Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
JasonRy

Como escolher a tensão de um filtro de linha e como sei se é seguro usá-lo?

Recommended Posts

Antes de tudo, sou leigo em hardware, por isso conto com a ajuda de vocês.
Há pouco comprei um PC e estou esperando sua entrega, já adiantei a compra de um filtro de linha bivolt e estou com duas dúvidas: a primeira é que ele não possui uma chave de tensão, tendo apenas um interruptor com as opções "OFF" e "RESET" e eu gostaria de saber como posso saber onde o ligar e em qual tensão está. A segunda é que, num aparelho que não suporte 220V, caso aconteça uma sobrecarga, o aparelho conectado ao filtro se salvaria ou queimaria? O filtro ajudaria ou não? Numa fonte com PFC ativo o problema anterior poderia acontecer também?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele não é um filtro bivolt mas sim ele é um filtro para operar em 220 Volts. Claro, se ele operar em 110 Volts ele vai também clampar, ceifar, proteger contra surtos quando esses aparecerem acima dos 220 Volts o que dá uma boa proteção contra surtos..

Quer me parecer que possas não ter entendido o que é um surto de tensão, muito comum na rede elétrica.

Surto de tensão são elevações momentâneas de curta duração (ordem de 1 mili segundo (0,001 segundo) imperceptíveis a olho nú, mas com capacidade de romper a isolação de fontes e equipamentos elétricos em geral. São eles os responsáveis pela maioria dos problemas elétricos desses equipamentos pois sua tensão muitas e muitas vezes ultrapassam até mesmo 1.000 Volts. O varistor, elemento ativo da proteção contra surtos, geralmente limita esses picos a 270 ou 300 Volts não importando se eles operam em 110 ou 220 Volts .

Portanto, respondendo sua primeira pergunta, podes ligar o mesmo tanto em 110 quanto em 220 Volts..

 

Se um aparelho que não suporta operar em 220 Volts, que for para operar somente em 110 Volts for ligado erroneamente em 220 Volts, através do filtro só mesmo vai depender da velocidade com que o fusível desse filtro consiga operar e da sensibilidade do equipamento em sí. Ele não transforma seu usuário de displicente em atencioso. Equipamentos feitos para operar em 220 Volts se dão bem mesmo em 220 Volts. Fora disso é desatenção da pura por parte do usuário e o filtro de linha não tem a menor obrigação de proteger..

 

Escondido sob a palavra sobrecarga existe um milhão de entendimentos de problemas elétricos e, a princípio sobrecarga é na verdade um excesso de corrente geralmente derivado de uma de duas razões:

1) A tensão da tomada por uma razão ou outra se eleva a tal ponto que a corrente drenada por algum equipamento dispare, de modo consistente e duradouro a ponto de danificá-lo. Ai mais uma vez só se o fusível segurar, conseguir se fundir antes do equipamento se danificar... Se o fusível não conseguir se abrir a tempo, espere por fumaça saindo de seu equipamento, afinal quem mandou ligar em 220 se ele é para operar em 110 Volts...

 

2) Também pode ocorrer uma chamada sobrecarga quando seu equipamento seja por que for entrar em dano, em pane, e com isso a corrente se eleve muito.. Isso é sobrecarga... Nem se preocupe com seu equipamento, se foi ele quem provocou a sobrecarga saiba que ele já está com defeito, só falta agora ele pegar fogo.... Ai entra de novo em ação o fusível, cuja maior função é a de proteger sua casa de pegar fogo...

 

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×