Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte DC no proteus


Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

 

Estou com uma dúvida meio zoada no proteus, comecei a usá-lo faz pouco tempo e agora me surgiu uma dúvida.

 

Preciso montar uma fonte DC pra um trabalho da faculdade e estava emulando-o no proteus.

 

No geral tenho 2 perguntas:

 

1. O Circuito para uma fonte Vcc de 15V 1A está correto? Preciso adicionar mais algum componente?

2. Nas duas imagens temos o mesmo circuito, certo? Porém na imagem 2 quando eu dou o "play" aparece mensagens de erro e não consigo simular o mesmo. Alguém sabe o porque?

 

 

Fonte.jpg

-

Screenshot_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Wilson Esser disse:

Boa tarde pessoal,

 

Estou com uma dúvida meio zoada no proteus, comecei a usá-lo faz pouco tempo e agora me surgiu uma dúvida.

 

Preciso montar uma fonte DC pra um trabalho da faculdade e estava emulando-o no proteus.

 

No geral tenho 2 perguntas:

 

1. O Circuito para uma fonte Vcc de 15V 1A está correto? Preciso adicionar mais algum componente?

2. Nas duas imagens temos o mesmo circuito, certo? Porém na imagem 2 quando eu dou o "play" aparece mensagens de erro e não consigo simular o mesmo. Alguém sabe o porque?

 

 

Fonte.jpg

-

Screenshot_2.jpg

Depois que eu vi um circuito em um simulador alimentar um LED com 5V sem resistor e não acusar erro eu nunca mais usei um simulador.

Em relação a adicionar mais alguma coisa, depende do que você vai alimentar com essa fonte, mas eu adicionaria pelo menos um capacitor cerâmico de 100nF desacoplando a entrada do regulador e um resistor de carga na saída(como a tensão é fixa pode ser um LED como carga).

Só um detalhe, se você precisar exatamente dos 1A na carga o transformador deve ter pelo menos 1,5A.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Picco

Eu achei esse circuito dele estranho.... me limitei ao problema huauhauhahua

 

já tive problemas no Proteus ... mas melhor que fazer tudo na mão ^^ Quanto ao led... hum... ele vai queimar, mas você pode muito bem fazer um circuito que tenha uma queda de tensão pelo led e ver outras coisa no circuit... quanto sobra de tensão... Por vezes você pode colocar o led como um redutor de tensão de um circuito qualquer para poder simular outra coisa que não tem nenhuma relação com ligar um led com resistência.

 

Se por acaso você queria saber qual a corrente que vai passar pelo sistema com esse led ligado (só por curiosidade) iria piscar a tela e dar sinal de erro, e o estudo? A curiosidade?

 

Antes de jogas uma ferramenta dessas no lixo é bom aprender a contornar os problemas... nem tudo é acender um led e coisas simples. Pelo menos no meu mundo estranho ^^

adicionado 8 minutos depois

Se não tivesse opção para colocar meu arduino... ou pics ou tantos ci's eu tava é na vala... tava era é $%$%$ huahuahuahua

 

Teria que ser milionário lol (exagero é claro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

@Picco

Eu achei esse circuito dele estranho.... me limitei ao problema huauhauhahua

 

já tive problemas no Proteus ... mas melhor que fazer tudo na mão ^^ Quanto ao led... hum... ele vai queimar, mas você pode muito bem fazer um circuito que tenha uma queda de tensão pelo led e ver outras coisa no circuit... quanto sobra de tensão... Por vezes você pode colocar o led como um redutor de tensão de um circuito qualquer para poder simular outra coisa que não tem nenhuma relação com ligar um led com resistência.

 

Se por acaso você queria saber qual a corrente que vai passar pelo sistema com esse led ligado (só por curiosidade) iria piscar a tela e dar sinal de erro, e o estudo? A curiosidade?

 

Antes de jogas uma ferramenta dessas no lixo é bom aprender a contornar os problemas... nem tudo é acender um led e coisas simples. Pelo menos no meu mundo estranho ^^

Não entendi nada do que você falou a respeito do LED. Eu falei para usar um LED como carga mínima para fonte porque qualquer fonte deve ter uma carga mínima e não pode ficar em flutuação. Outra coisa, quando falo para usar um LED não é para ligar o LED direto nos 15V e sim passar por um resistor obviamente.

 

Eu prefiro fazer tudo na mão do que usar um simulador, primeiro porque você vai estar ligando o circuito real, segundo você vai pegar experiência que só consegue pondo a mão na massa e terceiro como já mencionei, existem coisas que os simuladores não levam em consideração portanto uma montagem prática vai ser bem diferente da montagem no simulador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Picco

Do led você falou que ligou o led em 5V sem resistência e o simulador não deu erro... eu to dizendo que ele dar erro seria um problema caso você queria ver outras coisas. E cada "erro" o simulador parar não vai ter opção para você ver como ele se comporta... e tem amperímetro e voltímetro virtual do mesmo para você ver como está tudo e não só "ah! não deu erro está tudo bem" ...  "2A no led de 20mA vai ficar tudo bem!" huahuahua ai já é erro de estudo do que do simulador. 

 

Sim... por exemplo tem pic no Arduino que algumas funções foram colocadas de lado (como resest quando o mesmo não é aterrado) assim quando você passa para o real pode ter problemas... mas simulador é uma mão na roda gigante oferecendo o princípio básico de tudo.

 

Eu não vou comprar um transformador super caro... um pic ou controladores só para fazer um teste...

 

E, sim, eu valorizo* a "mãos na massa". Mas dai jogar fora ferramentas boas já é outro assunto ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa coisa de usar simulador ou não existem casos e casos. Com a prática percebi quais circuitos de teste fica melhor em simulação ou não.

 

Por exemplo, uso simuladores em circuitos que precisam de comparadores de tensão, amplificadores operacionais, reguladores de tensão, algumas experiências com o 555, alguns circuitos digitais com portas lógicas, CMOS, TTL ,alguns circuitos transistorizados e alguns circuitos que envolvam micro controladores.

 

E também tem os circuitos que ele mais atrapalha do que ajuda como: Circuitos com transformadores, alguns tipos de amplificador (transistorizado), Circuitos que necessitam de várias formas de clock e/ou frequência, circuitos que são meio instáveis (como osciladores transistorizados ou certos circuitos lógicos digitais) e também aplicações que envolvam RF (esses só na prática mesmo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

@Picco

Do led você falou que ligou o led em 5V sem resistência e o simulador não deu erro... eu to dizendo que ele dar erro seria um problema caso você queria ver outras coisas. E cada "erro" o simulador parar não vai ter opção para você ver como ele se comporta... e tem amperímetro e voltímetro virtual do mesmo para você ver como está tudo e não só "ah! não deu erro está tudo bem" ...  "2A no led de 20mA vai ficar tudo bem!" huahuahua ai já é erro de estudo do que do simulador. 

 

Sim... por exemplo tem pic no Arduino que algumas funções foram colocadas de lado (como resest quando o mesmo não é aterrado) assim quando você passa para o real pode ter problemas... mas simulador é uma mão na roda gigante oferecendo o princípio básico de tudo.

 

Eu não vou comprar um transformador super caro... um pic ou controladores só para fazer um teste...

 

E, sim, eu valorizo* a "mãos na massa". Mas dai jogar fora ferramentas boas já é outro assunto ^^

Se o simulador deixa passar esses esses pequenos erros então pra mim não serve pra muita coisa, além do mais, imagina uma pessoa que está iniciando na área técnica e ver esse LED ligado no simulador e quando for ligado na prática queimar o LED, o que ele vai pensar? Talvez ele ache que o LED está com problemas ou alguma ligação errada que fez.

 

Na minha opinião um simulador deve seguir a risca tudo e não deixar passar pequenos erros, se não, não pode ser considerado um simulador, pois simulador é feito para simular o real e o real quando liga um LED em 5V sem resistor queima.

 

Quanto a questão de comprar um transformador só para testes, bom, se você tem alguma experiência com eletrônica e faz montagens provavelmente você vai ter uma fonte de alimentação, ou você pode fazer como eu, retirar componentes de sucata para aproveitar nas montagens, é bem mais barato e os componentes são mais confiáveis do que os novos vendidos nas lojas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Picco disse:

Quanto a questão de comprar um transformador só para testes, bom, se você tem alguma experiência com eletrônica e faz montagens provavelmente você vai ter uma fonte de alimentação

Eu não estou com dinheiro nem para comprar "sacolé"(como diria o povo do sul) huahuaahu ainda não sou formado ^^

 

Eu tenho algumas fontes aqui de baixa tensão de saída de aparelhos antigos ^^ Osciloscópio nem ferrando que compro isso ^^

 

13 minutos atrás, Mestre88 disse:

Circuitos que necessitam de várias formas de clock e/ou frequência, circuitos que são meio instáveis (como osciladores transistorizados ou certos circuitos lógicos digitais) e também aplicações que envolvam RF (esses só na prática mesmo).

Eu vi isso aqui na comunidade um dia desses ^^ mas por colocar referencia... tem que fazer algumas "gambiarras" para funcionar. Ainda estou estudando isso .

 

---------

usando ainda simuladores até onde der ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Eu não estou com dinheiro nem para comprar "sacolé"(como diria o povo do sul) huahuaahu ainda não sou formado ^^

 

Eu tenho algumas fontes aqui de baixa tensão de saída de aparelhos antigos ^^ Osciloscópio nem ferrando que compro isso ^^

 

Eu vi isso aqui na comunidade um dia desses ^^ mas por colocar referencia... tem que fazer algumas "gambiarras" para funcionar. Ainda estou estudando isso .

 

---------

usando ainda simuladores até onde der ^^

Tem muita sucata que eu retiro componentes que acho nas ruas, TVs, receptores de satélite, etc, não gasto um tostão, mas se você for nos ferro velhos e comprar placas por quilo não vai pagar caro, aqui na minha cidade eu pago R$2,00 o kilo e da pra comprar muita coisa em 1 kilo de sucata. Se você já tem algumas fontes de baixa tensão já da pra quebrar um galho, a maioria dos circuitos funcionam em 12V ou menos, você pode arrumar uma fonte de impressora que não tenha uma tensão maior de 30V e fazer um circuito com um LM317 para variar a tensão da saída, a minha fonte reserva de bancada eu faço assim, mas uso uma fonte de 19V então a tensão máxima será de 16V aprox.

 

Quando comecei a uns 25 anos também não tinha muita coisa, só uma fonte, um ferro de solda, estanho e um multímetro, é o mínimo pra se montar algo, hoje já tenho um pouco mais que isso:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

adicionado 0 minutos depois
15 minutos atrás, Picco disse:

Tem muita sucata que eu retiro componentes que acho nas ruas, TVs, receptores de satélite, etc, não gasto um tostão, mas se você for nos ferro velhos e comprar placas por quilo não vai pagar caro, aqui na minha cidade eu pago R$2,00 o kilo e da pra comprar muita coisa em 1 kilo de sucata. Se você já tem algumas fontes de baixa tensão já da pra quebrar um galho, a maioria dos circuitos funcionam em 12V ou menos, você pode arrumar uma fonte de impressora que não tenha uma tensão maior de 30V e fazer um circuito com um LM317 para variar a tensão da saída, a minha fonte reserva de bancada eu faço assim, mas uso uma fonte de 19V então a tensão máxima será de 16V aprox.

 

Quando comecei a uns 25 anos também não tinha muita coisa, só uma fonte, um ferro de solda, estanho e um multímetro, é o mínimo pra se montar algo, hoje já tenho um pouco mais que isso:

 

Esqueci de comentar sobre o iniciante nesses simuladores... sim, é difícil... seria interessante dar tipo antes de iniciar as simulações uma mensagem "você já leu os datasheets dos seus componentes?" ^^ por enquanto é o que tem para janta ^^

 

Sim, já pensei em montar uma fonte regulável só para fazer uns testes a mais... mas ainda não surgiu algo nesse sentido eu precise com urgência. Aqui na comunidade tem projetos e eu já ajudei a montar outros também ^^

 

Eu vou precisar comprar uma mesa de retrabalho para isso... está nos meus planos (futuros) para aproveitar a sucata sem sair queimando tudo com minha solda T_T

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem por aí @Picco comecei a 18 anos atrás da mesma forma, com um ferro de solda, um multímetro xing ling, algumas ferramentas e um pouco de sucata que as pessoas me davam por saber que eu gosto da coisa.

Realmente, componentes retirados desses aparelhos são melhores que os comprados, o único cuidado que tenho é de testar antes para saber se não estou retirando justo o componente queimado da sucata (pois já aconteceu).

 

21 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Osciloscópio nem ferrando que compro isso

Eu também achava que não, mas há pouco tempo atrás fui a uma loja de coisas usadas e vi um lá bem antigo mas bem conservado, comprei por 50 reais e o defeito era apenas um fio solto e um capacitor aberto. Como mexo com eletrônica apenas por hobby não me importo se é de tubo ou não ou se tem quase 40 anos de uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

comprei por 50 reais e o defeito era apenas um fio solto e um capacitor aberto. Como mexo com eletrônica apenas por hobby não me importo se é de tubo ou não ou se tem quase 40 anos de uso.

Eita uhauhauhauhaahuuha Valeu a pena ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Bommu Perneta disse:
adicionado 0 minutos depois

 

Esqueci de comentar sobre o iniciante nesses simuladores... sim, é difícil... seria interessante dar tipo antes de iniciar as simulações uma mensagem "você já leu os datasheets dos seus componentes?" ^^ por enquanto é o que tem para janta ^^

 

Sim, já pensei em montar uma fonte regulável só para fazer uns testes a mais... mas ainda não surgiu algo nesse sentido eu precise com urgência. Aqui na comunidade tem projetos e eu já ajudei a montar outros também ^^

 

Eu vou precisar comprar uma mesa de retrabalho para isso... está nos meus planos (futuros) para aproveitar a sucata sem sair queimando tudo com minha solda T_T

O problema dos datasheets em relação aos iniciantes é que não é fácil decifrar as informações lá e nem sempre o que está lá você pode usar como referência, por ex., se você pegar um transistor qualquer que tenha uma Ic de 5A e na prática você for querer passar os 5A por ele, vai queimar, o que acontece é que aquelas medições são feitas em situações especiais, se você pegar um gráfico da potência dissipada x temperatura verá que você só consegue obter a potência indicada no datasheet se o transistor permanecer em 25 graus, coisa que na prática não é possível, isso tudo você aprende na prática e não usando simuladores.

Eu fiquei quase um mês fazendo testes com transistores ligados para aumentar a corrente de reguladores como o LM317 e no início eu usei um transistor que no datasheet indica 4A de Ic, mas na prática ele suporta 1A, queimei vários, os vídeos dos experimentos estão no meu canal se quiser dar uma olhada.

Mesa de retrabalho ou estação de retrabalho? Estação de retrabalho é aquelas com ar quente para trabalhar com SMD.

adicionado 2 minutos depois
48 minutos atrás, Mestre88 disse:

Bem por aí @Picco comecei a 18 anos atrás da mesma forma, com um ferro de solda, um multímetro xing ling, algumas ferramentas e um pouco de sucata que as pessoas me davam por saber que eu gosto da coisa.

Realmente, componentes retirados desses aparelhos são melhores que os comprados, o único cuidado que tenho é de testar antes para saber se não estou retirando justo o componente queimado da sucata (pois já aconteceu).

 

Eu também achava que não, mas há pouco tempo atrás fui a uma loja de coisas usadas e vi um lá bem antigo mas bem conservado, comprei por 50 reais e o defeito era apenas um fio solto e um capacitor aberto. Como mexo com eletrônica apenas por hobby não me importo se é de tubo ou não ou se tem quase 40 anos de uso.

