Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor DHCP


Posts recomendados

Bom dia,

 

Estou com um problema em minha rede, gostaria que quando alguém que não possui reserva no meu servidor DHCP (Windows Server 2003) conectasse o cabo, não conseguisse pegar IP da rede.

 

Por ex: 

Meu servidor DHCP administra a faixa de 192.168.1.1 à 192.168.1.199

Quando alguém conecta pelo cabo de um computador que não tem reserva, ele pega um ip livre por ex: 192.168.1.26

 

Gostaria que isso não ocorresse, queria que ele pegasse algo do tipo 192.1.200.1

algo que não permitisse a ele acesso a intranet e pastas compartilhadas.

 

Existe algo que possa configurar no DHCP do windows para isso?

 

Obrigado!

 

Att,

Domingos Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não me lembro se no Windows você consegue fazer este tipo de configuração, vou pesquisar.

 

Mas, tenho um palpite. Não sei como é o seu ambiente, não seria interessante separar isso com VLANs? Por exemplo: VLAN 1 - Financeiro, VLAN 2 - Visitantes, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo

Nesse caso fica um pouco mais difícil de fazer isso

você tem algumas opções para fazer o que você quer ai

você pode definir seu DHCP para distribuir outro range na sua rede sim, mas vai ter de ver as configs dos outros dispositivos que sustentam os serviços que você quer que ele tenha acesso.

Por exemplo se ao se conectar você quer que ele pegue outra faixa de ip fora da sua principal, mas ainda tenha acesso a internet, ai você vai ter de ver como o seu gateway pode ser configurado, pois ele estando num range diferente pode acabar dando problemas.

Ou você pode configurar permissões de acesso as pastas compartilhadas, assim como as configurações de segurança das mesmas, a fim de restringir apenas os pcs ou usuarios que você quer que possam ter acesso à estas.

Se optar por distribuir outro range, você tem de adicionar regras de filtragem no que você quer restringir e liberar apenas os endereços MAC que você quer que usem esse range. Tais opções encontram-se no gerenciamento do DHCP no servidor (dhcpmgmt.msc no executar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!