Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre formatação e recuperação de arquivos


Posts recomendados

Sou um pouco leigo ao se tratar de tecnologia, mas preciso muito de ajuda, uma colega minha pediu para que eu realizasse a formatação notebook dela, ela utilizava o Windows 8 e queria que eu instalasse o 7. Sempre formatei o meu PC e sempre deu certo, porém desssa vez, com o notebook dela deu problema.

Criei uma nova partição e copiei os arquivos para essa partição (pra não perder os arquivos), e ao realizar a formatação e tal, eu apaguei o Disco Local C pra instalar o Windows nele, e aí que começa o problema, no momento que fui continuar, apareceu uma mensagem dizendo que "O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado está no estilo da partição GPT." 

Ou seja, não consigo prosseguir com a instalação do Windows 7 e não consigo restaurar também, pois não tem mais o Disco Local C.

Os arquivos ainda estão salvos, mas não sei como acessá-los e transferi-los para um outro lugar.

Já vi uma solução desse problema, onde todos os arquivos são perdidos. 

 

O que eu posso fazer pra não perder os arquivos? Me ajudem!

 

Será que se eu arrumar um disco de instalação do Windows 8 e tentar restaurar eu consigo fazer isso sem perder os arquivos?

Ou se eu tentar instalar o Windows 8.1, terá o mesmo efeito do windows 8? 

Tem alguma forma de eu copiar os arquivos da partição para um outro local?

E tem uma partição de nome Recovery, que provavelmente é de recuperação do sistema, será que posso recuperar o sistema através dessa partição?

 

OBS: já tentei com o Windows 7 e 10, e nas duas ocasiões não foi possível continuar a instalação.

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples : baixe uma distro linux e crie como um live cd (grave num dvd ou use um pendrive),você poderá acessar os arquivos do disco rígido e salvá-los num hd externo,depois de tê-lo feito,se optar por Linux Mint ou Ubuntu,há um software chamado Gparted,é um gerenciador de partições,apague as partições e crie outras novas como MBR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Black Heart disse:

Simples : baixe uma distro linux e crie como um live cd (grave num dvd ou use um pendrive),você poderá acessar os arquivos do disco rígido e salvá-los num hd externo,depois de tê-lo feito,se optar por Linux Mint ou Ubuntu,há um software chamado Gparted,é um gerenciador de partições,apague as partições e crie outras novas como MBR.

Então, deixe me ver se entendi, é só eu criar um pendrive live do linux e dar boot pelo pendrive, que o notebook vai ligar pelo linux e eu conseguirei acessar o HD e fazer a transferência de arquivos. Vou tentar aqui. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editado: Esqueci de mencionar que o comando clean irá excluir todas as partições, inclusive a Recovery do Fabricante. Se antes quiser tentar o Recovery do Fabricante terá que ler o manual do note, procure na internet.

 

Estes dois problemas dá para resolver como indicou o Black Heart, mas pode acontecer também do instalador do Windows 7 não reconhecer o disco SATA do notebook pois ele não tem todos os drivers SATA AHCI.


Mas se mesmo assim voce quer tentar veja os passos abaixo:

 

-Backup de seus arquivos pessoais:
Faça como o Black Heart indicou use um CD Live Linux e salve em um pendrive ou HD Externo.
Sempre recomendo o Slacko Puppy, aqui o link para download direto, baixe o arquivo slacko-6.3.0.iso de 208MB:
http://distro.ibiblio.org/puppylinux/puppy-slacko-6.3.0/32/

Grave em um CD e inicie o computador pelo CD.

 

-Mudar o formato da Tabela de Partições (MBR ou GPT):
O Slacko Puppy tem o particionador Gparted, mas não basta excluir as partições para mudar o formato da Tabela de Partições (MBR ou GPT).
Isso voce pode fazer usando um DVD/USB de instalação do Windows 7 através do diskpart:
Inicie o computador com o DVD/USB de instalação do Windows 7.
Na tela do Idioma/teclado selecione o teclado ABNT2 e Avance.
Na próxima tela pressione SHIFT+F10 para chamar o Prompt de Comando e digite:
diskpart 
list disk 
select disk X (onde X é o disco desejado)
clean (zera o disco, inclusive a Tabela de Partições)
convert mbr (cria uma nova Tabela de Partições no formato MBR)
create partition primary align=4096 (isso pega todo o espaço da unidade)
format quick fs=ntfs label=Windows 
exit (para sair do diskpart)
exit (para sair do cmd)
Avance na Instalação Personalizada, não crie nenhuma partição, o Windows irá criar as partições necessárias automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Editado: Esqueci de mencionar que o comando clean irá excluir todas as partições, inclusive a Recovery do Fabricante. Se antes quiser tentar o Recovery do Fabricante terá que ler o manual do note, procure na internet.

 

Estes dois problemas dá para resolver como indicou o Black Heart, mas pode acontecer também do instalador do Windows 7 não reconhecer o disco SATA do notebook pois ele não tem todos os drivers SATA AHCI.


Mas se mesmo assim voce quer tentar veja os passos abaixo:

 

-Backup de seus arquivos pessoais:
Faça como o Black Heart indicou use um CD Live Linux e salve em um pendrive ou HD Externo.
Sempre recomendo o Slacko Puppy, aqui o link para download direto, baixe o arquivo slacko-6.3.0.iso de 208MB:
http://distro.ibiblio.org/puppylinux/puppy-slacko-6.3.0/32/

Grave em um CD e inicie o computador pelo CD.

 

-Mudar o formato da Tabela de Partições (MBR ou GPT):
O Slacko Puppy tem o particionador Gparted, mas não basta excluir as partições para mudar o formato da Tabela de Partições (MBR ou GPT).
Isso voce pode fazer usando um DVD/USB de instalação do Windows 7 através do diskpart:
Inicie o computador com o DVD/USB de instalação do Windows 7.
Na tela do Idioma/teclado selecione o teclado ABNT2 e Avance.
Na próxima tela pressione SHIFT+F10 para chamar o Prompt de Comando e digite:
diskpart 
list disk 
select disk X (onde X é o disco desejado)
clean (zera o disco, inclusive a Tabela de Partições)
convert mbr (cria uma nova Tabela de Partições no formato MBR)
create partition primary align=4096 (isso pega todo o espaço da unidade)
format quick fs=ntfs label=Windows 
exit (para sair do diskpart)
exit (para sair do cmd)
Avance na Instalação Personalizada, não crie nenhuma partição, o Windows irá criar as partições necessárias automaticamente.

Obrigado e só mais uma dúvida, após iniciar com a live do Linux, eu posso utilizar as portas USBs normalmente, não vai ter nenhuma restrição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero agradecer pelas respostas, felizmente consegui resolver a questão de recuperar os arquivos. Fiz como vocês disseram, baixei o Ubuntu, criei um pendrive live e iniciei o notebook através do pendrive, agora estou copiando os arquivos e enviando para o meu PC. Agora só falta instalar Windows 7 no notebook, e como tenho uma cópia dos arquivos, posso formatar sem nenhuma preocupação!

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@123saulo123 Desculpe a demora,estava ocupado,mas se conseguiste copiar usando linux,lembra-te sempre desta dica,o Ubuntu é uma excelente opção,porém há o WattOS,levíssimo e ter pemitirá rodar em qualquer computador com hardware básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, eu consegui fazer uma cópia dos arquivos, mas agora estou com um outro problema. Eu instalei o Windows 7, e quando eu reiniciei o notebook, ele entrou no reparo automático, mas não conseguiu reparar. Então instalei o Windows 10, pra ver se o problema era resolvido, mas aconteceu a mesma coisa. Na primeira vez consegui usar, acessei a internet, restaurei os drivers, mas só foi eu desligar e ligar novamente , que foi para o reparo automático de novo.

Por que será que isso está acontecendo?

E como solucionar?

O notebook é um Sony Vaio, o processador dele é de 64 bits, mas eu instalei usando o Windows de 32 bits, será que isso teve alguma influência nesse erro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!