Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
DavidsonBruno

Problema ao fazer dual boot entre Win10 e Ubuntu 16.04

Recommended Posts

Olá amigos,

 

Sou leigo no assunto, por isso resolvi abrir este tópico. Procurei atentamente a solução antes de postá-lo, porém se já estiver em discussão, fiquem à vontade para encerrá-lo e me redirecionar.

 

Tenho uma máquina rodando o Windows 10 e resolvi fazer Dual Boot com a versão 64bits da distribuição do Ubuntu 16.04.2. Ela consegue carregar os dados do pendrive tanto em UEFI como em Legacy.

 

Criei o pendrive Bootável, com sistema de arquivos FAT32. Criei uma partição não alocada com o Gerenciamento de Disco do Windows de 25GB, para dividi-la em 21GB para o Sistema e 4Gb para o Swap. Até aí tudo bem.

 

Inicializei o Live CD em modo de experimentação para criar as partições antes da instalação definitiva. Depois de abrir o GParted, precisei criar uma partição estendida, já que o limite é de 4 partições primárias que podem ser criadas. Dentro dela criei as partições listadas acima, uma em ext4 e outra em linux-swap.

 

Agora é que vem o problema.

 

Quando inicio a instalação, na primeira vez ele reconhece as redes disponíveis do Wi-fi e em vezes posteriores não. Por exemplo, se eu encerrar o modo de instalação e carregar novamente ele não é capaz de encontrar as redes disponíveis. Para isso eu preciso excluir as partições criadas através do Windows e repetir os passos acima todos outra vez. Mas isso não é um problema grave já que posso continuar a instalação normalmente na primeira vez que tento.

 

Porém, mais à frente, quando o Ubuntu deveria tentar reconhecer qualquer sistema operacional instalado ele pula diretamente para a tela de "Tipo de Instalação" e não exibe nenhuma partição que é reconhecida pelo GParted. Ou seja, não consigo definir a partição raiz nesta etapa da instalação. Alguma sugestão do que possa ser?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na tela 'Tipo de instalação' voce tem que clicar em 'Opção Avançada' para trabalhar com as partições:

 

ubuntu.JPG

 

Um bom tutorial é este;

http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/04/guia-instalacao-ubuntu-16-04-xenial-xerus.html

Editado por Fernando Apratto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Fernando Apratto Fala Fernando! Então, é exatamente isso. Em opções avançadas não aparece unidade nenhuma. Fica vazio, sendo que o GParted reconhece todas as partições. Essa tela que você me mostrou inclusive nem aparece no momento da instalação, ele avança direto para o que seria a tela de Opções Avançadas.

     

    Vou repetir o processo quando estiver com meu computador para capturar a tela e anexar neste post. Vai ficar mais fácil. Agradeço imensamente a dica!

    Editado por DavidsonBruno

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Caso persista o erro!!

     

    Vá no Gparted e exclua as partições criadas deixando como espaço não alocado....

     

    Recrie as partições dentro do próprio instalador do Ubuntu.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×