Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coolers para Soquete 462: AVC 117420 e AVC 117420-1, AVC Thundra 2, Cybercooler P5900 e P10000, Thermaltake Dragon Orb 3, Volcano 5, 6Cu+, 7 e 7+


     68.496 visualizações    Refrigeração    10 comentários
Coolers para Soquete 462: AVC 117420 e AVC 117420-1, AVC Thundra 2, Cybercooler P5900 e P10000, Thermaltake Dragon Orb 3, Volcano 5, 6Cu+, 7 e 7+
Produto Recomendado

Volcano 7 e Volcano 7+

O Volcano 7 e o Volcano 7+ não tem tantas semelhanças como os modelos anteriores. Enquanto o Volcano 7 usa o ventilador de 8 cm com controle de rotação por temperatura (quanto maior a temperatura mais rápido gira o ventilador) e tem uma construção semelhante ao Volcano 6Cu+, com base de cobre inserida, o Volcano 7+ é todo de cobre, um bloco sólido e pesado, e utiliza ventilador de 7 cm com controle de rotação por uma chave seletora exclusiva.

191_11.jpg
Figura 10: Cooler Thermaltake Volcano 7.

191_12.jpg
Figura 11: Cooler Thermaltake Volcano 7+.

191_13.jpg
Figura 14: O Volcano 7 tem uma base de cobre semelhante ao Volcano 6Cu+. A peça verde presa em dois fios é o sensor de temperatura do ventilador.

O ventilador rolamentado usado no Volcano 7 varia suas rotações entre 2.900 e 5.000 rpm gerando de 46 a 53 cfm de ar e de 27 a 39 decibéis de ruído. Em nossos testes ele foi bem silencioso o que nos levou a crer que é difícil para a temperatura elevar as rotações do ventilador já que o termistor que a controla está localizado ao lado do ventilador e não no dissipador, onde a temperatura é maior. Para comprovar isso aproximamos um isqueiro aceso no termistor o que elevou a rotação, no nosso caso monitorada pelo Motherboard Monitor, de 3.100 rpm (nossa média) para 4.800 rpm. Acreditamos que o desempenho modesto do Volcano 7 se deve ao ventilador lento, porém silencioso. Sua embalagem, assim como a do Volcano 5 e 6Cu+ é de papelão simples, sem muitos detalhes técnicos. Deve-se medir a placa-mãe onde este modelo será instalado devido às suas dimensões exageradas. O clipe utilizado usa apenas duas aletas, o que nos deixou preocupados por conta do modelo ser tão grande e pesado. Quem movimenta muito o gabinete deve estar atento para sua fixação. Seu acabamento é perfeito, sem ranhuras.

O Volcano 7+ é um modelo completamente diferente dos outros Volcano. Requer uma pequena montagem, para isso acompanha manual de instruções, já que serve tanto para Pentium 4 como para Athlon e para cada um é usado um clipe diferente. Seu dissipador é de cobre e possui 36 filetes e brilha de tão bem acabado. Seu ventilador, rolamentado, é de 7 cm e gira a 6.000 rpm, movimenta 49 cfm de ar e gera 47 decibéis de ruído, ou seja, é muito barulhento, por sinal o mais barulhento que testamos até hoje.

Para tentar agradar a todos os gostos, a Thermaltake incluiu na embalagem um controlador de rotações. Variando a tensão fornecida ao ventilador podemos escolher entre 3 velocidades: alta, média e baixa, escolhendo entre desempenho ou silêncio. No ventilador do Volcano 7+ essas opções resultam em 6.000 rpm, 4.800 rpm e 3.000 rpm com 47, 35 e 24 decibéis de ruído, respectivamente. Na velocidade lenta o modelo é bem silencioso e para sabermos qual a queda no desempenho nós auferimos as temperaturas nas velocidades rápida e lenta. Esse controlador pode ser usado com qualquer ventilador e é um acessório super interessante para quem já tem um ventilador barulhento e quer diminuir um pouco o barulho no seu gabinete.

Quando usado no Soquete 462 o Volcano 7+ usa apenas duas aletas de fixação e nos preocupa da mesma forma que o Volcano 7. O cooler é muito pesado e pode quebrar o soquete de quem movimenta muito o gabinete por isso devemos ter cuidado. Sua embalagem é plástica transparente, daquelas utilizadas em expositores e deixa os dissipadores à vista, mas não protege muito no caso de uma queda.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Meu cooler é o P-10000 da Cybercooler eu acho ele legal,fiz um overclock do meu Athlon xp 2000 + para 2600 e ele está mantendo a temperatura entre 42 e 52 graus dependendo da temperatura ambiente.Não tenho o que reclamar dele. Está aguentando o pau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por juliocesargc@10 jan 2005, 16:51

olá!!!! possuo um WDS de 6000 rpm .... q está atualmente no pc.... e nunca me deu problema !!!!! tenho também um da VCOM de 4000 rpm ..... também muito bom !!!! falou ....!!! ambos para socket 462 ...!!!! :huh:

não pense que quanto mais rpm sera melhor o cooler..

o que importa é o cfm dele..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi o resultado do teste para Coolers para Soquete 462 do Leonardo Dantas.

Como é possível a temperatura externa do processador medida pelo sensor ficar abaixo da temperatura ambiente de referência?

É cooler ou ar condicionado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, para socket 462, que é o caso do meu pc, eu uso um Volcano 11 Xaser Edition, ótimo para overclocks bem opusados... mas isso eu comprei em out/2004, não sei porque a série Volcano não encontro mais.... parou de vender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!