Entre para seguir isso  
Seguidores 0

FRAPS

       
 16.281 Visualizações    Tutoriais  
 8 comentários

Aprenda a como medir o desempenho em jogos usando o utilitário FRAPS (que permite ainda a captura de telas e a filmagem de sequência de jogos), com importantes instruções de como obter resultados confiáveis.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Como já dissemos várias vezes em nossos artigos, uma das melhores maneiras de se medir o desempenho de um PC é através de jogos modernos, visto que eles normalmente exigem o máximo que os componentes do computador podem oferecer. Com o resultado de testes de desempenho você pode comparar o desempenho do seu computador com o de outros computadores similares e verificar se há algo “errado” com o seu computador.

Há duas maneiras básicas de se medir esse desempenho: através de programas sintéticos ou através de jogos.

Programas sintéticos executam uma simulação própria e normalmente apresentam o resultado em uma pontuação proprietária. O melhor exemplo desse tipo de programa é o 3D Mark, sobre o qual já publicamos um tutorial.

Já quando medimos o desempenho usando jogos “verdadeiros”, o resultado será dado em quadros por segundo ou FPS (Frames Per Second), que é a quantidade de telas completas que o processador de vídeo é capaz de renderizar (“criar”) por segundo. Obviamente, quanto maior esse valor, melhor. Uma baixa quantidade de quadros por segundo faz com que o jogo pareça “arrastado”, ou seja, lento para você movimentar-se dentro dele.

Alguns jogos já trazem um módulo de medida de desempenho, bastando rodá-lo para saber o desempenho do seu computador. Quando o jogo não tiver um módulo de medida de desempenho, você deverá utilizar um programa externo, e o FRAPS é o mais popular deles. Além de medir desempenho, o FRAPS permite ainda que você capture telas ou “filme” jogadas, o que certamente é um recurso bacana se você quiser mostrar algum detalhe do jogo para alguém (por exemplo, você está com alguma dúvida e quer publicar a sua dúvida em um fórum).

Mas antes de rodar o FRAPS, é necessário que você entenda alguns detalhes importantíssimos sobre a coleta de dados de medida de desempenho ou poderá ter resultados equivocados. Vamos a eles.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Excelente artigo. Só um detalhe que pesquei aqui. Na página 2, no 5º parágrafo diz assim:

"Por fim, você deverá desabilitar uma opção chamada “vertical sync” ou simplesmente “v-sync” ou “vsync”. Veja exemplo dessa configuração na Figura 1. Essa opção está presente no menu de opções de vídeo do jogo e, quando habilitada, limita o desempenho do computador a no máximo 60 quadros por segundo......."

Bom, acho que só valeria completar o seguinte: Desde que o monitor seja de 60Hz (na sua grande maioria como foi dito). Caso o monitor seja de 120Hz, o vsync limitaria em 120Hz e assim por diante. O Vsync limita na "frequência natural" do dispositivo de exibição.

Como disse, anteriormente, o artigo ficou bem legal.

Falou

Editado por MatheusLPS

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, muito boa a dica sobre o FRAPS, já utilizei ele e foi de muita ajuda para ver como estava o jogo no meu note, pelo fato do meu notebook ser de baixo desempenho, mas querer jogar alguns jogos de vez em quando, precisava de algo para analisar como estava indo. porém alguns meses atrás, um professor meu, que também joga, mostrou uma ferramenta da Razer muito interessante, o Game Booster, feito antes pela IObit, mas não era tão boa, essa nova, feita junto com a Razer é muito mais completa que a antiga e mais funcional também, com ferramentas de mostra de fps, captura de imagem e vídeos. Mas a melhor novidade foi compatibilidade com jogos da Steam.É possível ao clicar em jogar no aplicativo da Steam o booster é ativado. o FRAPS é uma ótima escolha, mas o atual Game Booster tá mais completo.

PS: se configurado de maneira errada pode deixar o jogo até mais lento em algumas maquinas, procure configurar ele de forma correta.

:D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MatheusLPS: Obrigado, estou atualizando o texto.

luanbra88: Obrigado pela dica, vou verificar e abordar esse programa no futuro!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Fraps é muito bom mesmo, mas se eu quiser comprar possivelmente não vai dar pois é necessário ter cartão internacional :((

Já tentei comprar o MalwareBytes, Macrium Reflect e não dá certo justamente por falta disso.

Gabriel, porque não faz uma matéria de como comprar software que só aceita pagamento em dólar? Ou seja se tem formas de contornar esse problema.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei dessa forma e também não deu certo, ou estou enganado? No processo final dá um erro dizendo que a operação não foi completada/erro, ao olha o histórico do paypal realmente não tem nada.

Do site da Paypal:

É possível comprar em um site internacional com um cartão de crédito nacional?

Não é possível comprr em um site internacional utilizando um cartão de crédito nacional. Isso acontece porque o cartão de crédito nacional (ou "de uso doméstico") é específico para a realização de compras em lojas e sites brasileiros que vendem em Reais.

Para fazer compras internacionais, é necessário ter um cartão de crédito internacional cadastrado em sua conta do PayPal.

Editado por Entre-tropicos

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o FRAPS, é possível capturar vídeos em tela cheia ao vivo, como um noticiário ao vivo que passa num site de notícias?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Com o FRAPS, é possível capturar vídeos em tela cheia ao vivo, como um noticiário ao vivo que passa num site de notícias?

NÃO. O FRAPS é exclusivo para captura de imagens geradas pela parte 3D do chip gráfico. Tais vídeos são gerados pela parte 2D e é necessário outro tipo de programa. Talvez os demais usuários possam te indicar algum; sei que eles existem, mas não saberia te indicar um.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora