Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Agilizando a Manutenção de seu Website

       
 21.580 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda, com nossas dicas. a agilizar a manutenção de seu site e melhore sua imagem junto aos seus visitantes.

Agilizando a Manutenção de seu Website
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Se você tem um site na Internet, por menor que seja, sabe que a sua manutenção não é uma das tarefas mais fáceis. Se o seu site é relativamente bem acessado, sabe que sempre alguém encontrará algum errinho aqui ou ali e a sua manutenção acaba tendo de ser constante, muitas vezes uma tarefa diária (por exemplo, um erro de português na página inicial de seu site é imperdoável, e tão logo alguém descubra um erro desses você deve corrigir o mais rapidamente possível).

Em nossa coluna de hoje daremos algumas dicas legais sobre como agilizar a manutenção se seu site.

Nossa primeira dica é o site WebsiteGarage (http://www.websitegarage.com). Através deste site você pode encontrar erros de programação do código da sua página, problemas de compatibilidade de browsers (isto é, ele testa o seu site em vários browsers), simula o tempo que a página principal de seu site demora para ser carregada, procura por links quebrados na página principal e muito mais! Esse teste é feito na hora e é grátis.

Por falar em links quebrados, este é, com certeza, um dos maiores problemas para quem tem um site na Internet. Se você tem um site pequeno com poucos links externos, você não terá muitos problemas com links quebrados, isto é, com links para outros sites que já não funcionam mais. Mas se o seu site tem muitos links externos, é muito chato ter de verificar de tempos em tempos se todos os links estão ou não funcionando. A gente acaba descobrindo que tem um link quebrado quando algum visitante reclama. Mas é certo que há muitos visitantes que não reclamam e o seu site ficará parecendo desatualizado.

Um serviço muito bom é o do site SevenTwentyFour (http://www.seventwentyfour.com). Você cadastra o seu site nesse serviço e ele faz uma varredura completa de seu site, enviando relatórios semanais dizendo quais links de seu site não estão funcionando mais. Pena que essa moleza só dure um mês, depois disso você tem de pagar para continuar usando o serviço (faça um teste e você verá que vale a pena).

Se o seu site tem domínio próprio (isto é, um endereço do tipo www.seunome.com.br) então uma idéia interessante é criar um e-mail para cada assunto que as pessoas podem querer entrar em contato com você (por exemplo, anuncios@seusite.com.br, marketing@seusite.com.br, webmaster@seusite.com.br). Na maioria das vezes, se você toma conta sozinho de seu site, então qualquer e-mail enviado para @seusite.com.br cai em sua conta principal de e-mail. Isso significa que você pode criar infinitos e-mails sem precisar de nenhuma configuração e as pessoas pensarão que o seu negócio é muito maior do que ele realmente é. Em seu programa de e-mail você pode configurar filtros para separar automaticamente os e-mails recebidos. Por exemplo, separar os e-mails enviados para marketing@seusite.com.br dentro de uma pasta chamada "Marketing" e por aí vai.

E, por fim, uma boa dica é criar uma série de respostas padrão assim que for surgindo a necessidade. Com o tempo você verá que vários e-mails que você receber terão a mesma resposta. Em vez de você ter de digitar toda a vez a mesma coisa, crie uma resposta padrão e a envie. Isso pode ser feito basicamente de duas maneiras: alguns programas de e-mail permitem o uso de respostas padrão (normalmente são chamadas "templates"), facilitando a sua vida. Outra alternativa é a criação de vários arquivos do tipo Txt contendo as respostas padrão na Área de Trabalho de sua máquina. Para usar uma resposta padrão, basta abrir a resposta apropriada, selecionar tudo, copiar (pressionando Control C) e colar no e-mail (pressionando Control V).

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×