Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Tatohk

Possível problema de mobo? Ou seria do próprio HD?

Recommended Posts

Bom dia meus amigos. 

Estou com um problema em meu computador que vem me esquentando a cabeça nos últimos tempos. 

Minha placa-mãe é uma Asus P8H67-M EVO. 

Vou contar minha saga com essa mobo. 

Após cerca de 2 a 3 anos de uso, ela começou a dar problemas nas portas sata. As 4 portas sata 3gb se intercalavam em turnos de trabalho. As vezes umas funcionavam e outras não e depois trocavam de lugar. Até que as 4 portas sata pararam de funcionar, ficando apenas as 2 portas sata 6gb funcionando, sendo que essa duas nunca pararam. 

No caso estou com 2 HDs, um em cada porta sata 6gb, sendo que meu drive dvd nunca mais foi utilizado por não haver outra porta sata em funcionamento. 

Bom, vamos ao problema. 

Ao iniciar o PC, está ocorrendo mensagem de erro de SMART, Status bad, backup and replace. 

Estava com 2 HDs sendo o HD1 Samsung 1tb (particionado em 2) e o HD2 Seagate 1tb.

O HD2 apresentou o problema e como as vezes demorava a leitura, tinha barulhos, etc, eu o troquei e comprei um Seagate 3tb, já instalado como HD2 agora no lugar do outro. E eu dei merge nas partições que tinha no HD1, deixando apenas uma partição naquele HD, utilizando o próprio Windows para isso. Então fiquei com 2 discos, e nenhum deles particionado. 

Problema resolvido, ou era o que eu imaginava. 

Ficou um tempo sem dar nenhum problema de boot nem nada. 

Agora começou a dar o mesmo erro de SMART, mas para o HD1, aquele que foi dado merge nas partições. Não há barulhos e nada de velocidade alterada. Apenas essa mensagem ao iniciar. Tem 1 semana que tirei o outro Hd e só o outro dava problema de SMART antes. 

Na semana passada mesmo, antes de trocar o HD, rodei o seatools nos 2 HDs. Acusou erro no que foi trocado, porém, esse que está apresentando erro hoje, semana passada passou no teste seatools sem acusar nada. 

Então estou com a pulga atrás da orelha. 

Será que o HD tá zoado também, tendo ficado defeituoso em poucos dias ou será que pode ser problema da placa-mãe que vem causando estes problemas. 

Estou aberto a sugestões para verificar o problema e quem sabe encontrar uma solução. 

PS: uma troca de placa-mãe nesse momento é inviável. Preciso aguentar até ano que vem para trocar mobo junto com processador e memória, dando um up legal. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Otávio Augusto Simões Lima disse:

Será que o HD tá zoado também, tendo ficado defeituoso em poucos dias ou será que pode ser problema da placa-mãe que vem causando estes problemas. 

aviso dos parametros S.M.A.R.T. sempre é problema no HD.. então seus hd's por algum motivo estão indo pro espaco antes do tempo, ou as condicoes a q eles sao submetidos tem encurtado a vida util dos mesmos, como temperaturas elevadas, fonte de qualidade ruim, etc, etc, etc

Compartilhar este post

Link para o post

Informe pra nós o restante da configuração, principalmente a marca e modelo da fonte 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Então, minha fonte é uma Corsair RM850, com pouco mais de 1 ano de uso. 

Sobre as temperaturas, procuro sempre controlar. Para o processador uso watercooler corsair, tenho uma GTX970 bem ventilada, e 3 coolers extras de 12 no gabinete. 

Será que o fato de ter dado merge nas partições utilizando o próprio Windows pode ter acarretando algum problema lógico?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais