Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Thermaltake P4 Spark 7+ Xaser Edition


     35.229 visualizações    Refrigeração    1 comentário
Cooler Thermaltake P4 Spark 7+ Xaser Edition

Instalação e Características

Pode parecer confuso, mas a instalação do cooler é bem simples. O manual poderia ser em português. As fotos são bem explicativas, mas algumas informações, como não pressionar excessivamente o sensor de temperatura, podem passar desapercebidas. Instalar o P4 Spark 7+ no soquete 478 é uma tarefa simples e não requer ferramentas. Após esta etapa devemos ter atenção para não conectarmos a ventoinha diretamente na placa-mãe pois, de acordo com o fabricante, ela consome muita energia, o que pode ocasionar queima do conector. Um adaptador para se usar alimentação diretamente da fonte ATX é fornecido.

 

Cooler Thermaltake P4 Spark 7+ Xaser Edition
Figura 5: Todos acessórios para instalação acompanham o modelo.

As funções de controle de velocidade são fáceis de ajustar, mas requerem certa atenção. A ventoinha possui 3 conectores distintos: um para energia, um para os potenciômetros e outro para o sensor de temperatura ou jumper. Para se usar a ventoinha em toda velocidade, ouvindo um belo zunido típico dos antigos Volcano (43 decibéis), devemos usar o jumper e não conectar nenhum potenciômetro. O controle via temperatura é baseado em um termistor que deve ser fixado na base do dissipador com o cuidado para não interferir no contato com o processador. Esse sensor deve ser instalado no mesmo fio onde antes estava o jumper. Já os potenciômetros, que vem em dois acabamentos, um para baias 5 ¼ e outro para a parte traseira, ocupando um espaço em frente a um slot PCI, devem ser instalados em outro conector.

 

Cooler Thermaltake P4 Spark 7+ Xaser Edition
Figura 6: Os potenciômetros para controle de velocidade podem ser instalados na frente ou atrás do gabinete, mas não simultaneamente.

A ventoinha mede 70mm e você pode controlar sua velocidade de rotação entre 1.300 e 6.000 rpm. Na velocidade mais rápida, o nível de ruído é muito alto, 43 decibéis de acordo com o fabricante. Na velocidade mais baixa o ruído é mínimo, 17 decibéis de acordo com o fabricante o que é muito baixo. Veja que a ventoinha vai aos extremos, baixo e alto. Possui ainda uma grelha para proteção, com o logotipo da Thermaltake. As pás da ventoinha são de cor laranja, garantindo um visual diferente.

 

Cooler Thermaltake P4 Spark 7+ Xaser Edition
Figura 7: Veja a grelha para proteção. Fica bem bonito no gabinete e protege nossos dedos de uma ventoinha girando a 6.000 rpm.

Antes de irmos aos nossos testes, vamos dar uma recapitulada nas características deste cooler.

Características

As principais características do cooler Thermaltake P4 Spark 7+ Xaser Edition são:

  • Uso: Soquete 478.
  • Material do dissipador: Cobre.
  • Ventoinha: 70mm com rolamento.
  • Velocidade da ventoinha: 1.300 a 6.000 rpm, ajustável.
  • Fluxo de ar: 10,42 cfm a 49,17 cfm.
  • Recursos extras: Controle de velocidade por potenciômetro e sensor de temperatura.
  • Mais informações: http://www.thermaltake.com
  • Preço médio nos EUA*: US$ 25.

* Pesquisado em http://www.pricewatch.com no dia da publicação deste teste. Este preço é apenas uma referência para comparação com outras produtos. O preço no Brasil será sempre maior, pois devemos adicionar o câmbio, o frete e os impostos, além da margem de lucro do distribuidor e do lojista.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!