Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

UTMA PCExpanion L100

       
 107.377 Visualizações    Testes  
 14 comentários

Teste com o Ultra Thin Multi-Access PCExpanion L100 que permite transformar um micro comum em servidor de até 10 terminais sem disco rígido. Confira!

UTMA PCExpanion L100

Introdução

Nos anos 60 e 70 as redes de computadores eram formadas por servidores potentes ou até mesmo mainframes que eram responsáveis por todo o processamento e armazenamento de dados. O acesso aos dados era feito através de terminais sem poder de processamento que, ligados ao servidor, apenas mostravam imagens na tela e enviavam os comandos digitados pelo usuário e por isso eram chamados de terminais burros.

No final dos anos 70 com o surgimento do microprocessador e com sua popularização nos anos 80 surgiram os computadores pessoais, que rapidamente tomaram o lugar dos terminais burros e hoje em dia temos redes com computadores que possuem poder de processamento próprio e não dependem mais do servidor para funcionar.

Mas uma rede de PCs não trás só vantagens: empresas que têm vários micros começaram a ter problemas de alto consumo de energia elétrica, alto custo de manutenção, licenciamento de software, vírus, roubo de componentes, etc.

Para resolver isso foram criados os “thin clients”, que são terminais com poder de processamento reduzido e que não possuem disco rígido, mas continuam possuindo sistema operacional próprio, geralmente acessando servidores Windows Terminal Server, que processam tudo. Ou seja, em cada “thin client” você tem a visão da área de trabalho do Windows com todos os seus programas, mas quem processa tudo é o servidor. Essa solução resolveu os principais problemas de uma grande rede tais como consumo de energia, custo de manutenção, etc, já que apenas um micro – o servidor – possui disco rígido, diminuindo muito o trabalho de administração da rede.

Os “thin clients” pareciam ser a solução perfeita para a redução dos custos de uma grande rede, mas o alto custo do software do servidor acabou fazendo com que essa solução só se tornasse viável em grandes empresas.

Foi aí que surgiu o conceito de UTMA (Ultra Thin Multi-Access) criado pela empresa Ncomputing , proprietária do protocolo WoIP (Windows over IP), que permite que qualquer micro (Windows 2000, XP Home, XP Professional, Windows 2003 Server e futuramente Linux) possa ser o servidor de até 10 terminais Windows de baixo custo através de uma rede TCP/IP comum.

Com isso o maior empecilho para que os “thin clients” se popularizassem em pequenas empresas ou mesmo em residências – o custo – acabou, já que o custo do software diminuiu bastante.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Li o teste do PCExpanion feito pelo Clube do Hardware, achei o produto muito interessante e resolvi adquiri-lo da Infobrax.

Preço do produto: R$ 848,00 + despesas de envio. Escolhi pagamento através de boleto bancário e recebi através de sedex. Segundo o atendente com quem conversei, breve estará disponível pagto e parcelamento em 6x por cartão de crédito.Em 3 dias recebi o produto em minha casa. Neste período acompanhei tudo através do site da loja, com o número de meu pedido.

Instalei-o em minha empresa. Toda a instalação não levou mais do que 20 minutos. Utilizei um Athlon 2600 / 512mb / Vídeo AGP 32mb / HD 40gb IDE / Win XP Pro, uma máquina realmente básica que já possuia, como host.

É realmente fácil de instalar:

1 - Pluguei monitor, teclado, mouse e auto-falantes ao PCExpanion, ligando-o a um ponto de rede (utilizo um switch 10/100, mas também é possível utilizar um cabo cross-over).

2 - Instalei o Terminal Server do PCExpanion (não é o mesmo TS da Microsoft, é um software próprio que acompanha o produto) no host;

3 - Criei um perfil de usuário adicional no painel de controle do Windows XP.

4 - Configurei os IPs para o host e o PCExpanion (é necessário estarem no mesmo range).

5 - Finalizada a instalação, cliquei em Conect e bingo! Apareceu a tela de logon

do Windows. Aí é só fornecer o login/senha do perfil configurado.

