Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Variavel não auteravel


Posts recomendados

Olá, eu tenho que fazer um programa em Java que pegue uma variável do tipo private de outra class sem ser a main, até ai tudo bem, já consegui fazer isso, o problema é que a variável só pode ser alterada uma vez, ou seja, quando ela for setada ela não pode mais ser modificada de jeito nenhum. O que eu fiz foi o seguinte:

 

Essa é a class que contem a variável a ser alterada, que seria a variável "salario" que foi criada em modo private.

public class Dados {
    Scanner sc = new Scanner(System.in);
    private int salario;
    
    int getSalario(){
        return this.salario;
    }
    
    void setSalario(){
        if (salario == null){
            this.salario = sc.nextInt();
        }
        else{
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Não é possivel alterar o sálario");
        }
    }
    
}

Como já pode ser visto ei fiz um sistema para verificar se a variável já foi utilizada, sendo que se ela já foi utilizada ele não permite a alteração da mesma. Tem uma maneira melhor, mais segura e mais profissional de fazer com que ela não possa ser alterada depois de ser definida pela primeira vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@D4ni31 Bom dia

 

Existem outras formas, sim.

 

Crie uma variável booleana 

boolean salarioInformado = false;

e inicialize a variável salario com 0

 

private int salario = 0;

 

no seu método set

 

void setSalario() {
	if (!salarioInformado) {
        	salarioInformado = true;
		this.salario = sc.nextInt();
	} else {
		//seu aviso de erro
	}
}

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!