Introdução
Como mais de 90% dos e-mails é spam, administradores de rede trabalham incessantemente para acabar com essa praga. Um dos problemas gerados com técnicas antispam é o falso positivo, isto é, e-mails verdadeiros sendo incorretamente considerados spam, fazendo com que eles não cheguem corretamente ao destinatário. Neste artigo explicaremos técnicas importantes para o aumento da reputação do seu servidor de e-mail, de forma a aumentar a probabilidade de os e-mails partindo do seu servidor cheguem corretamente na caixa de mensagens do destinatário.
DNS reverso
A primeira dica é configurar um DNS reverso para o endereço IP do seu servidor de e-mail. Isso é algo básico, mas que muitas vezes é esquecido. Grande parte dos servidores de e-mail, ao receberem uma mensagem, fazem essa verificação. Caso ela falhe, o e-mail é rejeitado (uma mensagem de erro indicando a falta da configuração de DNS reverso é gerada e enviada ao remetente) ou então simplesmente descartado (o e-mail é simplesmente apagado e o remetente sequer fica sabendo).
A verificação de DNS reverso consiste em saber se há um nome de domínio vinculado ao endereço IP do servidor de e-mail remetente.
Para saber se você tem isso corretamente configurado, basta rodar o seguinte comando:
nslookup <endereço IP>
Onde <endereço IP> é o endereço IP do seu servidor de e-mail. Se este comando retornar algo como mail.seusite.com.br a configuração de endereço reverso está correta. No entanto, se o comando mostrar NXDOMAIN ou retornar um nome genérico como d-c-b-a.empresadehospedagem.com.br, você deve pedir à sua empresa de hospedagem para configurar o DNS reverso para você, que deve preferencialmente usar o mesmo nome do seu servidor de e-mail (mail.seusite.com.br, por exemplo).
Vamos agora falar de três técnicas de autenticação que devem estar corretamente configuradas em seu servidor: SPF, DKIM e DMARC. Tais técnicas servem para o servidor destinatário confirmar que a mensagem sendo recebida realmente partiu do servidor do remetente, de forma a rejeitar spams que falsificam cabeçalhos.
- 2
- 1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora