Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
MigotoRS

Memória - Processador vs Placa mãe

Recommended Posts

Galera, eu tenho uma dúvida...
Eu queria saber se a frequência da memória é limitada pelo processador ou pela placa mãe...
Por exemplo, eu tenho um processador que vai até 1600Mhz (um 95 4590, por exemplo) e uma placa mãe que lê frequências até 1866 Mhz (uma H97, por exemplo).
A minha dúvida é a seguinte.... se eu comprar uma memória de 1866Mhz, ela vai funcionar? Se sim, vai funcionar limitada a 1600Mhz ou vai funcionar normalmente a 1866Mhz?

Bom, estou em dúvida sobre isso pois cada um parece falar uma coisa e no fim das contas, eu não sei ao certo!

Outra coisa, estava vendo no site da GD e o pente de 1866Mhz está mais barato que um de 1600Mhz, vale mais a pena comprar?
Minha placa é uma H97M da Gigabyte e o processador um i5 4590!
Pelo que vi ele provavelmente nem vai rodar a 1866Mhz, mas ele rodaria a 1600Mhz?


Abraços e agradeço desde já!

Editado por Dieg@o
Unindo tópicos e postagens subsequentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @MigotoRS

 

Seja bem-vindo ao fórum CdH! Leia as Regras Gerais e utilize o fórum com sabedoria. ;)

 

Nos processadores atuais (ou nem tanto assim, no caso da AMD, que já disponibiliza isso a mais tempo), o controlador de memória é integrado ao processador e não ao chipset da placa-mãe. Mas mesmo assim (não sei porque cargas d'água e como estou sem tempo pra pesquisar mais), o chipset H97 limita o clock da RAM a no máximo 1600MHz. Portanto, se comprar um módulo de 1866MHz e instalar em uma placa-mãe esquipada com chipset H97, ela ficará limitada a 1600MHz, mesmo com o controlador de memória do processador "suportar" memórias com maiores clocks.


Se for de qualidade e está mais barato, vá fundo nas memórias 1866MHz então. Mesmo sua placa-mãe atual não suportando, você já fica bem servido para um futuro upgrade de placa-mãe.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • É uma da Corsair... a Vengeance (acho que é assim mesmo que se escreve xD)

    Desculpa a criação dos dois tópicos e obrigado por editar @Dieg@o

    Então, na verdade eu ainda estou montando o PC e estou em dúvida quanto a essas placas e tal. Se tudo der certo vou conseguir pegar um z97, mas ainda estou tentando achar e encaixar a melhor configuração dentro do meu orçamento. Se puder dar uma força inclusive, eu agradeceria.

    Abração! E obrigado pela atenção!

    Editado por MigotoRS

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Opa, vamos lá @MigotoRS

     

    Para ajudar a montar seu novo PC, pesquise e/ou poste no seguinte setor: Micro para Jogos.

     

    Fique de olho também no seguinte tópico: Preços de peças e promoções na internet.

     

    Precisamos manter organizado dessa forma para que não vire confusão, tratando de todo tipo de assunto em todo setor. Dessa forma, mantemos o fórum organizado por assuntos. ;)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Dieg@o

    Mas então cara, sobre a memória, funciona a de 1866Mhz em uma placa mãe que vai até 1600Mhz?

    Ela não vai "gargalar" a placa mãe não?

    E outra coisa, pelo que eu entendi, você disse que depende somente da placa mãe para o clock da memo funcionar em 1866Mhz né?

     

    Já criei inclusive o tópico nesse link aqui, no qual peço ajuda para montagem do PC, mas as pessoas não tem ajudado muito não :/

     

    Abraços, desculpe a chatisse!

    Editado por MigotoRS

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    A memória irá funcionar a 1600MHz, mesmo o fabricante tendo atesado seu funcionamento a até 1866MHz.

     

    O Controlador de Memória nos sistemas atuais fica no processador e não na placa-mãe, ou seja, quem controla o clock é o processador. Mas não sei por que cargas d'água esse H97 tem a capacidade de capar o clock de memória. Se bem que o clock de memória só vai fazer diferença ao utilizar aplicativos que façam uso intensivo de memória RAM, como os renderizadores.

     

    Portanto economize um pouco e pegue uma VGA melhor. ;)

     

    Estou por fora de preços atuais, mas vou dar uma olhada no seu tópico de montagem de um novo micro e dou algum pitáco se achar que vai ajudar.

     

    Quanto a dúvida deste tópico está esclarecida?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×