Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Pentium III 1 GHz vs. Athlon 1 GHz

       
 38.510 Visualizações    Testes  
 6 comentários

Testes comparando o desempenho do Pentium III de 1 GHz e o do Athlon de 1 GHz.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Com o lançamento dos processadores com freqüências de operação interna acima de 1 GHz e com a crescente queda no preço de tais processadores, todas as pessoas ficam em dúvida: afinal, qual é o processador que oferece o maior desempenho atualmente, o Pentium III ou o Athlon?

Para respondermos a essa pergunta, fizemos uma bateria de testes em nosso laboratório com um Pentium III de 1 GHz e com um Athlon de 1 GHz e descobrimos uma coisa bastante interessante: os dois processadores de 1 GHz possuem desempenho praticamente iguais, com uma pequena vantagem para o processador da AMD.

Ou seja, essa história de que um deles é muito mais rápido do que o outro é pura balela e qualquer um que afirme que um deles "é muito mais rápido" do que o outro está sendo completamente tendencioso. Esse tipo de afirmação é muito comum entre os usuários "xiitas", aqueles que vestem a camisa de um fabricante e não a tiram de jeito nenhum, e querem provar, a qualquer custo, que o fabricante x é muito melhor do que o fabricante y.

Nossos testes deixam bem claro que a Intel não é melhor que a AMD nem a AMD é melhor que a Intel. Atualmente seus processadores possuem o mesmo desempenho quando operando com o mesmo clock e usando placas-mães e demais componentes de boa qualidade.

É claro que se você instalar um Pentium III em uma placa-mãe de boa qualidade e for comparar com um Athlon instalado em uma placa-mãe de baixa qualidade, os resultados irão apontar que o Pentium III é melhor do que o Athlon. Em nossos testes usamos placas-mães comprovadamente de alto desempenho para os dois processadores (ASUS A7V133 para o Athlon e Gigabyte GA-6OX para o Pentium III). A placa-mãe foi o único item que trocamos entre os testes. A memória RAM (64 MB PC-133), a placa de vídeo (Chaintech AGP-RI93, GeForce 2 Pro DDR 64 MB) e o disco rígido (Seagate ST310212A) foram os mesmos para as duas máquinas.

Da mesma forma, a comparação seria injusta se fossem usados processadores com freqüência de operação interna e externa diferentes e com tamanhos diferentes de cache de memória L2. Os modelos de 1 GHz tanto do Athlon quanto do Pentium III trabalham externamente a 133 MHz e possuem 256 KB de memória cache L2 sendo acessada na mesma freqüência de operação do processador.

A princípio, o Athlon pode operar transferindo dois dados por pulso de clock, fazendo com que ele atinja um desempenho de como se estivesse operando externamente a 266 MHz. Porém a memória RAM que usamos é do tipo PC-133, que funciona somente a 133 MHz e só é capaz de transferir um dado por pulso de clock. Para o Athlon transferir dois dados para a memória por pulso de clock é necessário o uso de memórias do tipo DDR-SDRAM. Tão logo tenhamos acesso a placas-mães e memórias DDR iremos fazer um teste para vermos a influência desse recurso sobre o desempenho do processador.

Como explicamos anteriormente, analisando puramente os resultados dos testes, nós não temos como dizer que um processador é melhor do que outro. Mas uma vez lembramos que nossos testes são exclusivamente em cima dos modelos de 1 GHz e, assim, outras comparações poderão ter resultados diferentes.

O único detalhe que nos faz indicar o Athlon e não o Pentium III (pelo menos em relação aos modelos de 1 GHz) é o preço: o Athlon é mais barato que o Pentium III. Pense bem: se você tem dois produtos de fabricantes diferentes e que oferecem o mesmo desempenho, qual que você escolhe?

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


:bandeira:

Desejo saber, qual a temperatura ideal para um processador athlon 1.1 Ghz, com memoria 256 DDR, e HD de 40 Giga; No momento a temperatura tá em 60 graus durante o dia e a noite em 57 graus...é normal ou tem algo errado, me ajudem, tô preocupado. :bye:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira:

Desejo saber, qual a temperatura ideal para um processador athlon 1.1 Ghz, com memoria 256 DDR, e HD de 40 Giga; No momento a temperatura tá em 60 graus durante o dia e a noite em 57 graus...é normal ou tem algo errado, me ajudem, tô preocupado. :bye:

Mano para mim está esquentando muito porque eu tenho um Celeron 2.13GHz,com memoria 256 DRR PC3200, 40GB de HD e fica na temperatura de dia 30º e de noite 26º.Para mim o teu processador está esquentando muito..

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudades dessa época... Pra mim foi a melhor: Processadores rápidos, concorrência implacável, baixo consumo de energia (O Pentium III de 1,0GHz consome apenas 38W enquanto o Pentium III de 533MHz consome apenas 16W.)...

Estou montando um Pentium III para suceder meu antigo AMD-K6-2. Bons tempos aqueles!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×