Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 7 64-bit 8GB de ram (Ultilizável: 4GB)


Posts recomendados

  • mês depois...
  • 1 ano depois...

To com o mesmo problema. Tenho 2 memorias de 4 gb cada de MARCAS DIFERENTES. Windows diz que tem 8 mas só uns 3,90 UTILIZAVEL. Ja mudeis la o "msconfig" e nada. porém vou tentar esse macete de deixar só 1 pente fazer o procedimento dos 4gb e depois colocar a outra. nao faço ideia dos (Mhz) vou ver se acho aonde vejo iso na BIOS. Inclusive vou atualizar a Bios. Depois falo o resultado rs

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isso, e descobri no Monitor de Atividades que uma parte da memoria esta sendo usada para HARDWARE. E que as memoria esta em "single chanel". Eu uso 2 pentes de 4 gb. Mas então alguma dica? Vou tentar o procedimento de por uma memoria por vez do video jaja e ver se resolve. Atualizei a bios ja e nada.

Da uma olhada nas imagens: 

configuração.png

cpu z memorias.png

monitor de memoria.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos incompatibilidade aí... Não sou expert em memórias, mas os timings de memória não estão conseguindo se ajustar... a tua placa-mãe permite mudar os timings de memória? Se sim, tente colocá-los com o valor padrão JEDEC #1.

Tua placa tá fazendo isto de modo automático, e os timings não estão batendo. Creio que seja esse o problema.
O ideal é conseguir um pente igual a um destes teus e colocar pra testes...
Se tiver alguém aí mais gabaritado para ajudar o amiguinho, por favor, pronunciem-se.

Abraços!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então comprei uma memoria nova da Markvision 8gb. Não testei ela com outra no slot 2 junto ainda. La na loja testei com mais um mas o pc ficou parado na inicialização. E a memoria kingstom hyper x a mesma coisa rs.

Deve ter algo errado com minha placa ta dando muita dor de cabeça. Vou sar assim e comprar uma nova em breve da não rs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa asrock- n68-s3 fx

processador: amd fx 4300

Então comprei uma memoria de 8gb da Markvision. Botei em um slot pegou de boa mas se eu botar minha outra de 4 gb mesmo problema fica para HARDWARE. Preciso saber se minha placa suporta 1 pente de 16gb em um uniuco slot se suportar vou comprar um. o segundo slot parece separa a memoria só para hardware. Fui ver na bios la as config e nao achei nada de memory remap ou algo do tipo. Emfim só dor de cabeça...talvez se eu tentar mais uma vez usar 2 memorias iguais funcione...se pah vou na loja testar de novo uma outra hora. 

Mas a dor de cabeça ta tanta que vou acabar comprando uma placa nova. Aja paciência rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 04/12/2014 às 10:53, XandiroX disse:

Olá a todos, Já descobrir o que e, pois eu tenho o mesmo problema mais com vocês ai falando do assunto já sei o que é, é matemática e claro só podia ser;

 

Pois passei pelo o mesmo problema, eu tenho 2 memoras de 2gb e queria expandir para 8gb ai então comprei para min um de 1 de 4gb e outra para um amigo de 4gb também, pois ai eu percebi que quando eu instalei a memora de 4gb  na placa-mãe, percebi que no windows dizia que tinha 8gb mais só ultilizava 1.92gb pois era para min jogar FarCry4 pois ai eu tirei as 2 memorias de 2gb para ver se o sistema reconhece-se a nova memora ai então, eu percebi que o pc não ligava, mais sendo que com as 2 memorias de 2gb  ele percebia 8gb de memoria e só ultilizava 1.92gb, ai então eu tirei as memorias e resolvi colocar a outra memoria do meu amigo que é 4gb também, pois ai o pc ligou e o windows dizia que tinha 4gb instalada, ai então coloquei as 2 memorias de 2gb quando eu liguei vir que o windows reconheceu as memora e só ultilizava 5.92gb ai então achei que era incompatibilidade de memoria, mais não era, ai percebi uma coisa, quando agente instala o windows com 4gb automaticamente ele configurar que tem 4gb quando colocamos mais ele não libera a memoria toda, agora se formata o pc com as memorias de 8gb ele vai configurar com as 8gb e vai ultiliza ela toda;

 

Agora sabe porque, tem vídeo aula que explicar que se mexer no msconfig e ajusta para 8gb funciona, o que isso quer dizer quando agente formata o pc com um determinada memora ele sempre vai quere usar a quantidade de memoria existente mais se colocar mais ele não vai acresentar porque ele já estar ajustado para 4gb, ai então eu vir isso agora eu vou formata e depois eu vou publicar aqui a resposta.

