Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conta de luz e consumo VERDADEIRO


Posts recomendados

Abri um tópico para eu conseguir entender isso...

Eu fiz um teste aqui:

Meu PC é um Phenom II X2 Overclockado + GTX550TI Overclockado + 2HDS + 4 USB usados + 2RAM DDR3, sem DVD e single-moinnitor.

Como eu calculo (sem usar aparelhos de medição) usando uma base, e com margem de erro?

 

Poderia me explicar como funciona esse Watts?

por exemplo, 650W é em que? 1Hr? 1s? 0.01?

Como eu posso calcular quanto eu uso em 8Hrs ? (assim eu posso calcular quanto eu gastaria na conta de luz)

Obg <3

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo  Esse 650W é a fonte recomendada.

Se sua maquina é 492W em FULL (desempenho máximo) "supondo" eficiência de 100% (nunca fisicamente).

Transforme a Potencia em kW (/1000) que no caso seria ~0,5 kW, multiplicando por uso diário, exemplo 8 horas: ~4 kWh a mais na sua conta de energia, claro considerando uma fonte de 492W com 100% de eficiência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Raul Melo disse:

Como eu calculo (sem usar aparelhos de medição) usando uma base, e com margem de erro?

Sem ter como medir, literalmente é na base do chute. Talvez olhando algum review / teste das suas peças, mas primeiro que não deve ter nenhum (sua config é meio exótica), segundo que depende muito do que você faz com seu PC, terceiro que depende da fonte...

 

Sério, tem que usar um desses.

 

Se não quiser, uma outra opção é jogar tudo num desses calculadores e chutar que ele dobra o que realmente consome.

 

16 minutos atrás, Raul Melo disse:

Poderia me explicar como funciona esse Watts?

por exemplo, 650W é em que? 1Hr? 1s? 0.01?

Como eu posso calcular quanto eu uso em 8Hrs ? (assim eu posso calcular quanto eu gastaria na conta de luz)

Na prática (sem explicar como funciona qualquer coisa), você pega o consumo em Watts (W) e multiplica pelo número de horas usadas. Digamos, 650W * 8h = 5200Wh = 5.2kWh.

 

Sua conta de luz vem em X R$ para cada kWh (tem que ver quanto eles cobram na sua cidade), então basta pegar o custo e multiplicar pelo consumo em kWh.

 

Ou seja, custo (R$) = Watts (W) * Horas (h) * tarifa (R$/kWh) / 1000

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zopek @Imakuni  uso para jogos, full-load em quase 7hrs por dia.

Tomemos como base então que eu use os 430W (CX430) da minha fonte.

seria 430/1000 = 0.4Kw x8hrs = 3,44KWh (ou seja, eu uso 3,44KW em 8 horas, ok?)

em 30 dias seria 103KW.

ai eu pego 103KW x 0,83516 (acho que é isso, peguei do site da Light porque não tenho nenhuma conta em mãos disponivel agora)

= 86R$

certo?

 

adicionado 0 minutos depois
11 minutos atrás, Imakuni disse:

(sua config é meio exótica)

ue asdokaõdfkãsfo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Raul Melo disse:

@zopek @Imakuni  uso para jogos, full-load em quase 7hrs por dia

"Uso para jogos" não quer dizer nada. Com o mesmo setup em  "100%" de load na CPU e GPU, eu já vi tanto 270 como 320w puxados da parede.

 

Já falei e repito: só tem uma forma de saber o consumo, e é usando um aparelho para medir. Qualquer coisa que não seja isso, é na base do chute. Pode ser um chute melhor ou pior, mas nunca vai deixar de ser chute.

 

2 minutos atrás, Raul Melo disse:

Tomemos como base então que eu use os 430W (CX430) da minha fonte.

seria 430/1000 = 0.4Kw x8hrs = 3,44KWh (ou seja, eu uso 3,44KW em 8 horas, ok?)

em 30 dias seria 103KW.

ai eu pego 103KW x 0,83516 (acho que é isso, peguei do site da Light porque não tenho nenhuma conta em mãos disponivel agora)

= 86R$

certo?

A simplificação seria essa mesmo, embora os valores com certeza estejam errados (já expliquei porquê).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Raul Melo disse:

@Imakuni Eu posso fazer um chute pra mais ou menos?

Tipo essa minha conta seria o pior cenario possivel certo?

Eu diria que esse seu chute já foi para mais, BEM para mais...

 

Infelizmente, não conheço tão bem as peças dessa era para saber do consumo delas, mas se fosse para apostar, eu diria que essa conta está dando ainda maior que o "pior cenário possível" (tirando, claro, a parte de ter mais horas de uso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni @zopek e tem a eficiencia de 80% também. Faltam 20% de Watts jogados fora rsrsrs

Como deu 80R$ eu chutaria uns 55$ já que utilizo mais que 8hrs.

Vou tentar adquirir um aparelho desse.

Agora, outra pergunta...

Tem algum modo ou alguma configuração, ou algum aparelho que diminua o consumo ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha eu aqui rsrs.

Você não gosta de usar TDP das peças para calcular o consumo, mas é uma informação que ajuda bastante no cálculo.

Atualizar seu setup é uma boa forma de diminuir o consumo. Tirar o OC das peças e deixar em stock também é uma opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Raul Melo disse:

@Imakuni @zopek e tem a eficiencia de 80% também. Faltam 20% de Watts jogados fora rsrsrs

Como deu 80R$ eu chutaria uns 55$ já que utilizo mais que 8hrs.

Então, assumindo que você meça da parede, não precisa se preocupar com a eficiência, ela já está embutida na medida final.

 

3 minutos atrás, Raul Melo disse:

Tem algum modo ou alguma configuração, ou algum aparelho que diminua o consumo ou algo do tipo?

Algum aparelho, não. Se sua casa tiver uma instalação 220v, vai consumir menos que 110*. E se sua fonte fosse melhor (digamos, 80+ gold), consumiria menos também. Além disso, você pode tentar fazer undervolt nas peças, ou mesmo substituí-las por peças mais modernas e econômicas.

 

Mas com relação a algo que você ponha entre a tomada e o cabo do PC, não tem.

 

 

*Nota: se sua casa for 110, nem perca tempo com um transformador, pois isso só vai aumentar o consumo (graças à perda própria), não diminuir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Se sua casa tiver uma instalação 220v

Tem 220 sim, uso nos ar condicionadores, mas não possuo onde fica o PC.

5 minutos atrás, Imakuni disse:

E se sua fonte fosse melhor

Qual melhor que a CX430 ?

5 minutos atrás, Imakuni disse:

você pode tentar fazer undervolt nas peças, ou mesmo substituí-las por peças mais modernas e econômicas.

Fora de questão

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Mas com relação a algo que você ponha entre a tomada e o cabo do PC, não tem.

 

Que pena :c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!