Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Processador Cyrix III

       
 34.060 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Saiba sobre o processador Cyrix III.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A VIA, tradicional fabricante de chipsets (circuitos integrados usados em placas-mães), aumentou incrivelmente o seu tamanho (e potencial) no ano passado: fora o projeto e a fabricação de chipsets, estabeleceu o padrão de memória PC-133, comprou a Cyrix, tradicional fabricante de processadores (que fabricava os processadores 6x86, 6x86MX e MII), comprou a Centaur, outro fabricante de processadores (que fabricava os processadores WinChip), e fechou o ano comprando 15% da S3, um dos maiores fabricantes de processadores de vídeo (o principal componente usado nas placas de vídeo). Em abril deste ano, a S3 anunciou que seus processadores de vídeo passariam a ser fabricados exclusivamente pela VIA a partir de julho.

Recentemente a VIA anunciou o lançamento de seu primeiro processador, chamado Cyrix III. Esse processador é o primeiro processador não-Intel a usar o padrão de pinagem soquete 370, isto é, ele usa o mesmo tipo de placa-mãe originalmente projetada para o processador Celeron, da Intel.

Internamente, o Cyrix III tem 128 KB de memória cache L1 e 256 KB de memória cache L2, trabalhando na mesma frequência de operação interna do processador, assim como ocorre no Celeron e no Pentium III FC-PGA, que é um modelo de Pentium III que, em vez de ser construído em um cartucho, é fabricado em forma de soquete, usando a mesma placa-mãe projetada para o Celeron (soquete 370). Na tabela a seguir você compara as características internas dos processadores concorrentes do Cyrix III, lembrando que, quanto maior o tamanho do cache de memória, mais rápido é o processador. Incluímos o Celeron, o Pentium III FC-PGA e o novo Duron, da AMD (clique aqui para ler o artigo sobre este processador).

Característica

Cyrix IIICeleronPentium III FC-PGADuron
Cache L1128 KB32 KB32 KB128 KB
Cache L2256 KB128 KB256 KB64 KB
Barramento Externo100 MHz / 133 MHz66 MHz100 MHz / 133 MHz100 MHz

A grande vantagem do Cyrix III sobre o seu concorrente mais direto - o Celeron - é o uso do barramento externo de 133 MHz, obtendo o dobro de desempenho do processador Celeron no acesso à memória RAM, o que aumenta incrivelmente o desempenho do micro.

Outras características do Cyrix III incluem o uso da tecnologia MMX e da tecnologia 3DNow!. Nós ainda não testamos esse processador e, portanto, não temos como dizer se ele é mais rápido ou não que os processadores concorrentes. Mas, com certeza, assim que tivermos acesso a ele publicaremos um teste completo sobre o seu desempenho.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×