Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste do processador Celeron N3150

       
 68.324 Visualizações    Testes  
 3 comentários

Testamos o processador Celeron N3150 (codinome "Braswell"), da Intel, que tem quatro núcleos, clock máximo de 2,08 GHz e TDP de apenas 6 W. Confira!

Teste do processador Celeron N3150
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

O Celeron N3150 é um processador de quatro núcleos e TDP de apenas 6 W, clock base de 1,6 GHz e clock “turbo” de 2,08 GHz, voltado ao mercado de computadores de mesa de baixo custo. Vamos ver como ele se sai contra seus principais concorrentes.

A Intel lançou recentemente seus novos processadores para computadores de mesa de baixo custo e baixo consumo, denominados Braswell. Eles vêm para substituir os processadores BayTrail-D, sendo na verdade baseados no mesmo núcleo destes, porém com um processo de fabricação de 14 nm e um novo motor gráfico de oitava geração. Eles têm cache L2 de 2 MiB e suportam memória DDR3L-1600 em dois canais.

A tabela abaixo mostra alguns detalhes dos processadores Braswell lançados até agora.

Processador

Núcleos

Clock interno

Clock turbo

TDP

Pentium N3700

4

1,6 GHz

2,4 GHz

6 W

Celeron N3150

4

1,6 GHz

2,08 GHz

6 W

Celeron N3050

2

1,6 GHz

2,16 GHz

6 W

Celeron N3000

2

1,04 GHz

2,08 GHz

4 W

Os processadores Braswell são do tipo SoC (System On a Chip, ou sistema em um chip), o que significa que os núcleos de processamento, controlador de memória, controlador de vídeo e até o chipset estão integrados em uma única pastilha. Isso ajuda a manter o custo e a dissipação térmica baixas.

A Figura 1 revela o processador Celeron N3150. Como todos os processadores desta família, ele é soldado na placa-mãe. No caso, o processador testado veio na placa-mãe ASRock N3150B-ITX, que analisamos recentemente.

Celeron N3150

Figura 1: o processador Celeron N3150

Vamos comparar as principais características dos processadores testados na próxima página.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Estou usando em campo o notebook Acer ES1 que vem o com o Celeron N2940 e após a instalação de um SSD, o notebook ficou bem decente para uso no dia a dia.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo teste!

 

Mas cá entre nós, como está difícil memorizar as nomenclaturas dos modelos de processadores, atualmente. O mesmo acontece com os Broadwell. Parecem uma sopa de letrinhas e códigos. :D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Equivale ao Athlom em processamento e perde em gráficos. O AMD, portanto, por estar na mesma faixa de preço, é melhor opção!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×