O PCExpanion funciona igual a um micro independente. Não há atraso de tela. Rodo no terminal todos os programas que estão instalados no host. Ocupa bem menos espaço que um gabinete, não esquenta e é realmente silencioso (não necessita de coolers e ventiladores pra dissipar o calor).

Dá pra instalar em empresas (como no meu caso), escolas, indústrias (não tem ventilação forçada como as fontes das CPUs, não estraga em contato com poeira, calor, etc...), prefeituras, etc...

Pretendo adquirir mais umas 5 peças para serem instaladas em minha empresa no lugar de micros antigos. Neste caso creio que terei que fazer um upgrade no meu host.

O PCExpanion é um produto muito bom, mais prático e econômico que um PC convencional. Tem tudo para se popularizar. Recomendo!

Anderson Magalhães

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li o artigo e achei um opção muito interessante aos atuais thin client. O artigo peca ao não ter referência ao site do fabricante e acaba não explicando o porquê que este produto é anunciado como sendo sem CPU(que é a principal inovação).

Atualmente, tenho uma rede baseada em thin client e vou adquirir mais e vejo essa opção com bons olhos aja vista que no mercado não existem thin client com qualidade tão boa.

O mal disso tudo é que tentei entrar em contato com a InfoBrax e não obtive resposta.

De qualquer forma gostaria de registrar que muitas empresas estão adotando essa tecnologia para reduzir custo. Por exemplo, a maioria dos Call Centers já operam dessa forma.

Bom espero que o representante entre em contato...

Giscard

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

No começo deste mês de Julho deste ano, junto com uma amiga resolvi montar uma lan house com jogos, internet, serviços de impressão, maches, volante+pedais para jogos de corrida e webcam's....Mas como toda média ou grande empresa, enfrentamos problemas de manuntenção dos terminais e custo com licenças. Para resolver esta questão eu tinha na minha memoria como lembrança um Servidor corporativo da Semp Toshiba que utilizara a mesma tecnologia deste Pc Expanion. Mas como o mesmo não se encontra mais no site resolvi procurar por alternativas.. e Acabei encontrando este PcExpanion no parceiro de vocês, o ML - Mercado Livre, e achei uma solução completa tanto para a manuntenção dos terminais como com custo de licenças. Com certeza é uma alternativa muito boa, mas para uma lan house é potente o bastante? baseado neste meu questionamento formulei mais questões abaixo.

1-Para uma Lan House com 20 pcexpanion+1Host(desktop domestico TOP com Pentium Extreme Edition), sabendo que vale apenas para 10, se eu usa-se 20 pcexpanion em um unico HOST seria ilegal(tendo em vista que é um host bastante potente, acho que supera em dobro ou mais o QUADRO para 10 pcexpanion que esta citado no Teste UTMA PCExpanion L100 do Clube do Hardware)??

2- Da para puxar do host, maches, volantes, webcam`s até os terminais usando tecnologia com fio(hub usb para webcam com fio, etc..) ou sem fio(hub + por exemplo, webcam sem fio,etc).?

3-Eu teria uma impressora somente, mas queria que os termnais pudessen usa-la, e que o programa da lan house gerencia-se este uso.

4-as resoluções e bits de cores são suficientes para os jogos pesados de uma lan house e para processamento de todos os acessorios que citei acima?

5-quanto as licenças, realmente seria apenas uma no host e pronto?

Sei que algumas respostas destas minhas perguntas não cabem a vocês, mas mesmo assim, gostaria de saber suas opiniões nestes casos que não cabem a vocês...

Muito obrigado pelos teste do Clube do Hardware e desculpem se falei demais!

Atenciosamente

Paulo Henrique

_______________________________________________

Quanto ao software de segurança Estava pensando em migrar para o Internet Security 2005 Doméstico com suporte a varios usuários do windows. Sei que os firewall de roteadores não sao estão eficientes como este pacote da symantec. por isso prefiroque a segurança do host e terminais fiquem por conta do windows+programa de segurança completo. Ao usar um pcexpanion wireless eu teria que abandonar esta minha ideia e aceitar os atrasados kit de segurança dos roteadores sem fio?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- DaaLaDa10, o prórpio software que acompanha o PC Expanion não permite que você conecte mais do que 10 terminais em um mesmo host, portanto, mesmo que tenha um computador muito poderoso, o software irá limitar a quantidade de terminais.