 

 

OBS: A minha outra memoria de 4gb estar ruim e vou troca-la pois isso quer dizer que o modulo de memoria que exite nela estar defeituoso !

Meu amigo Xandiro, acho que você está equivocado. kkkk eu passo o mesmo problema e até hj ainda nao resolvi ja fiz de tudo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 meses depois...

ola, tive o mesmo problema e resolvi, tinha um PC com uma placa M5A78L-M LX, CPU AMD Fx 8120 de 3.1mhz, e duas memórias RAM 1333mhz de 4gb cada. Na BIOS dizia ter apenas 4gb, mas no sistema operacional Windows 7 e 10 (ambos de 64bit), dizia ter 8gb mas apenas 4gb era utilizável, caso eu retirasse um dos pentes tanto um quanto o outro independente do slot o PC ligava normal, na BIOS informava ter os 4gb e o SO também dizia ter 4gb e 4gb utilizável, testei isso com placa de vídeo onboard e ofboard. então fiz o seguinte: tirei os 2 pentes de memória e liguei o PC sem memória e esperei uns 30 segundos com a tela preta, desliguei e coloquei apenas o pente 1 de memória no slot 1, liguei até iniciar o SO, desliguei e mudei o pente 1 para o slot 2, liguei o PC até iniciar o SO ai desliguei e repeti o mesmo processo só que com o pente 2, após tudo isso coloquei os dois pentes, liguei o PC e entrei na BIOS e tava lá os 8gb, entrei no SO e tava lá os 8gb com 7.12 utilizável. já tinha tentado de tudo e agora tá só alegria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

<<<<<<<<<<<<<<RESOLVIDO>>>>>>>>>>>>>>>>

 

Jerson Werick meu amigo! cara fiz o mesmo procedimento que tu citou ter feito, desligar o CPU , ligar sem os 2 pentes de memoria por uns 30seg ou 1min. Ligar novamente utilizando 1 pente no primeiro slot até o S.O inicializar, depois desligar e colocar a mesmo pente no outro slot e ligar novamente, depois fazer o mesmo procedimento com o outro pente e por INCRIVEL que pareça realmente solucionou o problema! 8GB INSTALADOS ( 7.85 UTILIZAVEL ) ! Podem fazer que realmente é uma coisa simples e foi o unico que realmente funciono! Valeu carinha!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia pessoal,vim aqui tentar ajudar,passei pelo mesmo problema recentemente,porém isso só ocorreu depois que precisei formatar meu PC, ele rodava com os 8gb normal,ai depois que formatei ele,aparecia memoria instalada 8gb porém apenas 3,25gb utilizável. Depois de tanto pesquisar e ver que sempre falavam pra fazer as mesmas coisas,e que não resolvia,decidi testar as memorias individuais,uma por uma em slots diferente.Utilizando só um dos pentes meu pc reconheceu os 4gb integrais,tanto um pente quanto o outro,tanto em um slot quanto no outro, depois de ter feito esses testes,coloquei os 2 pentes de novo e pra minha surpresa os 8gb voltaram a ser reconhecidos integrais,então deixo essa dica pra quem ainda não conseguiu resolver esse pepino.

TIRAR UM DOS PENTES.

LIGAR O PC E VER SE RECONHECEU TODA A MEMORIA DAQUELE PENTE.

SE SIM,DESLIGAR O PC E TESTAR A MESMA MEMORIA NO OUTRO SLOT.

SE FUNCIONAR também E RECONHECER TODA A MEMORIA,FAZER ISSO COM O OUTRO PENTE.

SE TAMBEM O OUTRO PENTE FUNCIONAR NORMAL NOS 2 SLOTS.

COLOCAR DE NOVO AS 2 MEMORIAS E VER SE VOLTA AO NORMAL,PRA MIM RESOLVEU.

ESPERO TER AJUDADO :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!