Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela do PC desligando alguns segundos após carregamento da área de trabalho.


Posts recomendados

Olá pessoal.

 

Estou com um sério problema com o meu Windows que começou hoje e já tentei de tudo e não consigo resolver.

Ao ligaro PC o Windows carrega normalmente até entrar na área de trabalho. 3 segundos depois de carregar a area de trabalho, ele simplesmente desliga o monitor, que fica sem sinal de vídeo. Não é tela preta como alguns usuários as vezes relatam. Até ja tive esse problema de tela preta, umas duas vezes, há um tempo atrás, mas eles se resolveram sozinhos ao que me recordo. 

 

Dessa vez é o vídeo mesmo que para de funcionar. Ele desliga o sinal de vídeo  após carregar a área de trabalho mas, no entanto, o PC continua funcionando e, ao que tudo indica, pelos sons e o led do HD, o Windows fica funcionando também , só não aparece nada na tela porque ela para de receber o sinal de vídeo.

 

Já verifiquei os hardwares para ver se era problema com algum deles, como a placa de vídeo e as memórias, mas está tudo ok. 

Tanto que o problema não acontece se entro, por exemplo, pelo modo de segurança ao iniciar o PC. Os drives da máquina, o Windows, bem como o driver de vídeo, estão todos atualizados. E estavam funcionando normalmente até então.  

Pelo modo de segurança já tentei restaurar o Windows 10 para pontos anteriores ao dia de hoje, mas nada. Ele até dá a mensagem de que foi restaurado com êxito, mas o problema do vídeo desligar permanece. 

 

Também pelo modo de segurança consegui fazer um scannow pelo prompt de comando, como alguns usuários sugeriram, mas também não adiantou. Ao usar esse comando, após a verificação que ele faz, aparece uma mensagem dizendo que há dois arquivos que não puderam ser reparados mas não diz quais são. E também não sei se eles têm algo a ver com esse problema.

 

Ao abrir o "histórico de comfiabiliade", aparece uma lista de alguns erros. Sendo que um deles aconteceu mais vezes hoje e justamente nos horarios os quais fiz tentativas de iniciar o Windows normalmente. Ao abrir esse histórico de erro que se repetiu mais vezes, aparece a mensagem com os seguintes detalhes: 

 

Nome de Evento de Problema: LiveKernelEvent
Código: 141
Parâmetro 1: ffffaa0cf535e010
Parâmetro 2: fffff805d2f0f44c
Parâmetro 3: 0
Parâmetro 4: 470
Versão do SO: 10_0_14393
Service Pack: 0_0
Produto: 256_1
Versão do sistema operacional: 10.0.14393.2.0.0.256.48
Identificação da Localidade: 1046

 

Não sei ao certo o que possa ser, nem como resolver. Pesquisando por esse evento na internet, muitos dizem se tratar de problemas com o driver de vídeo, o que faz certo sentido no meu caso, uma vez que é justamente o video que para de funcionar assim que a minha área de trabalho é carregada. Mas se for isso mesmo, como resolvo se a minha tela apaga assim que carrega a área de trabalho?

 

Pelo Modo de Segurança e acessando o Gerenciador de Dispositivos, eu até desinstalei o drive mais atual de vídeo, que vinha funcionando até então, e o apaguei como tentativa de resolver o problema caso ele estive ocasionando o mesmo. Mas quando reinicio o PC o Windows "encontra" um drive, provavelmente o anterior, e reinstala. A tela volta ao normal mas, 3 segundos depois de carregar a area de trabalho, novamente ela se apaga, e não há sinal de vídeo.

 

Alguém consegue me ajudar, ou sugerir possíveis soluções?

Lembrando que eu só consigo ter vídeo quando em modo de segurança. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retomando aqui a minha dúvida sobre o problema que descrevi antes.

 

Tentando encontrar uma solução para o problema, entrei no Windows 10 pelo modo de segurança e percebi que o vídeo funcionou perfeitamente, sem apagar mais a tela. Ou seja, comecei a achar que o problema estava então no drive da placa que, até então, nunca tinha apresentado problemas com nenhum drive lançado para ela. 

Desativei o bendito drive, fiz uma limpeza geral no sistema, e reiniciei a máquina. Ela voltou ao normal, dando vídeo também normalmente. Só que o sistema passou a usar o drive básico de vídeo do Windows para isso, já que não havia mais o drive especifico da placa instalado.

 

Todo o meu sistema estava e está atualizado e certinho. 
E não conformado com essa situação repentina, fui no site da Nvidia e baixei uma nova versão do drive que, coincidentemente, saiu dois dias depois do problema acontecer. Instalei o bendito drive para ver se voltava ao normal, achando que o anterior pudesse, de repente, estar corrompido e, logo que a máquina reiniciou, o problema retornou. 

Só dá tempo de carregar a área de trabalho e 5 segundos depois não dá mais vídeo e a tela se apaga, embora o windows continue funcionado. 

 

Já fiz todas as limpeza possíveis, reverti instalações de atualizações, desmontei e montei os hardwares e tudo funciona normalmente. Só que, agora, se instalo um drive especifico para a placa (que é uma GTX970), mesmo que seja um atualizado, o Windows para de dar vídeo após carregar a tela da área de trabalho.  Então tenho tenho que voltar a desinstalá-lo para deixar o windows usar o drive básico de vídeo, se não fico sem imagem.

 

O problema é que tenho vários programas que dependem das funcionalidades gráficas da placa, como programas de imagem e vídeo e até jogos. E deixando ela funcionar com o drive básico do windows, essas funcionalidades não ficam ativas e os programas que delas dependem, não carregam corretamente.

 

Alguém consegue me elucidar e sugerir possíveis soluções para esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!