Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Arquitetura de Redes TCP/IP

       
 380.373 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Conceitos teóricos que o ajudarão a implementar redes TCP/IP no Windows 95, Windows NT, Netware e outros sistemas populares no mercado.

Arquitetura de Redes TCP/IP

Introdução

No mundo de hoje, não se pode falar de redes sem falar do TCP/IP. O conjunto de protocolos originalmente desenvolvido pela Universidade da Califórnia em Berkeley, sob contrato para o Departamento de Defesa dos EUA, se tornou o conjunto de protocolos padrão das redes locais e remotas, suplantando conjuntos de protocolos bancados por pesos pesados da indústria, como a IBM (SNA), Microsoft (NetBIOS/NetBEUI) e Novell (IPX/SPX).

O grande motivo de todo este sucesso foi justamente o fato do TCP/IP não ter nenhuma grande empresa associada ao seu desenvolvimento. Isto possibilitou a sua implementação e utilização por diversas aplicações em praticamente todos os tipos de hardware e sistemas operacionais existentes.

Mesmo antes do boom da Internet o TCP/IP já era o protocolo obrigatório para grandes redes, formadas por produtos de muitos fornecedores diferentes, e havia sido escolhido pela Microsoft como o protocolo preferencial para o Windows NT, devido às limitações técnicas do seu próprio conjunto de protocolos, o NetBEUI.

Entretanto, ao contrário dos procolos proprietários para redes locais da Microsoft e da Novell, que foram desenhados para serem praticamente "plug and play", as necessidades que orientaram o desenvolvimento do TCP/IP obrigaram ao estabelecimento de uma série de parametrizações e configurações que devem ser conhecidas pelo profissional envolvido com instalação, administração e suporte de redes.

Esta primeira aula tem por objetivo passar os conhecimentos teóricos necessários para tornar os alunos aptos a seguirem as aulas seguintes, que explicarão como implementar redes TCP/IP no Windows 95, Windows NT, Netware e outros sistemas populares no mercado. Ao contrário da maioria dos livros "introdutórios" sobre TCP/IP que vemos nas livrarias e universidades, não vamos nos preocupar com os detalhes sobre formatos de pacotes e algoritmos empregados na implementação do protocolo. Vamos nos preocupar sim com os conhecimentos realmente necessários para se trabalhar corretamente com os vários produtos existentes no mercado.

Compartilhar

  • Curtir 1


  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×