Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração I5 6600k


Posts recomendados

E ai pessoal, tranquilo? Bom, estou á procura de uma boa refrigeração do processador para um novo setup, visando OC. Segue abaixo as especificações do mesmo:

 

mobo: Gigabyte GA-Z170MX-Gaming 5 Micro ATX LGA1151

psu: EVGA 600B 600W 80+ Bronze Certified ATX Power Supply

cpu: Intel Core i5-6600K 3.5GHz Quad-Core Processor

gpu: Zotac GeForce GTX 1070 8GB AMP! Edition Video Card

ram: Corsair Vengeance LPX 8GB (2 x 4GB) DDR4-2400 Memory

hdd: Western Digital Caviar Blue 1TB 3.5" 7200RPM Internal Hard Drive

case: Cougar MX300 ATX Mid Tower Case

 

Enfim, estava pensando em um Hyper212 de cara, mas vi que meu gabinete não o suporta, pois a altura máx. que ele atende é de 158~160 mm, então estou pensando em ir de H60 ou H45 caso opte por WC, ou um CRYORIG H7 se for AC. Lembrando que Irei fazer OC na casa dos 4.6~.

Alguém tem alguma sugestão visando um bom custo benefício x temp? Desde já obrigado! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaobez se for fazer OC na casa dos 4.6GHz, air coolers não são recomendados, a não ser que você compre um NH-D15 (que custa o preço de um water cooler mais forte).

 

O H45 é bem forte (mais forte do que um DeepCool Assassin II em stock), mas tem "bomba de aquário". Esse do vídeo foi testado antes pelo Suporte da Corsair Brasil. Se o barulho não preocupa, seria uma boa opção. Mas, dependendo do Vcore, não vai dar para chegar aos 4.6Ghz se você fizer os testes no OCCT ou Prime, por exemplo. Já com o AIDA64, marcado tudo, já é mais fácil ficar abaixo dos 75-80ºC.

 

A Cooler Master lançou o Seidon 120V V3 Plus. Está barato e vem com push pull. Deve ser um pouco mais forte do que o H60. 

 

Mas é como eu falei - para estar garantido de bater nos 4.6Ghz, no verão brasileiro, um H100i, Seidon 240V ou Maelstrom 240T ou similar seria mais indicado (só tem que ver se cabe no seu gabinete).

adicionado 5 minutos depois

 

-----edit-----

O H45 também não vai caber na parte de trás, porque a sua placa-mãe é micro. A não ser que você coloque a placa de vídeo no segundo slot (X8). Tem que ver se é 3.0 e se vai dar gargalo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa esse h100i tá meio salgado, pois não pretendo gastar mais que R$ 300 neste cooler. Quanto a temp externa, eu rodo a minha máquina em ambiente climatizado, então nunca passa de 26~28º. 

Uma pergunta, meu gabinete possui o seguinte sistema de refrigeração:


- Frontal: 2x Fã de 120mm (opcional)
- Topo: 2x Fã de 120mm (opcional)
- Lateral: 2x Fã de 120mm (opcional)
- Traseiro: 1x Fã  de 120mm (inclusa)

 

Vale o investimento em AC's baratos nesses slots? De quanto seria o ganho?

 

Outra coisa, rodar este processador em 4.2 seria um overkill na 1070?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaobez cara, se eu fosse gamer, não deixaria abaixo de 4.4Ghz com uma GTX 1070. Compre então um H45 ou o Seidon 120V V3 (só não compre o 120V). Com ar-condicionado fica mais fácil e eles nunca vão bater no mesmo nível do teste de estresse. Deve dar para chegar nos 4.6Ghz se o seu chip for razoável. Mas tem que fazer over manual, com Vcore setado manualmente. Se for fazer over automárico (o BIOS seta um Vcore muito alto), não vai passar de 4.4Ghz.

 

Não sei se o H45 caberia no teto (pode bater nas memórias). Se a sua placa de vídeo não gargalar com X8, pode colocar no slot mais baixo e instalar o H45 atrás. Mas depende do gabinete, pois ele tem uma barriga a mais no radiador. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa  Segundo o setup q eu simulei no pcpartpicker com a H60 (https://pcpartpicker.com/list/p6kVf8)  não deu nenhum problema de incompatibilidade, então acho que vou ficar com ela mesmo. Rodando com temp externa menor que 26º e com esta mobo, teria como eu ter uma ideia aproximada de até onde o OC pode ir, ou só testando mesmo pra saber?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaobez se ele não vier com folga no backplate, você pode ter uma ideia pelos testes que eu fiz com um i7-3770K.

 

Baseie-se pela máxima média. O valor é delta, então some o valor do teste com a temperatura ambiente da sua casa para ter uma ideia. O i5 dever ser um pouco mais frio também.

 

Por exemplo, o H60 bem montado (com uma pasta térmica topo de linha) fica a 51,3ºC delta a 4.6Ghz com Vcore de 1.332v. Some com os 26ºC do seu quarto e vai dar 77,3ºC. Isso no OCCT na aba CPU. No AIDA64 só com CPU deve dar uns 70ºC. Mais do que aceitável. Só não deixe passar de 80ºC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!