Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como faço para aprender uma linguagem por completo?


D4ni31

Posts recomendados

Desde que entrei em um curso de técnico de informática a 3 anos atrás (já conclui o curso) reparei que os professores ensinavam qual a formatação (as peculiaridades do código-fonte) das linguagens apresentadas, as estruturas padrões, como o if, else, for, while além de como fazer algo (label, button e etc) aparecer dentro de uma janela, e nunca ensinaram todas as estruturas de uma linguagem (como eu esperava), até porque ficaria difícil ensinar tudo em três anos. Já me toquei que os meus professores da faculdade também não me ensinarão tudo de uma linguagem, nem tudo de tudo. Por isso vim aqui pedir ajuda de vocês, nobres da informática/tecnologia sobre onde posso buscar conhecimento sobre as linguagens de programação, além de outras coisas no estilo w3schools, já que vou cursar ciência da computação e não sei o que me espera :D.

 

Ps.: meu nível em inglês não é alto, mas consigo me virar bem, mesmo assim se possível me passem sites em português se conhecerem algum.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara essa coisa de professor realmente é algo sinistro. Nenhum professor na face da terra vai ensinar o conteúdo todo de uma linguagem ou qualquer que seja o assunto. O melhor a fazer é ser autodidata, assim como já me falaram aqui. Se você já tem conhecimento da linguagem, o negócio é buscar o maior número de fontes possível a respeito da mesma. Normalmente um professor só está ali para te fazer ter interesse pela linguagem ou às vezes para nada haha. Aprofundamento tem de vir de você mesmo. Eu mesmo me recordo que quando tinha interesse e fiz um curso de PHP no Senac ao final do curso teria de entregar um trabalho e tive alguns problemas em meus fomulários, não conseguido terminar o website. Você acredita que o professor não me ajudou com isso no dia que tinha de entregar: Olha só, com o tempo você vai aprendendo. Infelizmente não pedi o dinheiro de volta e nunca usei o certificado para nada. Era melhor ter economizado o dinheiro para algo mais últil. Todas as informações que precisar só pesquisar no google. Se por exemplo sabe o básico de C, então aprofunda essa parte

 

Pointers

Structures

Function arguments by reference

Dynamic allocation

Arrays and Pointers

Recursion

Linked lists

Binary trees

Unions

Pointer Arithmetics

Function Pointers

 

No caso do curso de ciências da computação há diferenças em toda instituição de ensino. Meu curso por exemplo é ciências da computação mas visa preparar o aluno para trabalhar com C# (mesmo estudando C++, Java, PHP, Banco de Dados, etc). O negócio é você ir à coordenação do curso de Ciências da Computação (da universidade que deseja cursar) e pedir o fluxograma. A partir daí vendo as matérias você vai perceber onde já poderia se preparar. Mas o melhor a fazer é ir parte por parte. Aprende C++. Serve para tudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@D4ni31 Bem vindo ao fórum. Sendo curto e claro, a melhor maneira de aprender uma linguagem por completo é resolvendo desafios de programação utilizando essa linguagem.

  Como você vai cursar Computação, já te adianto que existem competições de programação para universitários, competições institucionais, regionais, estaduais, nacionais, continentais e até mundiais. No geral os vencedores programam em C/C++.

  Enfim, você pode utilizar o site da URI para treinar sua linguagem de programação, pois o site é bem organizado e divide os problemas por categorias (String, básicos, matemática, grafos, Estruturas de dados etc...), além disso o site também divide os problemas de cada categoria por níveis (1...10). Tudo isso torna o site um bom local pra treinar sua linguagem (C, C++, Java ou Python).

 

www.urionlinejudge.com.br

  O site tem um sistema de correção automático, que consiste em rodar seu algoritmo e gerar um arquivo de saída. depois ele compara com o arquivo contendo a "saída resposta", logo erros bobos como um espaço a mais não são tolerados e geram uma resposta errada.

  Enfim, essa foi a melhor forma que encontrei (até hoje), de aprender e aperfeiçoar meus conhecimentos sobre uma linguagem e consequentemente sobre programação, digo isso porque resolvendo as questões eu sempre paro, leio um manual, consulto a documentação da linguagem, consulto um livro de matemática, física etc...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra aprender uma linguagem completamente acredito que o único meio é ler a documentação/referência inteira da linguagem, assim você aprenderá o comportamento, a sintaxe e todas as funções básicas da linguagem contidas em suas bibliotecas padrão, existem referências disponíveis em sites como cppreference.com para as linguagens C++ e C.

 

Isso obviamente não vai incluir bibliotecas que não façam parte da biblioteca padrão da linguagem, mas aí seria a questão de estudar apenas as bibliotecas externas que sejam relevantes para o que vocês está programando. Afinal conhecer completamente todas as bibliotecas existentes da linguagem provavelmente seria uma tarefa impossível.

 

Agora pra aprender a utilizar os recursos oferecidos pela linguagem só programando e praticando muito com ela.

 

E apenas saber a linguagem também não é suficiente para ser capaz de programar, entender conceitos de estruturas de dados, paradigmas de programação, entre outros conceitos, assim como, quando e para quê usá-los são coisas que independem da linguagem mas são necessários para programar efetivamente em qualquer delas. Saber o que são alguns desses conceitos pode ser requisito para entender partes da linguagem de programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!