Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Miskulin

ide mode para ahci

Recommended Posts

Bom dia Pessoal, como vão?

Tenho a seguinte duvida: Vale a pena alterar de  IDE MODE para AHCI, visando maior desempenho com o seguinte hardware:

Processador: I7 870

placa-mãe: Asus P7P55D-Deluxe

SSD: Kingston HyperX Savage 120GB

Memoria Ram: kingston HyperX Savage 8GB (4x4)

Sistema Operacional: Windows 7 Profissional

Existe algum risco? Se sim, qual?

Pretendo no futuro fazer um raid 0.

Obrigado pela ajuda!

Editado por Miskulin

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois do sistema instalado existe algum risco sim de causar quebra do sistema.
Vale muito a pena usar o AHCI, principalmente em unidades SSD, irá melhorar a leitura, escrita e transferência.
O ideal é instalar o sistema já com o AHCI habilitado na BIOS, o problema para quem usa o Windows 7 é que as ISOs originais (2011) não tem os drivers SATA AHCI. Uma alternativa é colocar os drivers em um pendrive e durante a instalação, na tela das partições, clicar na opção Instalar Drivers e indicar o pendrive com o driver.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 14 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Depois do sistema instalado existe algum risco sim de causar quebra do sistema.
    Vale muito a pena usar o AHCI, principalmente em unidades SSD, irá melhorar a leitura, escrita e transferência.
    O ideal é instalar o sistema já com o AHCI habilitado na BIOS, o problema para quem usa o Windows 7 é que as ISOs originais (2011) não tem os drivers SATA AHCI. Uma alternativa é colocar os drivers em um pendrive e durante a instalação, na tela das partições, clicar na opção Instalar Drivers e indicar o pendrive com o driver.

Muito obrigado pelo feedback Fernando.

Compreendo, sei que tem que alterar uma linha de comando no meu windows para o AHCI teoricamente funcionar, porém acabei esquecendo de mencionar que tenho um HD Sata Samsung 320GB que serve apenas para armazenar aquivos. Caso eu altere para AHCI, posso perder a leitura desse HD no sistema?

Após eu alterar essa linha de comando, caso eu queria voltar para IDE, tem como?

Compartilhar este post

Link para o post
    17 minutos atrás, Miskulin disse:

Caso eu altere para AHCI, posso perder a leitura desse HD no sistema?

A quebra de sistema (tela azul da morte) não afeta fisicamente os discos.

19 minutos atrás, Miskulin disse:

Após eu alterar essa linha de comando, caso eu queria voltar para IDE, tem como?

Se voce alterar o Registro e não funcionar, o sistema não entrará, veja bem, para muitos relatos na Internet o processo funcionou mas para alguns poucos não funcionou. Enfim, é sempre um risco, eu faria uma cópia das partições ou até de todo o disco para ter como voltar ao estado anterior. Eu uso o Acronis para ter sempre uma cópia das partições.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 7 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

A quebra de sistema (tela azul da morte) não afeta fisicamente os discos.

Se voce alterar o Registro e não funcionar, o sistema não entrará, veja bem, para muitos relatos na Internet o processo funcionou mas para alguns poucos não funcionou. Enfim, é sempre um risco, eu faria uma cópia das partições ou até de todo o disco para ter como voltar ao estado anterior. Eu uso o Acronis para ter sempre uma cópia das partições.

Sim, sempre tem riscos, apenas queria ter o máximo do conhecimento do que pode ocorrer para depois não ficar de certa forma no desespero. Não tenho nada de importante no SSD a não ser o sistema e alguns jogos.

No caso do HD, seria caso o AHCI de certo, pode ocorrer de eu não conseguir ler o HD ou nada a ver?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 15 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Nada a ver, essa configuração não afeta o Sistema de Arquivos (NTFS ou FAT32).

Muito Obrigado pela paciência e pela explicação Fernando.

Vou tentar fazer e qualquer problema eu formato o SSD. Volto a postar o resultado.

Mais uma pergunta, sabe algum programa para mediar esse ganho de I / O ?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 17 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Veja o Crystal Disk Mark:

http://crystalmark.info/software/CrystalDiskMark/index-e.html

Abra como Administrador e clique em ALL para iniciar o teste.

Muito Obrigado Fernando!

adicionado 44 minutos depois

Acabei de fazer a alteração de IDE para AHCI e é notável a diferença. Não tive qualquer problema com o windows, porém fiz alteração no arquivos start,

Muito obrigado Fernando pela ajuda.

Segue o print de antes de depois.

Capturar.PNG

Capturar2.PNG

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais