Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Vídeo X-Micro Impact T4600


     50.240 visualizações    Vídeo    0 comentários
Placa de Vídeo X-Micro Impact T4600
Produto Recomendado

Introdução

Testamos para você em primeira mão umas das melhores placas de vídeo do mercado: a Impact T4600 da X-Micro. A empresa está no mercado desde 1999 e sua linha de produtos é baseada em placas de vídeo para todo tipo de usuário, desde produtos mais baratos até os últimos lançamentos, sempre prestigiando a qualidade. Suas placas são feitas com chipsets da NVIDIA e a fábrica possui o certificado ISO9001.

O modelo testado usa nada mais nada menos que o mais poderoso processador gráfico disponível no momento, o GeForce4 TI 4600, que tem a seguinte especificação de acordo com seu fabricante, a NVIDIA:

  • Núcleo Gráfico: 256 bits
  • Interface da memória: 128 bits DDR
  • Taxa de preenchimento: 4,8 Bilhões AA Samples/s
  • Operações por segundo: 1,23 Trilhões
  • Largura da Banda de Memória: 10,4 GB/s

As novas tecnologias incorporadas ao GPU (processador gráfico) GeForce4 TI levaram a renderização 3D a um novo patamar. O núcleo programável nfiniteFX II acrescentou novas funções, além das implementadas no GeForce3. O GeForce4 TI agora tem suporte a Dual Vertex Shaders, Advanced Pixel Shaders, novo suporte a texturas 3D, Shadow Buffers e z-Correct Bump Mapping, As funções já existentes no GeForce3 como o Accuview Antialiasing, que melhora a imagem na tela reduzindo os cantos quadrados e misturando as cores dando realismo a cena, estão todas presentes.

A arquitetura da memória também é nova, a Lightspeed Memory II, que usa 4 controladores de memória que trabalham paralelamente. Foi implementado ainda um novo controle da memória cache para as texturas; Z-occlusion que não renderiza as texturas não visíveis na tela, poupando trabalho para a placa de vídeo; Auto Pre-Charge que prepara as novas texturas para envio a memória de acordo com a necessidade futura; e o Fast Z-Clear que otimiza o tempo para esvaziamento das pilhas de memória que não serão usadas. Vemos que a preocupação da NVIDIA com a otimização da memória gráfica foi muito grande. Isso se deve ao fato dos jogos e aplicativos atuais renderizarem texturas cada vez maiores e com resoluções na tela maiores também. O uso do Antialiasing em tela cheia, o HRAA, consome a Banda de Memória, em proporções geométricas. O fator de HRAA 2X multiplica o tamanho das texturas por 2, o fator 4X multiplica por 4. Para dar uma nova opção ao usuário a NVIDIA criou o Quincunx HRAA que oferece qualidade do 4X HRAA com desempenho de 2X HRAA, pelo menos em teoria.

Todo esse vocabulário técnico se resume a desempenho e qualidade de imagem. Agora por exemplo pode-se renderizar cabelos de uma personagem, com movimento e efeitos de sombra e luz, fio por fio. Isso tudo em tempo real sem queda no número de quadros por segundo. Você pode conferir os dados técnicos completos em Geforce 4 TI.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!