Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer uma formatação de "se" no excel?


Posts recomendados

Eu quero fazer uma tabela semelhante a "curva do esquecimento". A ideia é estudar um assunto, e depois revisar no dia seguinte, depois de 7 dias e depois de 30 dias. 

Então, queria fazer assim: Fazer um calendário com espaço pra escrever o que estudei no dia, então por exemplo: No dia 22/06/2017, eu escrevo "estudei momento linear em física". A ideia é: Se tem "física" na célula, soma a data + 7 dias e preenche essa do mesmo jeito que escrevi na primeira célula "estudei momento linear em física" na célula que tem a data 29/06/2017 (que seria no caso, 22/06/2017 + 7 dias). 

Tem como fazer? Eu tentei aqui com a função se, mas não funcionou do jeito que eu queria. Não achei uma função que preenchesse outra célula do jeitinho que queria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Saa_Weasley disse:

Eu quero fazer uma tabela semelhante a "curva do esquecimento". A ideia é estudar um assunto, e depois revisar no dia seguinte, depois de 7 dias e depois de 30 dias. 

Então, queria fazer assim: Fazer um calendário com espaço pra escrever o que estudei no dia, então por exemplo: No dia 22/06/2017, eu escrevo "estudei momento linear em física". A ideia é: Se tem "física" na célula, soma a data + 7 dias e preenche essa do mesmo jeito que escrevi na primeira célula "estudei momento linear em física" na célula que tem a data 29/06/2017 (que seria no caso, 22/06/2017 + 7 dias). 

Tem como fazer? Eu tentei aqui com a função se, mas não funcionou do jeito que eu queria. Não achei uma função que preenchesse outra célula do jeitinho que queria. 

 

Só para ver se é isso mesmo que tu queres:

1) Tu estudaste momento linear em Física no dia 22/06 e anotaste isso lá na célula correspondente a 22/06.

2) Tu gostarias que automaticamente a célula correspondente a 29/06 fosse preenchida por algo do tipo "Estudar momento linear", pois é teu compromisso para fixar a matéria.

3) O mesmo se repetirá 30 dias após a primeira ocorrência, em 22/07 (visto que junho tem 30 dias).

 

Bom, isso não é muito fácil de se fazer em Excel, pois as mesmas células que tu deves preencher com uma fórmula deverão ser preenchidas com texto livre. Outra coisa, quanto maior o número de possibilidades de análise mais complexo fica o código das funções envolvidas. Vamos por partes.

 

Proponho usar uma coluna para cada dia e deixar algumas linhas em cada coluna para preencher com as informações que tu desejas. Use uma forma padrão de descrever o que estudaste. Evita detalhes, caso contrário terás de fazer mil e uma análises do texto, deverás prever cada uma das possibilidades e isso leva muito tempo. Exemplo: "Estudei momento linear - Física". Sempre que estudares Física deverás preencher essa informação separada do trecho em que descreves o conteúdo estudado com um hífen e dois espaços, um antes e outro depois do hífen. A mesma coisa para o outro trecho da frase: "Estudei algo", sendo algo o nome exato do conteúdo.

 

Há funções de análise de texto que podem identificar uma ocorrência exata e te retornar um determinado trecho desse texto analisado. Tenho que verificar a sintaxe e te passo depois, mas acho que ter um padrão, como o citado, é essencial para ter resultados úteis nas fórmulas que se seguirão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!