Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa de Vídeo Diamon Viper V330


     117.863 visualizações    Vídeo    1 comentário
Teste da Placa de Vídeo Diamon Viper V330

Nossos testes não apontam tanta diferença de desempenho!

Como era de se esperar, não houve diferença de desempenho de vídeo 2D entre as placas Diamond Viper V330 PCI e Diamond Viper V330 AGP. Como as telas do Windows e de aplicativos tradicionais - como processadores de textos e planilhas eletrônicas - não usam recursos 3D, aplicações tradicionais (chamadas aqui de "2D") não são beneficiadas pela utilização do barramento AGP.

Em um segundo teste, experimentamos alterar o driver de vídeo: em vez de utilizarmos o driver que acompanha o próprio Windows 98 e que é instalado automaticamente, resolvemos instalar a última versão do driver, baixada do site do fabricante na Internet (no caso, no site da Diamond, que fica em http://www.diamondmm.com). Como você pode observar no gráfico comparativo, o desempenho do vídeo aumentou 24%. Os resultados do gráfico estão em milhares de pixels por segundo.

A dica é válida para qualquer placa de vídeo, independentemente se ela é uma aceleradora 3D ou não: instalar os drivers mais atualizados fornecidos pelo fabricante na Internet faz com que o vídeo fique mais rápido.

Teste da Placa de Vídeo Diamon Viper V330

Figura 1: Comparando os resultados do desempenho de vídeo 2D. Os resultados estão em milhares de pixels por segundo.

 

Entretanto, surpreendemo-nos com os resultados de desempenho 3D. Esperávamos que a placa de vídeo AGP tivesse um desempenho muito superior à placa de vídeo PCI. Porém não foi isso o que ocorreu.

Utilizando os drivers de vídeo que acompanham o próprio Windows 98, o desempenho obtido pela placa de vídeo Diamond Viper V330 PCI foi idêntico ao obtido pela placa Diamond Viper V330 AGP (35 quadros por segundo). Similarmente ao teste de desempenho 2D, resolvemos alterar o driver de vídeo que acompanha o Windows 98 pela última versão do driver fornecida pelo fabricante. O desempenho 3D aumentou 34%, passando de 35 para 47 quadros por segundo, com um ligeiro aumento de performance na placa de vídeo AGP, que atingiu a média de 47,3 quadros por segundo - um aumento de desempenho de apenas 0,6% em relação à placa de vídeo PCI.

Pensamos que isso poderia ter sido ocasionado pelo gargalo no barramento, já que o processador utilizado em nossos testes - Pentium II-300 - trabalha externamente a apenas 66 MHz. Resolvemos repetir o teste utilizando o processador K6-2-300, que trabalha externamente a 100 MHz e, teoricamente, deveria melhorar o desempenho do vídeo AGP. Entretanto, os resultados obtidos foram absolutamente os mesmos.

Teste da Placa de Vídeo Diamon Viper V330

Figura 2: Comparando os resultados do desempenho de vídeo 3D. Os resultados estão em quadros por segundo.

Conclusão: apesar de na teoria o barramento AGP apresentar um desempenho superior ao barramento PCI, não é isso o que ocorre na prática. A melhor maneira de aumentar o desempenho de vídeo do micro é instalar a última versão do driver de vídeo, disponível no site do fabricante na Internet. Ou então trocar a sua placa de vídeo por outra de maior desempenho.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!