Belo achado esse osciloscópio, antes de eu me mudar pro interior eu vi num ferro velho um aparelho que pelo que me lembro era um gerador de RF, não comprei na época por estar desempregado, mas a mulher do ferro velho queria 150 reais por ele, talvez você conheça o ferro velho, fica na rua dos coqueiros aí em SA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Tem que ter temperatura adequada... aqui nos tópico tem alguns casos disso ^^

Eu estava lendo um texto em inglês sobre como lê datasheet do diodo... fiquei zonzo. Mas é por ai X)

 

4 minutos atrás, Picco disse:

Mesa de retrabalho ou estação de retrabalho?

Eles chamam isso de tantos nomes que nem sei mais... Sim, é para tirar smd, eu quero e gosto de testar placas de vídeo e placas mãe... vários componentes smds que não dá para tirar a não ser se você for adepto da prática da marreta ^^ (tem vídeo disso no youtube, do cara marretando a placa hauhauhauha )

adicionado 2 minutos depois

ah... vou ver o canal. Já assistir o vídeo de +30 min de como você organiza teu material huauhauhahua... se gostar me inscrevo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Picco disse:

Em relação a adicionar mais alguma coisa, depende do que você vai alimentar com essa fonte, mas eu adicionaria pelo menos um capacitor cerâmico de 100nF desacoplando a entrada do regulador e um resistor de carga na saída(como a tensão é fixa pode ser um LED como carga).

Só um detalhe, se você precisar exatamente dos 1A na carga o transformador deve ter pelo menos 1,5A.

 

Obrigado pelas dicas! Justo as que eu precisava.

 

Em relação as outras mensagens, peço perdão por meu circuito estar "estranho" pois como eu já disse estou iniciando na área.

 

E sim, eu pretendo (e devo) montar na prática, apenas não tenho os componentes em mão ainda, e principalmente o transformador. O que me resta são os simuladores.

 

Qualquer outra informação útil em relação à montagem de fontes eu fico imensamente agradecido.

 

Boa noite senhores e obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Sim. Tem que ter temperatura adequada... aqui nos tópico tem alguns casos disso ^^

Eu estava lendo um texto em inglês sobre como lê datasheet do diodo... fiquei zonzo. Mas é por ai X)

 

Eles chamam isso de tantos nomes que nem sei mais... Sim, é para tirar smd, eu quero e gosto de testar placas de vídeo e placas mãe... vários componentes smds que não dá para tirar a não ser se você for adepto da prática da marreta ^^ (tem vídeo disso no youtube, do cara marretando a placa hauhauhauha )

adicionado 2 minutos depois

ah... vou ver o canal. Já assistir o vídeo de +30 min de como você organiza teu material huauhauhahua... se gostar me inscrevo. 

Eu conheço e escuto as pessoas falarem em estação de retrabalho...

 

Tem um equipamento mais barato e indispensável se você quer trabalhar com placas mãe, pulseira anti estática e se possível uma manta anti estática para usar na bancada.

 

90% desses componentes são retirados de sucata, eu montei varias coisas usando eles, a minha fonte de três saídas tudo foi reaproveitado de sucata, a única coisa que comprei foi a caixa de ferro, os bornes, o interruptor principal e o fio esmaltado que usei para enrolar o transformador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Picco disse:

Tem um equipamento mais barato e indispensável se você quer trabalhar com placas mãe, pulseira anti estática e se possível uma manta anti estática para usar na bancada.

O que eu já "dedei" (no bom sentido) minhas placas mãe e de vídeo sem pulseira anti estática não está no gibi huahuahuahua

 

Sei que não é o correto ^^

 

3 minutos atrás, Picco disse:

90% desses componentes são retirados de sucata, eu montei varias coisas usando eles, a minha fonte de três saídas tudo foi reaproveitado de sucata, a única coisa que comprei foi a caixa de ferro, os bornes, o interruptor principal e o fio esmaltado que usei para enrolar o transformador.

Ainda vou entrar nessa parte ... minha eng é da computação ^^ isso e motores estão nos meus alvos futuros;

 

Valeu pela dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!