Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inicia, mas congela no logo da BIOS


Posts recomendados

Boa noite colegas.

 

A um tempo fui instalar o linux Mint 18.1 em dual boot com o windows 8.1 no SSD do meu desktop, com configuração vista no meu perfil.

Instalei, mas depois que fui atualizar o linux me veio o tão amado Secure Boot encher a paciência. Dai não botava o linux e ia direto para o windows. Tentei desativar o secure boot, mas não consegui. Dai pensei em formatar e por o windows 7, pois o problema do secure boot não encheria mais a cabeça. Peguei o windows, instalei até com aquele instalador oficial da microsoft para windows 7, mas ao por no desktop, entrando na Bios e trocando a ordem de boot para o pendrive, ele não dava boot e iniciava o windows diretamente. Tentei um outro pendrive com o linux e também não. Daí fui nas opções de boot, selecionei o pendrive com o linux e cliquei. Apagou a BIOS e iniciou o pendrive com linux normal. Nisso não lembro agora, quando foi, mas reinstalei o windows 7 com o rufus 2.11 achando que estava corrompido. Daí coloquei o pendrive com o windows 7 e fiz o mesmo esquema na BIOS, e butou, que maravilha, mas congelou a tela.

 

Nisso em um momento voltei as configurações da BIOS para default achando que mudei algo.

 

Depois reiniciei e não butava o windows 8.1 mais com o pendrive na usb. Quando tirava ele iniciava. Depois disso, tentei se não me engano ligar a maquina, coloquei o pendrive, mas não entrava em boot. Só sei que não fiz nada que seja horrível como desligar a máquina da tomada ou coisa parecida. Apenas ela acabou de não dar mais boot, com ou sem pendrive.

 

Ok. Resetei a BIOS através do botão MemOK ! com a máquina ligada e não resolveu. Depois fui no jumper CLRTC, com a maquina desligada, liguei no 2-3 por 20 segundos e voltei para o 1-2. Liguei o PC e nada de mudar da tela congelada da ASUS.

 

Só para constar, sempre que ela ligava, demorava um pouco para ligar o mouse e teclado, pois deixava em Partial inicialization. Agora, ela os liga de cara e fica nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem gente, consegui resolver o meu problema da seguinte forma :

 

Retirei os conectores SATA e de energia do SSD e do HDD, voltei a tentar iniciar e entrou no sistema da BIOS, o que já me deixou aliviado quanto as pecas mais caras (CPU, RAM, VGA, Placa-mãe). Talvez o problema seria o SSD ou o HDD.

 

Nisso tentei executar o linux pelo pendrive butável e foi tranquilamente. Fechei e desliguei o sistema. Dai pensei em conectar apenas o SSD. Então o conectei e por mais estranho ele iniciou o windows 8.1. Depois disso, fui la e peguei o pendrive com o windows 7 para formatar e ele não o leu de novo. coloquei ele sozinho sem o SSD conectado e leu. Mas que bug maluco gente.

Desliguei o sistema, peguei o com o linux e leu. No final das contas, formatei o SSD, dividi as partições para o linux (40 GB sistema e 500 MB boot), deixando sem SWAP mesmo. Deu certo, como esperado, tendo apenas numa opção que me deu de forçar UEFI, que aceitei, já que era o único jeito.

 

Final de tudo isso, que agora estou com o linux Mint 18.1 instalado e sem o Windows 8.1 problemático. Agora irei por o windows 7 e depois reinstalar o Mint, já que o win 7 mexe no boot do linux quando ele instala. Instalarei com as mesmas partições, mas com Swap e Home no hdd, por ter mais espaço e não querer muita escrita do Swap no meu SSD.

 

Tomara que meu depoimento ajude alguém mais tarde.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!