2-esta chegando uma versão no brasil, mas ainda somente no mês de setembro, que possui Usb e porta serial, e vai custar um pouco mais caro. Na versão atual, não é possível ligar periféricos, somente no host.

3-o pc expanion funciona como uma extensão do seu computador, então a impressora que está ligada no host será vista no pc expanion como se estivesse plugada localmente, portanto nem é preciso utilizar software específico para gerenciar isso. Mas o software de gerenciamento de impressão pode ser instalado normalmente.

4-o pc expanion não roda nenhum aplicativo baseado em direct x. Ou seja, praticamente qualquer jogo 3D não vai funcionar. Ele é mais indicado para usuários que procuram uma estação office e não uma estação de jogos. Portanto, se a maioria de seus clientes querem jogos, os Pc Expanion não são a solução.

5-sobre as licenças, é uma questão polêmica, mas não é possível instalar vários windows na mesma máquina por exemplo, por tanto, somente uma licença de windows irá ser replicada para os 10 terminais conectados. Quanto a licença dos outros programas é necessário ler a Eula.

mais informações pode me mandar um e-mail: caue@pivot.com.br

E Giscard, me manda seu e-mail que entrarei em contato com você caso tenha interesse ou dúvidas nos PC Expanions. Somos uma revenda autorizada.

Grato,

Cauê Campos

Pivot Technology

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problemas e soluções PC-Expanion:

Sou do CI da Universidade Católica de Pelotas e estamos enfrentando algumas dificuldades com o PC-Expanion. Aqui vão algumas soluções para alguns problemas comuns!

Conexões entre servers e clients.

- Os clientes ficam tentando fazer conexões uns com os outros e os servers ficam tentando fazer conexão em outros servers, basta usar o TCPView para detectar este problema. Os mesmos fazem tantas tentativas de conexões que esgotam os recursos da maquina e as estações se desconectam, ficando penduradas provocano o problema do limite de conexões. Sem solução ainda!

Estouro das conexões:

- O estouro das conexões se da no momento que o server atinge 32 conexões penduradas. Para uma conexão não ficar pendurada deve ser feito o Logoff no cliente, uma das soluções é remover o botão desconectar pelo gpedit, o desconectar não efetua o logoff no server. Limpar as conexões manualmente penduradas pelo gerenciador do UTMA, indo em sessões e Clikando em "Stop Station" tendo cuidado se não é uma estação ativa!

Mouse desaparece:

- Ao levar o mouse a lateral direita da Tela, o mesmo não delimita e segue adiante sumindo da tela. Para solunionar aguardar nova versão do Software UTMA, ou colocar a resolução do Expanion para 1024x768.

Performance Geral:

- Ao executar o mesmo software em várias estações no mesmo momento, existe uma queda grande de performace no server, isso é devido ao acesso a disco lento. Basta deixar uma copia de cada programa aberta na console do server. A performance passa a ser excelente após este procedimento, pois os programas estão já estão em memoria. Só tem que ter uma capacidade de memoria compativel.

aí pessoal, resolvi compartilhar um pouco do que aprendi com esses equipamentos, para que não percam os cabelos da cabeça que nem eu correndo atrás das soluções para estes problemas. O equipamento é muito bom. A unica coisa que está incomodando mesmo é esse problema que a estação cai! Os alunos da Universidade ficam enraivecidos quando acontece isto. Se alguem tiver alguma ideia, será bem vinda!

Abraços

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também estamos com o mesmo problema de performace... isso porque to usando 7 pcexpanion numa máquina que eles indicaram para 10, ou seja, estou com sobra de HD e memória.... 2gb mesmo assim ainda estou tendo problemas.....

Agora de pouco atualizei a versão do sistema http://www.ory.com.br/downloads.html deles. para 4.03.037 mas acredito que não vai resolver...

O Problema que apresentei isso para a diretória e agora... ta "queimando" meu filme

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou querendo saber se alguém já fez o teste do PC Expanion, se utilizando de aplicativos administrativos escritos em VB, Delphi, .NET, ou Java.

Atualmente fiz os testes utilizando apenas 1 PC Expanion, e utilizando o CAD CAM e tem funcionado bem.

obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na reportagem do PCExpanion, cita que o licenciamento é duvidoso e o Clube do Hardware iria entrar em contato com a Microsoft para verificar. Alguém sabe sobre isso??

Desde já Obrigado,...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola..eu estou com o problema no Homebanking do banrisul. Antes de instalar o software do pc-expanion o homebanking estava funcionando perfeitamento no internet explorer e no firefox, após instalar o software do pc-expanion o homebanking esta dando erro na hora que verifica a versão do software. Estou com esse problema e não consigo resolver, se alguém souber resolver esse problema eu agradeço....obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por snake2001@14 de dezembro de 2005, 15:54

Na reportagem do PCExpanion, cita que o licenciamento é duvidoso e o Clube do Hardware iria entrar em contato com a Microsoft para verificar. Alguém sabe sobre isso??

Desde já Obrigado,...

Extrai este trecho do EuLA do windows 2000. Pelo que entendi não é permitido o uso do pc expanion, a não ser que você possua uma licença de SO e aplicativos para cada pcexpanion instalado.

"* Armazenamento ou Utilização em Rede. O SOFTWARE não

poderá ser instalado, acessado, exibido, executado,

compartilhado ou usado simultaneamente em ou a partir de

computadores diferentes, incluindo uma estação de trabalho,

terminal ou outro dispositivo eletrônico digital ("Dispositivos").

Não obstante o precedente e exceto se disposto

diversamente abaixo, qualquer número de Dispositivos

poderá acessar ou utilizar os serviços de arquivo e de

impressão e os serviços de informações da Internet do

SOFTWARE, caso estejam incluídos.

Caso o SOFTWARE seja o Windows 2000, você poderá usar o

SOFTWARE em um único COMPUTADOR como um software

de estação de trabalho interativo, mas não poderá usá-lo

como um software servidor. Contudo, você poderá permitir

que um máximo de (10) Dispositivos conectem o

COMPUTADOR para acessar e usar os serviços do

SOFTWARE, tais como os serviços de arquivo e de

impressão e de informações da Internet. O número máximo

de dez conexões inclui as conexões indiretas feitas através

de software ou hardware que reúne ou agrega conexões.

Se o SOFTWARE for o Windows Millennium Edition ou o

Windows 98, você poderá permitir que um máximo de cinco

(5) COMPUTADORES se conectem ao único COMPUTADOR

que estiver executando o SOFTWARE, apenas para

acessarem a Internet usando o recurso de compartilhamento

de conexão com a Internet do SOFTWARE. Você não pode

permitir que estes COMPUTADORES conectados usem

outros componentes do SOFTWARE, ou façam

compartilhamento de aplicativos como descrito a seguir. O

número máximo de cinco (5) conexões inclui as conexões

indiretas feitas através de software e hardware que reúna ou

agregue conexões."

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal !!!

Somos revendedores autorizados ORY PC EXPANION e gostariamos de ficar a sua disposicao para a solucao de problemas e sugerir solucoes no uso deste excelente produto...

Caso necessite, segue meu e-mail rsantis@tsinfo.com.br

Obrigado.

Ricardo Santis

Diretor

visite nossa pagina: www.tsinfo.com.br

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Ola pessoal tenho um pc expanion ory l200 e gostaria de ligar numa tela touchscreen elo.O cabo é o seguinte: do lado do pc vai um ps/2 9pinos macho(mini dim macho de 9 pinos) e do lado da tela vai um db9 pinos macho.

Gostaria de saber se alguem tem esse cabo?ou se alguem sabe a configuração do cabo pra eu montar?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PCExpanion é uma otima solução quando se utiliza de forma correta preste atenção no comentario.

a estação nao faz o processamento[ ele serve somente como uma instensão digamos assim] o processamento fico completamente alocado na maquina que esta hospedando ele.

PCExpanion age como um parasita , dependendo da quantidade exegira uma maquina de um nivel melhor.

mas é uma otima solução.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×