Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
wBB

Conectar Windows com Linux

Recommended Posts

Pessoal,

Não tenho conhecimento de Linux e estou precisando conectar meu PC a um dispositivo que possui Linux instalado.

 

De um lado possuo um notebook com Windows 10. De outro uma placa de BeagleBone com Linux Angstrom. Normalmente eu conectaria um ao outro por meio dos drivers USB do BeagleBone para Windows, mas não funcionou. Portanto, optei por tentar conectar via ethernet. Se eu conectar meu dispositivo BeagleBone num roteador, eu consigo enxergá-lo no notebook com Windows. Porém, preciso conectar esse dispositivo BeagleBone direto no meu notebook, pois o roteador fica longe de onde estou e não há a possibilidade de usar outro roteador.

 

Em meu notebook tenho um adaptador "USB => Ethernet" para o caso de eu precisar usar cabo de rede. Inicialmente conectei um cabo comum entre o notebook e o BeagleBone (passando pelo adaptador USB => Ethernet), mas não aconteceu nada. Posteriormente conectei um cabo CROSS, mas também não funcionou.

 

Quando coloquei o BeagleBone no roteador (em que consegui enxergá-lo), o BeagleBone pegou automaticamente um IP válido em minha rede, então o acessei via browser.

Por padrão, o BeagleBone pode ser acessado pelo IP 192.168.7.2, conforme indicado nesta página abaixo, mas acessando-o diretamente de meu notebook não funcionou de jeito nenhum:

https://beagleboard.org/getting-started#step3

 

Alguém sabe como posso acessar esse dispositivo diretamente, via cabo de rede, a partir de um notebook com Windows 10?

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • RESOLVIDO:

     

    Não tinha nada a ver com nada do que foi citado. Ocorre que no Linux Debian, de várias versões (a minha é a versão Jessie 8.6), existe um pacote de gerenciamento de conexões que sobrescreve algumas informações e simplesmente ignora outras, tal como as informações do arquivo "interfaces" que comentei que eu tinha editado. Este pacote de gerenciamento chama-se "connman" e pode ser verificado no site debian.org no endereço abaixo:
    https://packages.debian.org/search?keywords=connman

     

    COMO FIXAR O IP NO DEBIAN JESSIE:

     

    1- Edite o arquivo "/etc/network/interfaces" e adicione (ou edite) no final as linhas que seguem abaixo, adequando as informações da sua rede ou uma rede fictícia, a seu critério:

    #Interface Eth0
    auto eth0
    iface eth0 inet static
    network 192.168.0.0
    address 192.168.0.15
    netmask 255.255.255.0
    gateway 192.168.0.1
    broadcast 192.168.0.255
    dns-server 192.168.0.1

    2- Edite o arquivo "/etc/resolv.conf" e mude o "nameserver". No meu caso eu coloquei o IP de meu roteador e um outro qualquer:
    nameserver 192.168.0.1
    nameserver 8.8.8.8

     

    3- Localize o serviço "connman". Certifique-se qual nome ele assume em sua distribuição do Linux. No meu caso era "connman" mesmo. Para listar os serviços rodando: ps -aux

     

    4- Desinstale o serviço "connman":  apt-get purge connman

     

    5- Reinicie o Linux: reboot.

     

    Dessa forma meu dispositivo ainda funcionava conectado ao roteador (se fosse o caso), sendo possível acessá-lo pelo IP 192.168.0.15, que foi o IP que escolhi.  Mas também é para ser possível acessar diretamente conectado ao notebook (no meu caso ainda deu um problema que não resolvi, mas é outro tópico...).

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×