Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
chacalgbi

Problema - PIC com relê em AC

Recommended Posts

chacalgbi    22

Olá pessoal.

Fiz um projeto de uma fonte para pontos de distribuição de internet, ela alimentará Switchs com 160VDC.

Olha a imagem abaixo:

2ZX93Nc.jpg

Tá funcionando bem, mas acontece uma parada que não consigo resolver:

1° - Quando o PIC liga o relê 12v estando o relê sem a tensão de 160VDC nos contatos ele não reinicia.
2° - Se eu ligar o relê com um jumper, deixando ele já ligado e colocar a tensão de 160VDC o pic não reinicia.
3° - Mas se eu deixar o relê ligar a tensão em seus contatos, o PIC reinicia!!!

Só que o relê continua ligado e não ocorre o problema de ficar ligando e desligando.
Detalhe: acontece isso apenas quando o relê liga, em outros projetos eu já presenciei problemas justamente quando o relê desliga.. rsrs
Coloquei capacitores de 100nf antes e depois do 7805. Também coloquei indutores na entrada positiva e negativa do PIC (dá pra vê os dois na imagem.) Não resolveu.
Coloquei um diodo 1N4007 em série com a saida do PIC que controla o transistor BC337. Também não teve efeito.

Alguém sabe o que tá acontecendo? E como resolver?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
vtrx    605

Colocou diodos reversos nas bobinas dos reles?

Compartilhar este post

Link para o post
victhor393    290

Seu relé é rotulado para apenas 30VDC! 160VDC é muito acima do que ele aguenta, obviamente. Talvez você esteja tendo formação de arcos dentro do relé. Outra coisa, os contatos vão oxidar bem rápido desse jeito, ou o relé vai soldar os contatos...

Compartilhar este post

Link para o post
chacalgbi    22
  • Autor do tópico
  • Colocou diodos reversos nas bobinas dos reles?

Olá, coloquei sim.... isso já é de praxe.

Eu acho que pode ter algo a ver com a resposta do victhor393. Realmente no corpo do relê tem escrito: 250VAC/10A  e 30VDC/10A.

Se eu usar 160VDC, mesmo com uma corrente baixa pode dar esse problema? (No caso eu tô fazendo o teste sem nenhuma carga ligada.) Qual a diferença de comutação de um relê em AC e DC?

Compartilhar este post

Link para o post
    victhor393    290

Em AC existem (2 * frequência) oportunidades de um arco ser interrompido (já que, nesses instantes, a corrente é igual a 0). Já em DC isso não acontece. Em DC pode ocorrer eletrólise (causando oxidação dos contatos), enquanto que em AC isso normalmente não ocorre. Se você realmente tiver que chavear DC com tensão maior que 40V, use chaves de estado sólido, vai funcionar muito melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais