Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC do i5 6600k


Visitante

Posts recomendados

Olá, estou usando um i5 6600k e uma asus strix z270g, WC Corsair h45, a MB veio com uma tensão stock para o cpu muito alta, então quis diminuir. Aproveitando, aumentei um pouco a frequência, de 3,9 para 4,2. Deixei a tensão em 1,130V, a temperatura já está muito boa assim, fica a aproximadamente 45 graus no teste de estabilidade do aida64, portanto, não quis tentar abaixar mais. No entanto, ao ligar o sistema, logo depois de eu digitar a senha, dá uma tela azul por alguns milissegundos e o sistema inicia normalmente, sendo que nem todas as vezes acontece essa tela... Quero saber se há algum problema nisso, já que isso não costumava acontecer antes, deixei no aida64 por cerca de 20min e joguei uns 15 min de the witcher 3 com as configs todas no ultra e hairworks no ultra tb, não deu nada errado, parece estar estável, eu deveria tentar reduzir mais a tensão, aumentar por causa dessa tela azul ou o sistema provavelmente já está estável e eu deixo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, TheSnow disse:

Deixei a tensão em 1,130V, a temperatura já está muito boa assim, fica a aproximadamente 45 graus no teste de estabilidade do aida64, portanto, não quis tentar abaixar mais. No entanto, ao ligar o sistema, logo depois de eu digitar a senha, dá uma tela azul por alguns milissegundos e o sistema inicia normalmente, sendo que nem todas as vezes acontece essa tela...

E é por isso que eu digo que AIDA é um teste ruim. Sério, é muito fácil passar esse teste só para ter BSOD com 5min de qualquer coisa, é um teste que não serve para ver se o processador é estável ou não (muito menos para medir temperaturas).

 

Use algum outro programa. Eu sempre recomendo o Prime95 Small FFT (na versão mais recente, claro), mas o OCCT também é bom.

 

Quanto à tensão, tá muito baixa para 4.2ghz. Nessa frequência, você provavelmente vai precisar de algo perto dos 1.25v para ficar estável, eu ficaria extremamente surpreso de ver algum 6600k rodando a 4.2ghz 1.13v.

 

1 hora atrás, TheSnow disse:

eu deveria tentar reduzir mais a tensão, aumentar por causa dessa tela azul ou o sistema provavelmente já está estável e eu deixo assim?

Se deu tela azul, então seu sistema está instável. Ponto.

 

No seu caso, aumente a tensão, você tem margem térmica de sobra para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Imakuni disse:

E é por isso que eu digo que AIDA é um teste ruim. Sério, é muito fácil passar esse teste só para ter BSOD com 5min de qualquer coisa, é um teste que não serve para ver se o processador é estável ou não (muito menos para medir temperaturas).

 

Use algum outro programa. Eu sempre recomendo o Prime95 Small FFT (na versão mais recente, claro), mas o OCCT também é bom.

 

Quanto à tensão, tá muito baixa para 4.2ghz. Nessa frequência, você provavelmente vai precisar de algo perto dos 1.25v para ficar estável, eu ficaria extremamente surpreso de ver algum 6600k rodando a 4.2ghz 1.13v.

 

Se deu tela azul, então seu sistema está instável. Ponto.

 

No seu caso, aumente a tensão, você tem margem térmica de sobra para isso.

Você acha que eu deveria deixar quanto tempo no prime95 para testar estabilidade? e como me prejudicaria manter ele com essa tensão? (vou aumentar, só pra saber mesmo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, TheSnow disse:

Você acha que eu deveria deixar quanto tempo no prime95 para testar estabilidade?

Para testes rápidos, uns 10min já servem. Feita a primeira peneirada, teste por 1h para refinar e, terminado isso, ponha um teste de 8~24h para garantir seu OC (ponha para rodar antes de dormir, olhe de manhã para garantir que ainda esteja rodando e deixe indo até você voltar da escola/trabalho no fim do dia).

 

5 minutos atrás, TheSnow disse:

e como me prejudicaria manter ele com essa tensão? (vou aumentar, só pra saber mesmo)

Rodando com uma tensão muito baixa, seu PC pode ter erros de processamento ou crashs inesperados. Potencialmente, algum arquivo vai corromper, se a posição dos planetas estiver bem alinhada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Imakuni disse:

Para testes rápidos, uns 10min já servem. Feita a primeira peneirada, teste por 1h para refinar e, terminado isso, ponha um teste de 8~24h para garantir seu OC (ponha para rodar antes de dormir, olhe de manhã para garantir que ainda esteja rodando e deixe indo até você voltar da escola/trabalho no fim do dia).

 

Rodando com uma tensão muito baixa, seu PC pode ter erros de processamento ou crashs inesperados. Potencialmente, algum arquivo vai corromper, se a posição dos planetas estiver bem alinhada...

Então, tirei a tensão do manual para o auto e o prime95 funcionou, mas atinge temperaturas muito altas, passa de 80 graus, a mb pre-definiu uma tensão muito alta, eu tenho que deixar na tensão que ela deixou ou posso diminuir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, TheSnow disse:

Então, mas o prime nao está reconhecendo um dos núcleos do meu CPU http://prntscr.com/eqk9eg

Está reconhecendo sim. Todos os 4 núcleos estão sendo detectados; mas, um deles parou porquê houve erro de processamento, o que é uma outra forma de dizer que seu OC está instável. Aumente mais a tensão e/ou diminua a frequência.

 

Ah, e lembrando, não deixe passar de 83C.

 

4 minutos atrás, TheSnow disse:

Não amigo, não é assim que se posta print. Você salva a imagem no seu PC e, na hora de fazer o post, use esse campo...Untitled.thumb.png.152a21e1bf680cee27e09629fe61dff7.png

... para colocar seu print. Feito isso, clique no "+" para adicionar seu print ao post.

 

6 minutos atrás, TheSnow disse:

E bench não seria melhor que small nao? já que testa tudo

Não. Para testar o processador, você deve usar apenas o Small FFT. É meio complicado explicar porquê, apenas aceite que é assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Está reconhecendo sim. Todos os 4 núcleos estão sendo detectados; mas, um deles parou porquê houve erro de processamento, o que é uma outra forma de dizer que seu OC está instável. Aumente mais a tensão e/ou diminua a frequência.

 

Ah, e lembrando, não deixe passar de 83C.

 

Não amigo, não é assim que se posta print. Você salva a imagem no seu PC e, na hora de fazer o post, use esse campo...Untitled.thumb.png.152a21e1bf680cee27e09629fe61dff7.png

... para colocar seu print. Feito isso, clique no "+" para adicionar seu print ao post.

 

Não. Para testar o processador, você deve usar apenas o Small FFT. É meio complicado explicar porquê, apenas aceite que é assim.

tirei a tensão do manual para o auto e o prime95 funcionou, mas atinge temperaturas muito altas, passa de 80 graus, a mb pre-definiu uma tensão muito alta, eu tenho que deixar na tensão que ela deixou ou posso diminuir?

Ok, perdão pela print

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, TheSnow disse:

tirei a tensão do manual para o auto

Nunca deixe a tensão no automático, use sempre um valor fixo (ainda mais se for testar com o P95).

 

1 minuto atrás, TheSnow disse:

a mb pre-definiu uma tensão muito alta, eu tenho que deixar na tensão que ela deixou ou posso diminuir?

Qual era mesmo a tensão que ela colocou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Imakuni disse:

Nunca deixe a tensão no automático, use sempre um valor fixo (ainda mais se for testar com o P95).

 

Qual era mesmo a tensão que ela colocou?

Então, eu não sei, ela coloca sempre a1,168V, não importa qual frequência eu coloque, como está na foto... No cpuz, a tensão oscila mais ou menos entre 0,800 em idle e chega a 1,340 quando ligo o prime

IMG_20170331_135458516.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, TheSnow disse:

Então, eu não sei, ela coloca sempre a1,168V, não importa qual frequência eu coloque, como está na foto... No cpuz, a tensão oscila mais ou menos entre 0,800 em idle e chega a 1,340 quando ligo o prime

IMG_20170331_135458516.jpg

Mude para manua / fixed / seja lá o que for e coloque em 1.2v. É um bom ponto de partida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Imakuni disse:

Mude para manua / fixed / seja lá o que for e coloque em 1.2v. É um bom ponto de partida.

Então, eu coloquei 1,215v e deixei 15min no p95 a 4,2 ghz, não deu tela azul, posso considerar estável a principio ne? o problema é que atinge temperaturas acima de 75, estava pensando em comprar um WC dual fan

tinha esse em mente http://www.kabum.com.br/produto/87414/watercooler-coolermaster-240v-mlx-d24m-a20pw-r1/?tag=coolermaster

Você acha que é necessário comprar um? estou pretendendo chegar a uns 4,5ghz se for possivel, esse que linkei é bom ou você recomenda algum outro, caso ache bom comprar um melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, TheSnow disse:

Então, eu coloquei 1,215v e deixei 15min no p95 a 4,2 ghz, não deu tela azul, posso considerar estável a principio ne?

Mande um print do HWMonitor e do P95 rodando após esses 15min, só para confirmar.

 

25 minutos atrás, TheSnow disse:

o problema é que atinge temperaturas acima de 75, estava pensando em comprar um WC dual fan

De boas, você ainda tem bastante margem térmica. 75 é bem suave, deixe esquentar um pouco mais antes de querer comprar um novo cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Imakuni disse:

@TheSnowA princípio, parece tudo certo. 15min não é um teste longo o bastante para considerar estável, mas caso não esteja, também não está muito longe de chegar.

 

No seu lugar, eu tentaria forçar o chip um pouco mais. Aumente ai o multiplicador e veja como fica.

Tudo bem, grato pela atenção, vou tentar achar a tensão para 4,5ghz

Última pergunta, se eu deixar no p95 por cerca de 8 horas e não der nenhuma tela azul, posso considerar o oc como estável e deixar assim? Ou até, de repente, baixar em 0,05v e tentar de novo né, enfim... Li que não é recomendado passar de 1,3v nesse CPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, TheSnow disse:

Última pergunta, se eu deixar no p95 por cerca de 8 horas e não de ter nenhuma tela azul, posso considerar o oc como estável e deixar assim? Ou até, de repente, baixar em 0,05v e tentar de novo né, enfim... Li que não é recomendado passar de 1,3v nesse CPU né

A partir de 8h, eu já consideraria estável sim. Chegando nesse ponto, pode tentar baixar a tensão em um nível (lembre do LLC) para ver se consegue temperaturas menores. Ou deixar como está, é uma opção também.

 

Para Skylake, pode chegar até uns 1.35 de boas... Dito isso, como seu cooler não é lá essas coisas, tente não passar de 1.3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Imakuni disse:

A partir de 8h, eu já consideraria estável sim. Chegando nesse ponto, pode tentar baixar a tensão em um nível (lembre do LLC) para ver se consegue temperaturas menores. Ou deixar como está, é uma opção também.

 

Para Skylake, pode chegar até uns 1.35 de boas... Dito isso, como seu cooler não é lá essas coisas, tente não passar de 1.3.

Hmm... OK, quanto ao WC, já pensava em trocar, visto que o h45 é muito barulhento, esse que eu linkei (http://www.kabum.com.br/produto/87414/watercooler-coolermaster-240v-mlx-d24m-a20pw-r1/?tag=coolermaster) você sabe me dizer se seria uma boa indicação quanto ao desempenho? Tipo, se fosse o caso, poderia chegar a esses 1,35v com ele, por exemplo? Ou você tem alguma outra indicação?

Agradeço novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, TheSnow disse:

Hmm... OK, quanto ao WC, já pensava em trocar, visto que o h45 é muito barulhento, esse que eu linkei (http://www.kabum.com.br/produto/87414/watercooler-coolermaster-240v-mlx-d24m-a20pw-r1/?tag=coolermaster) você sabe me dizer se seria uma boa indicação quanto ao desempenho?

Não tenho tanta experiência assim com WCs, teria que perguntar isso pro pessoal da seção de refrigeração se é uma boa ou se seria melhor pegar algum outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2017 às 09:12, Imakuni disse:

Não tenho tanta experiência assim com WCs, teria que perguntar isso pro pessoal da seção de refrigeração se é uma boa ou se seria melhor pegar algum outro.

Então, cara, comprei esse CM masterliquid 240 mesmo, estou tentando pegar 4,5 ghz, mas já estou em 1,340v e ainda nao está estável, o núcleo para de funcionar depois de um tempo no prime e o pico de temperatura, segundo o hw monitor, foi 84 graus, estou com medo de continuar aumentando a tensão, você acha que tento ou só diminuo a frequência mesmo?

Obrigado

Obs: em idle, fica 26/28 graus a 4,5ghz 1,340v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TheSnow disse:

Então, cara, comprei esse CM masterliquid 240 mesmo, estou tentando pegar 4,5 ghz, mas já estou em 1,340v e ainda nao está estável, o núcleo para de funcionar depois de um tempo no prime e o pico de temperatura, segundo o hw monitor, foi 84 graus, estou com medo de continuar aumentando a tensão, você acha que tento ou só diminuo a frequência mesmo?

Obrigado

Obs: em idle, fica 26/28 graus a 4,5ghz 1,340v

Se 4.5 não funciona, tente 4450mhz. A vantagem dos Skylakes é justo essa, poder brincar com valores intermediários.

 

Mas relaxa, isso que você está vendo é bem o que eu esperaria de um 6600k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Imakuni disse:

Se 4.5 não funciona, tente 4450mhz. A vantagem dos Skylakes é justo essa, poder brincar com valores intermediários.

 

Mas relaxa, isso que você está vendo é bem o que eu esperaria de um 6600k.

Mas não é uma temperatura muito alta não? você acha que posso continuar subindo a tensão? porque, mesmo que não chegue a um valor tão alto fora do p95, vou ter que deixar um bom tempo nele né, não pode danificar ou algo do tipo se continuar subindo não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, TheSnow disse:

Mas não é uma temperatura muito alta não? você acha que posso continuar subindo a tensão? porque, mesmo que não chegue a um valor tão alto fora do p95, vou ter que deixar um bom tempo nele né, não pode danificar ou algo do tipo se continuar subindo não?

É alta, mas não "muito alta". Subir a tensão é uma ideia ruim, não faça isso; por outro lado, baixando um pouco o clock e tentando atingir um valor um pouco menor que 4.5ghz já deve dar uma pequena baixa na temperatura.

 

Tente 4475mhz, veja se fica estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Imakuni disse:

É alta, mas não "muito alta". Subir a tensão é uma ideia ruim, não faça isso; por outro lado, baixando um pouco o clock e tentando atingir um valor um pouco menor que 4.5ghz já deve dar uma pequena baixa na temperatura.

 

Tente 4475mhz, veja se fica estável.

Nem com 4,4 fica estavel a 1,340

provavelmente teria que aumentar uns 0,01

mas como muda a casa das centenas? se eu coloco 44.5 nos multiplicadores, por exemplo, vai pra 8, não sei por que, qualquer x.y vai pra 800mhz, pra mudar isso, teriaq mudar a bclk? que se encontra em 100, no caso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, TheSnow disse:

Nem com 4,4 fica estavel a 1,340

provavelmente teria que aumentar uns 0,01

mas como muda a casa das centenas? se eu coloco 44.5 nos multiplicadores, por exemplo, vai pra 8, não sei por que, qualquer x.y vai pra 800mhz, pra mudar isso, teriaq mudar a bclk? que se encontra em 100, no caso

Sim, você mudaria o BCLK para conseguir valores intermediários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Imakuni disse:

Sim, você mudaria o BCLK para conseguir valores intermediários.

Se eu não me engano, alterar o bclk muda na MB toda, pci-e e ram também, não? É tranquilo alterar?

Outra coisa, estou usando o XMP, minhas ram são 2x8 2400mhz Corsair, vale a pena deixar? Eu consegui estabilidade por uns 30min no p95 a 4,4 GHz mas estou com medo de deixar mais tempo, já que a temperatura passa de 80, há problema nisso?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!