Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dificuldades em exercícios básicos de Pascal


Posts recomendados

Hello everyone!

Vou usar este tópico para tirar todas as minhas dúvidas básica referentes a exercícios e afins no estudo de Pascal, para ficar tudo agrupado no mesmo.

 

Eu peguei uma apostila de algoritmos para ler, e é ensinado o básico de Pascal junto a mesma. Estou em uma parte com exercícios, e estou tendo algumas dificultades, como resolver um cálculo 1/2.

 

PAZtuaB.png

 

Eu fiz desse jeito:

QnKraSq.png

 

Deu este erro:

LmIJUp0.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, DiF disse:

@AlexandreKG Talvez você tenha que usar o DIV para obter o quociente da divisão..

 


n3 := (n1) DIV (n2)

Mas veja,  seu n3 é do tipo real, e os outros são integer.

 

O resultado de 1/2 não é inteiro, então eu não posso declarar n1 e n2 como integer, e n3 como real?

 

Então para dividir 1/2 eu preciso usar n1 div n2 ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @AlexandreKG.

 

Qual o seu compilador?

 

 

 

Vamos lá:

 

16 horas atrás, AlexandreKG disse:

O resultado de 1/2 não é inteiro, então eu não posso declarar n1 e n2 como integer, e n3 como real?

Não, não não pode! (traduzindo: sim, pode declarar) a divisão de inteiros resulta em real mesmo (por exemplo, o n3 não poderia ser integer também... ou os 3 poderiam ser real, pois real/real = real)... Teoricamente a declaração está certa!.

 

Tente se atentar ao erro informado (nem sempre acerta, mas geralmente é um bom indicativo).

 

Veja:

Em "Line/.."  (acho que deve ser Line/Column), na "9/7" tem ":

Citação

"Hint: use DIV instead to get an integer result"

Traduzindo (Google Translator) fica:

Citação

"Dica: use DIV em vez disso para obter um resultado inteiro"

 

Ou seja, HINT = Dica! É uma sugestão...  Ele não diz que está errado, apenas que existe outras possibilidades...

 

 

Mais a baixo em 12/1 tem:

Citação

cannot open output file c:\xxx\firstp~1.exe : Permission denied
Error: Erro while linking
FirstPascal compile sucessfully

 

Traduzindo:

Citação

Não é possível abrir arquivo de saída c: \ xxx \ firstp ~ 1.exe: Permissão negada
Erro: Erro ao ligar
FirstPascal compila com sucesso

 

Ou seja, está dando algum erro com o seu programa de compilação. Acusa erro no arquivo gerado, ou seja, o programa gerado está sem alguma permissão... Se foi gerado, possa ser que o "FistPascal" não esteja conseguindo abrir devido ao Windows (ou SO que use), pois a permissão contida no arquivo não permite...  Ou devido a alguma falha, o compilador não conseguiu "linkar" os componentes necessários para o seu programa funcionar (tecnicamente falando, poderia ser a "linkagem" de alguma biblioteca de comandos do Pascal, como a System, ao seu algoritmo, ou seja, pode não está conseguindo juntas as coisas... obs.: isso é apenas um suposição apenas para contextualização!!! ).

 

Em relação a última parte, diz que "compilou com sucesso". Ai não entendi se compilou com sucesso mesmo e o erro sobre a permissão negada foi para abrir o programa (o arquivo foi criado, mas não conseguiu abrir), ou se esse "sucesso" foi apenas dizer que chegou a fim da compilação (tentou gerar o arquivo, mas não conseguiu..).  (entra no contexto de "nem sempre acerta", pelo menos com precisão).

 

Outros programas estão funcionando nesse seu compilador???

 

Tente ir na pasta onde está esse executável que foi gerado na compilação e tente abrir...

 

 

 

Testei no Free Pascal Compiler e funcionou perfeitamente. Código testado:

program Exercicio_23 ;
var
  n1 :integer;
  n2 :integer;
  n3 :real;
begin
n1:=1;
n2:=2;
n3:=n1/n2;
writeln(n3);
readln;
end.

 

 

No aguardo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...