Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema peculiar com hardware novo


Posts recomendados

Bom, vou direto ao ponto. Houveram vezes em que eu estava usando o computador, e ele simplesmente desligou. Ao religar, o EZ Debug LED acende o indicador do CPU.

Com apenas o processador, coolerbox, 1 módulo de memória e os cabos de 8 e 24 pinos conectados, eu tento ligar mas novamente o indicador de CPU acende e nada acontece. Já testei outra fonte e outros módulos de memória, mas não tenho como testar o processador e a placa-mãe individualmente aqui em casa.

No entanto, com horas de tentativa, eu descobri uma maneira peculiar (e diria que não recomendada) de fazer com que tudo funcione normalmente: com a fonte ligada na tomada, conecto o cabo de 24 pinos, em seguida o de 8, e então ligo. Funciona sem problemas. Se eu fizer qualquer coisa diferente, como conectar os cabos com a fonte desligada, ou inverter a ordem das coisas, não funciona.

Onde estaria o problema? Na placa-mãe mesmo? Estou com receio de encarar toda a jornada de RMA, chegar na bateria de testes deles, funcionar e acabarem por não realizar a reposição.

Agradeço desde já!

Core i5-6400
MSI B150M Gaming Pro

2x4gb DDR4 HyperX Fury
ASUS ROG Strix RX 470
Barracuda 1TB
Corsair VS500 (a reserva é uma Seventeam ST-350BVK)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sua bios está atualizada?

 

com qual fonte você faz o teste? com a corsair?

Imagino que sim, mas como posso fazer para ter certeza?

Foram vários testes, mas fiz com as duas, tanto com a Corsair quando a Seventeam. O problema acontece nas duas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra ver se a bios esta atualizada basta acessar a bios da placa-mãe e verificar qual a versao atual.. no site da msi a ultima versao da bios dessa placa é essa

 

Screenshot_2.thumb.png.b21910cc79669ca967945b361b9c521e.png

 

https://br.msi.com/Motherboard/support/B150M-GAMING-PRO.html#down-bios

 

 

depois q você consegue ligar dessa forma peculiar, o pc fica ligado normal ou ja deu alguma tela azul ou reiniciou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pra ver se a bios esta atualizada basta acessar a bios da placa-mãe e verificar qual a versao atual.. no site da msi a ultima versao da bios dessa placa é essa

 

Screenshot_2.thumb.png.b21910cc79669ca967945b361b9c521e.png

 

https://br.msi.com/Motherboard/support/B150M-GAMING-PRO.html#down-bios

 

 

depois q você consegue ligar dessa forma peculiar, o pc fica ligado normal ou ja deu alguma tela azul ou reiniciou?

Eu estava jogando quando a imagem simplesmente sumiu e o led do CPU acendeu, e isso já ocorreu 3x. Ele liga normalmente mas depois de um tempo variado (pode ser em minutos ou horas) ele para, ou também pode acontecer de eu desligar normalmente e acontecer quando eu tentar ligar no outro dia.

Através do método, eu acessei a BIOS e estava em 4.1, com tudo pronto eu fui atualizar pra 4.6, selecionei a opção e avisou que iria reiniciar sozinho pra realizar a atualização, quando reiniciou o problema voltou (CPU Led).

EDIT: Consegui ligar novamente e o procedimento de atualização inciou, consegui atualizar normalmente e então avisou que iria reiniciar sozinho novamente. E o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, ViniciusOver disse:

Eu estava jogando quando a imagem simplesmente sumiu e o led do CPU acendeu, e isso já ocorreu 3x. Ele liga normalmente mas depois de um tempo variado (pode ser em minutos ou horas) ele para, ou também pode acontecer de eu desligar normalmente e acontecer quando eu tentar ligar no outro dia.

Através do método, eu acessei a BIOS e estava em 4.1, com tudo pronto eu fui atualizar pra 4.6, selecionei a opção e avisou que iria reiniciar sozinho pra realizar a atualização, quando reiniciou o problema voltou (CPU Led).

você ligando dessa forma você faz um bypass em diversas proteções da fonte.

 

Não da para falar 100% de certeza, mas eu aposto muito que é problema na CPU.

 

Quando ligar o PC, joga um teste de stress na CPU, se for ela mesmo certeza que vai desligar em segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

você ligando dessa forma você faz um bypass em diversas proteções da fonte.

 

Não da para falar 100% de certeza, mas eu aposto muito que é problema na CPU.

 

Quando ligar o PC, joga um teste de stress na CPU, se for ela mesmo certeza que vai desligar em segundos.

Imagino que você esteja correto... Pro truque funcionar com a fonte da Corsair eu preciso tentar várias vezes, já com a fonte da Seventeam costuma funcionar de primeira.

Se eu conseguir o milagre de ligar aqui, eu realizo o teste e respondo ou edito este comentário.

Mas de toda forma, talvez eu deva enviar tanto a placa-mãe quanto o processador, juntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ViniciusOver disse:

Imagino que você esteja correto... Pro truque funcionar com a fonte da Corsair eu preciso tentar várias vezes, já com a fonte da Seventeam costuma funcionar de primeira.

Se eu conseguir o milagre de ligar aqui, eu realizo o teste e respondo ou edito este comentário.

Mas de toda forma, talvez eu deva enviar tanto a placa-mãe quanto o processador, juntos.

Se você comprou os dois no mesmo lugar sim, muito mais prático, mas difícil ser placa-mãe, porque se for ela, o negócio seria grave e pela minha experiência, você veria até fumaça, porque os VRM's com defeito explodem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!