o custo de se aumentar a quantidade de memória RAM é bem mais baixo do que o mesmo procedimento em notebooks, já que o DeskNote usa módulos de memória convencionais. O modelo testado veio com 128 MB de memória SDRAM PC133.

DeskNote PCChips A900
Figura 2: Detalhe da localização do disco rígido.

DeskNote PCChips A900
Figura 3: O disco rígido é facilmente removível.

DeskNote PCChips A900
Figura 4: Local da memória RAM.

O DeskNote não tem unidade de disquete, sendo esse item opcional (pode-se comprar uma e conectar ao DeskNote via porta USB). Ele vem com uma unidade de CD-ROM 24x (que no modelo que testamos era fabricada pela Quanta Storage) ou com uma unidade DVD-ROM 8x. Em suas laterais e traseiras, as portas USB, saída de áudio, etc, sendo que ele tem, acima do teclado, duas caixinhas de som, como ocorre nos notebooks que têm áudio integrado.

Uma característica muito boa do A900 é que ele tem saída para TV, através de um conector S-Vídeo existente em sua lateral. Detalhe: no setup da máquina você pode escolher o padrão de vídeo: NTSC, PAL-M (padrão usado no Brasil) e PAL-N (padrão usado na Argentina).

O DeskNote A900 é muito bonito e prático, mas seu grande ponto fraco é o seu desempenho, que é muito baixo. Com certeza isso é reflexo do processador escolhido para equipá-lo, o VIA C3, que é um processador de baixo desempenho. Para rodar processadores de texto, planilhas eletrônicas e acessar a Internet, ele dá para o gasto. Mas não dá para rodar jogos 3D com ele. Todos os nossos programas de teste de desempenho 3D se recusaram a rodar na máquina. Se você está procurando um micro portátil de alto desempenho, esqueça o A900 e compre um notebook.

A PCChips lançou também, como comentamos, DeskNotes usando o Athlon e o Pentium 4. Ainda não pudemos testar esses modelos e, portanto, o comentário expresso acima pode refletir somente o desempenho específico do modelo A900 e não da série DeskNote como um todo.

Abaixo vemos as principais características do DeskNote A900. Nós desmontamos o bicho por completo e você terá a oportunidade de ver detalhadamente como ele é por dentro na próxima parte. E, na terceira parte de nossos testes, você irá conferir o desempenho da criança.

 

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


eu li esta reportagem, e achei bem completa...

mas estava procurando alguma dica da resolução do meu problema. eu tenho este desknote e as teclas dele estão configuradas de um modo estranho, já baixei o driver do teclado do site da ecs mas não adiantou nada...se alhuem puder me ajudar nessa empreitada eu ficaria muito acgradecido...

já tentei configurar o teclado pelo painel de controle e nada, pelamordedeus me ajudem!!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Guest extruzoo

· Oculto

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

DeskNote PCChips A900

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/973

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A PCChips (http://www.pcchips.com) criou já há algum tempo o conceito de DeskNote, um micro que não é nem desktop nem notebook. Como é isso? O DeskNote é um micro portátil, que usa tela de cristal líquido, mas não é um notebook. Tanto que ele não tem..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

http://www.clubedohardware.com.br

Ive tweaked an A900 DESKNORTE with solded VIA C3 SAMUEL 2 and 512MB 147mhz SDRAM, but i would like to know ¿what mean the jumpers close the RAM in mainboard?, ¿are different voltage to the RAM? ¿are there 1024 or 1536MB SDRAM WITH 133 or 147mhz, because CHIPSET SIS630 support up to 1536MB according to EVEREST?

I use WPCRSET version 1.2 to modify BIOS parameters impossibe to reach via BIOS configuration instaled in mainboard. I haVe instaled SICO MINI Windows XP SP2 and it´s fine to browse internet and office software.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora