Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
William Santana

Projeto comandar controle portão pelo farol

Recommended Posts

Fala galera, quero uma ajudinha dos experts para elaboração de um projeto eletrônico.

Basicamente consiste em acionar o portão eletrônico pelo relampejo do farol do carro.

Sei que existe controle "TX car" que faz essa função, porém onde moro tenho que usar um botão do controle pra sair e outro pra entrar. Assim fica um pouco difícil colocar essa função associada ao relampejo.

Então preciso de circuito que funcione da seguinte maneira: 

1 toque  longo no relampejo - aciona relé 1

2 toques curtos no relampejo - aciona relé 2

Esses relés funcionarão como os switchs com meu controle de acesso.

E aí o que acham? Alguém me ajuda?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Precisa de um segundo controle pra adaptar no carro. 

Compartilhar este post

Link para o post

a minha dica é colocar o fio do farol baixo ligado no botao que você aperta para  sair e o fio do farol alto no botao para você entrar  ou  o contrário  

Editado por circuit

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 12 horas atrás, Mestre88 disse:

Precisa de um segundo controle pra adaptar no carro. 

Certo aí muito fácil, mas quero acionar o controle pelo farol alto, se colocar 2 controles acionará o dois portões ao mesmo tempo e como fica um portão aí lado do outro isso pode gerar incômodo na portaria. Por isso preciso de algo mais elaborado.

adicionado 22 minutos depois
    12 horas atrás, circuit disse:

a minha dica é colocar o fio do farol baixo ligado no botao que você aperta para  sair e o fio do farol alto no botao para você entrar  ou  o contrário  

Certo mas desse modo a noite o controle ficará acionado constante, uma vez que preciso ligar o farol do carro. Bom, coisas simples já foram pensadas, preciso de algo mais elaborado, um dispositivo que ao receber um pulso de 2 segundos 12v aciona o relé 1, e ao receber dois pulsos de 1 segundo 12v (no MESMO fio do primeiro) aciona o relé 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma ideia mais simples de acordo com o que você precisa seria:

Segurar lampejo por 2 segundos portão abre, se passar de 4 o portão fecha e se passar de 6 desliga (para quando precisar usar o farol alto direto). 

Precisa de 3 circuitos RC e um circuito de lógica simples pra fazer isso funcionar.

Para fazer da forma que pediu complica um pouco.  

Compartilhar este post

Link para o post
    11 horas atrás, William Santana disse:

Certo mas desse modo a noite o controle ficará acionado constante, uma vez que preciso ligar o farol do carro. Bom, coisas simples já foram pensadas, preciso de algo mais elaborado, um dispositivo que ao receber um pulso de 2 segundos 12v aciona o relé 1, e ao receber dois pulsos de 1 segundo 12v (no MESMO fio do primeiro) aciona o relé 2.

os controles  ja tem esta função tipo estes http://www.americanas.com.br/produto/15712176/controle-de-portao-12-vdc-tx-car-min?opn=YSMESP&WT.srch=1&loja=5984457000100&epar=&epar=bp_pl_00_go_pla_rlsa_novos_gmv&gclid=Cj0KEQjwg47KBRDk7LSu4LTD8eEBEiQAO4O6r57k74VUOX0KWzBrEQxbHlqNjUiExCIKQw4Yw1Fq0fcaAhQm8P8HAQ  ja vem com temporisador  interno portanto mesmo que  o farol fique ligado ele  so ligara no primeiro  momento  e depois se desligara altomaticamente ate que  venha o proximo  lampejo  ok 

Editado por circuit

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais