Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Anatomia de um Roteador de Banda Larga

       
 169.335 Visualizações    Tutoriais  
 2 comentários

Curioso para saber o que há dentro de um roteador de banda larga? Neste tutorial nós desmontamos um para mostrar o que há dentro dele.

Anatomia de um Roteador de Banda Larga
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Outros Componentes

A memória RAM é usada como buffer quando você tem computadores transferindo dados a 100 Mbps para computadores com placas de rede de 10 Mbps. Portanto um computador trabalhando a 100 Mbps não precisa diminuir sua velocidade para 10 Mbps de modo a transferir dados para um computador mais lento. Este chip de memória RAM permitirá que a taxa de transferência máxima seja mantida, armazenando temporariamente os dados que chegam da conexão de 100 Mbps. O roteador transferirá então o conteúdo desta memória para o computador conectado a 10 Mbps.

Nosso roteador usa um chip de memória RAM de 64 Mbit (UT52L1664MC-7), ou seja, seu buffer era de 8 MB (64 Mbits / 8 = 8 MB).

Anatomia de um Roteador de Banda Larga
Figura 4: Memória RAM (buffer).

A memória ROM é normalmente um chip de memória Flash-ROM e armazena o programa que diz ao controlador como trabalhar, também conhecido como firmware. Ela também armazena o programa de configuração do roteador, que é geralmente acessado abrindo um navegador de Internet (Internet Explorer, Firefox, etc) e digitando o endereço IP do roteador – http://192.168.0.1 e http://192.168.1.1 são endereços comuns. Pense na memória ROM do roteador como o BIOS do roteador. Normalmente é permitido que você faça upgrade desta firmware através do programa de configuração do roteador, caso você esta seja sua vontade.

Nosso roteador usa um chip de memória Flash-ROM de 8 Mbit (M29W800DB), que é igual a 1 MB (8 Mbits / 8 = 1 MB).

Anatomia de um Roteador de Banda Larga
Figura 5: Memória ROM.

Você pode ainda ver alguns componentes que pertencem à fonte de alimentação do roteador. Você poderia achar que a fonte de alimentação externa que vem com o roteador é a responsável por fornecer a tensão necessária para a operação do roteador, mas isso não é totalmente verdade. A fonte de alimentação externa faz apenas metade do trabalho. A outra metade é feita internamente, basicamente reduzindo a tensão fornecida pela fonte de alimentação externa para a tensão requeria pelos chips e regulando-as – normalmente a tensão fornecida por uma fonte de alimentação externa mais barata não é regulada, portanto o estágio de regulação fica dentro do dispositivo ao qual ela está conectada.

Anatomia de um Roteador de Banda Larga
Figura 6: Seção de regulação de tensão.

Você pode ainda ver alguns componentes grandes pretos. Eles são os transformadores de isolamento, isto é, eles trabalham isolando os circuitos conectados aos conectores RJ45 (as placas de rede) do circuito do roteador. Os transformadores de isolamento são também conhecidos como transformadores 1:1.

Anatomia de um Roteador de Banda Larga
Figura 7: Transformadores de isolamento.

Em roteadores com rede sem fio integrada você pode ainda encontrar um chip extra responsável por esta funcionalidade.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Intereçante...

Acho que vocês deviam colocar a marca do roteador que está no artigo. Só mesmo por curiosidade.

Tenho um d-link DI-604 e sou curioso para abrir e ver o que tem dentro.

Abraço

Igor

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Teria como colocar uma imagem binaria do m0n0wall dentro de um router DS-link 500? Sendo que ele usa um chip da Marvell 88E6208 LG0.

at+

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×