Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Placa de Vídeo MSI MS-8850 G3Ti200 Pro-VT

       
 32.391 Visualizações    Testes  
 2 comentários

Testes realizados com a Placa de Vídeo MSI MS-8850 G3Ti200 Pro-VT (GeForce 3 Ti 200).


Introdução

A família GeForce3 da NVIDIA desenvolveu e incorporou novas tecnologias ao conceito do GPU, que você pode relembrar nesse artigo sobre o chipset GeForce256 e nesse outro artigo sobre o GeForce2 GTS, todos do Clube do Hardware.

O processador gráfico GeForce3 Ti200 tem a seguinte especificação de acordo com seu fabricante, a NVIDIA:

  • Núcleo Gráfico: 256 bits
  • Interface da memória: 128 bits DDR
  • Taxa de preenchimento: 2,8 Bilhões AA Samples/Seg
  • Operações por segundo: 700 Bilhões
  • Largura da Banda de Memória: 6,4 GB/Seg

A taxa de preenchimento e a largura da banda de memória são os primeiros dados para se comparar o desempenho de placas de vídeo. Não se pode afirmar que uma placa com maior taxa de preenchimento é melhor que outra, caso as duas usem chipsets gráficos de fabricantes diferentes, já que o driver que controla as funções de renderização pode muitas vezes prejudicar seu desempenho, mas não pode ser descartado. Caso as placas concorrentes utilizem chipsets da mesma família, caso da GeForce3, GeForce3 Ti200 e GeForce Ti500 nós podemos através das especificações afirmar que a GeForce3 Ti200 tem desempenho inferior as outra duas. A GeForce3 possui taxa de preenchimento de 3,2 Bilhões AA Samples/Seg enquanto a GeForce3 Ti500 possui uma de 3,84 Bilhões AA Samples/Seg.

As novas tecnologias incorporadas vem para melhorar a qualidade de imagem 3D e utilização de TV de alta definição e DVD. A incorporação do núcleo programável nfiniteFX permite as empresas que desenvolvem jogos e outras aplicações gráficas utilizarem funções específicas do novo GPU como Vertex Shader, que traz realismo à personagens e cenários, produzindo efeitos complexos nos triângulos que formam a imagem, antes só realizados por processadores em série, devido ao alto número de cálculos matemáticos. Outra função adicionada a GeForce3 foi a Pixel Shaders, que altera superfície e luz na renderização, acrescentando realismo a cena. Temos de lembrar que tudo isso é feito em tempo real pelo GPU, livrando o processador para outras tarefas. Essas funções não poderiam ser implementadas via software de forma satisfatória, daí a vantagem da GeForce3 sobre os concorrentes. Tecnologias como Texturas 3D e Sombreamento foram melhoradas acrescentando qualidade, profundidade e eliminando aqueles cantos quadrados que comumente aparecem nos jogos. Você pode conferir os dados técnicos completos em http://www.nvidia.com/view.asp?PAGE=geforce3.


MSI MS-8850 G3Ti200 Pro-VT

A Micro Star International, MSI (http://www.msimiami.com), nos forneceu seu modelo mais completo usando chipset GeForce3 Ti200, a placa MS-8850 com 64 MB de memória DDR e com entrada e saída S-Video, para captura de vídeo e utilização da TV como monitor (ver Figura 1). A placa acompanha ainda dois CDs, um com softwares úteis e drivers da MSI e outro com o InterVideo Wincoder e Winproducer para edição não linear de vídeo e captura.

Placa de Vídeo MSI MS-8850 G3Ti200 Pro-VT
Figura 1: Placa de vídeo MSI MS-8850 G3Ti200 Pro-VT.

A MSI oferece como diferencial duas excelentes funções: SafeBios e Live VGA Update. Através dessas funções as chances de danificar a placa ou seu sistema ao atualizarmos a bios ou o driver foram praticamente eliminadas. O SafeBios da MSI oferece a opção de uma bios de segurança para sua placa de vídeo. Caso ocorra uma falta de energia durante uma atualização de bios e sua placa não apresente sinal de vida a pós o boot, basta trocar um jumper de posição na própria placa, operação bem descrita no manual, e sua ela se restabelece. Para evitar qualquer outro tipo de problemas a MSI ainda fornece atualização de drivers e bios diretamente da Internet, sem usar discos de boot especiais ou voltar ao antigo DOS. Basta instalar o software que acompanha a placa e estar conectado a Internet. Testamos este serviço e constatamos que ele funciona perfeitamente. Ele detectou qual placa estava instalada, quais versões de driver e bios atuais existiam e indicou se necessitávamos de atualização.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


A GeForce3 Ti(200,500) tem fôlego até hoje.Incrível essas placas.E olha que são do início de 2001.Superam fácil as FX 5200.Parabéns p/ a nVidia pela suas excelentes placas. :-BEER

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora