Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha com muito barulho, podem me ajudar?


Posts recomendados

Meu gabinete

GABINETE DT3 SPORTS ROVER, 10598-3

http://www.pichau.com.br/gabinete-dt3-sports-rover-10598-3

 

As rotações estão certas, temperaturas boas, mais o barulho esta insuportável, passei lubrificante na ventoinha, mais não adiantou, localizei que é a ventoinha do gabinete, o que devo fazer? 

Comprar outra? Alterar a velocidade com algum programa?

 

Se for comprar favor indicar uma sem barulho.

Capturar.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é normal amigo, é a vida útil dela, não ira parar de funcionar porém já não estando mais em perfeitas condições ela começa a fazer esse barulho, espera um pouco logo apos ligar o computador e dar uma batida de leve que provavelmente ira parar, mas o recomendado é a troca do mesmo, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ventoinha é a padrão que vem no gabinete?

Se estiver na garantia peça a troca no fornecedor. Se não o mais indicado é trocar , indico Coolermaster(mais barato) ou AKASA.

Outra coisa: se estiver só com essa FAN traseira padrão do gabinete é pouco, pode estar provocando má ventilação, tem que ter pelo menos uma FAN na parte frontal para provocar a circulação de ar.

A ventoinha é ligada na SYS_FAN? Porque ela controla a RPM da ventoinha e se estiver esquentando muito  aí vai na RPM máxima.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei na pichau faz 1 mes, esta na garantia, a ventoinha esta ao lado do cooler de cima do processador, ela trabalha conforme necessidade, as temperaturas estão certas tambem, só um pouco alto a ventoinha.@PedraX

adicionado 2 minutos depois

@lucaslabam Quando não estou jogando, a rotação da ventoinha fica bem sem ruidos, agora se eu abrir jogos ele faz barulho meio alto.

Tenho só 1 ventoinha na traseira, tenho duas entradas em cima, coloco mais duas em cima?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo sintoma é mesmo falta de ventilação. Coloque uma ventoinha na frontal do gabinete .Se puder coloque duas na frontal e use um adaptador desse tipo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-861509231-cabo-multi-fan-sleeved-2-cooler-fan-3-pinos-splitter-15cm-_JM

ou se for 4 pinos

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735187409-cabo-adaptador-multi-fan-p-2-cooler-fan-4-pin-splitter-pwm-_JM

Pode até colocar no topo mas vai ser exagero já que não é overclocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E que se colocar os dois no topo vai desbalancear o fluxo de ar porque você tá so tirando ar(o traseiro deve tirar) e os de topo tambem.E fácil tirar a tampa da frente, ai você pode colocar pelo menos um FAN colocando ar para dentro.

Todos tirando vai dar muita poeira na parte de baixo do gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Entendi, mais p frente vou trocar esse que veio junto com o gabinete e comprar 5 ventoinhas da CoolerMaster, 2 na frente, 1 atras ao lado do processador, e 2 em cima.

 

Outra duvida é se a parte da frente tem encaixe para por ventoinhas de 120mm? 

adicionado 1 minuto depois

@PedraX Tem sim, agora que eu vi as informações xD

 

Ventilação
Frontal: 2x 120 mm
Traseira: 1x 120 mm (incluso)
Superior: 2x 120 mm
Filtros

adicionado 5 minutos depois

@PedraX  5 x dessa aqui http://www.pichau.com.br/hardware/ventoinhas-e-casemod/fan-120mm-cooler-master-sickleflow-red-led-r4-sxdp-20fr-r1-red-box

é boa? silenciosa? 

 

adicionado 7 minutos depois

@PedraX Posso ligar as 5 na fonte de energia?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode, mas é vantagem ligar nas Sys_FAN(sua MB tem 2) porque terá informações do comportamento dessas FAN quando olhar em um programa tipo HWMonitor.

Essas ventoinhas que você viu na Pichau parecem boas mas serão barulhentas porque trabalham a 2000RPM.

Tem essa bem mais silenciosas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-882383404-kit-ventoinhas-gabinete-120mm-12cm-r4-s2s-124k-cooler-maste-_JM

Na frente deve ter sim os encaixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem duas SYS_FAN na placa-mãe. Aí depende da corrente da ventoinha que você comprar: por exemplo aquela da PICHAU e de 0,35 A, então só dá para ligar duas em cada SYS_FAN (o limite de segurança é 1A). Se for as Coolermaster dá para colocar até 4 ventoinhas, mas por medida de segurança é melhor distribuir entre as duas SYS_FAN.

Usando as SYS_FAN voce saberá exatamente a RPM das FAN porque o sensor passará a informação até a placa-mãe.

Se ligar direto no fonte voce não terá nenhuma  informação da ventoinha ou se alguma esta falhando.

Agora a instalação de muitos FAN sem necessidade precisa ser analisada porque não adianta esfriar o PC demais.

Acredito que 3 , no máximo 4 seja um numero suficiente porque seu gabinete é bem espaçoso e sua CPU não permite OVERCLOCK.

Veja se a SYS_FAN é 3 ou 4 pinos para comprar o adaptador certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Seguindo o manual, 2 x System fan headsers 1 x systemfan/ water cooling pump headser

seguindo a foto do manual: sys_fan2 - 4 pinos

adicionado 15 minutos depois

@PedraX Vou colocar 4 ventoinhas, qual ventoinha para me indicar? silenciosa?, qual adaptador para me indicar? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É cooler BOX? Então tá explicado a RPM da ventoinha traseira . Para manter o clock do processador a CPU está sobrecarregando a ventilação. Recomendo trocar esse cooler aí por um  desse tipo:

http://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/cooler-cpu-thermaltake-frio-silent-12-white-cl-p001-al12bl-b-box

.Ele vai ligado na CPU_FAN.

Deve tomar cuidado porque a maioria dos coolers(inclusive os melhores e mais baratos) passam de 155mm não cabem no seu gabinete que está limitado a 150mm de altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei sua intenção sobre resfriamento com watercooler.Normalmente ele é utilizado quando se faz overclock de processador e não é seu caso porque seu processador não permite.

Digo o mesmo sobre o caso de colocar FANs em muita quantidade :só faça em caso de necessidade.

Um aircooler te resolve bem o problema. No momento o caso é que o gabinete veio com só um FAN e ele precisa de pelo menos 3 FAN.

Agora, pode olhar os reviews de Watercooler: na maioria dos casos não dá resultados tão bons porque teria que colocar um WC médio, os de entrada não ganham dos air cooler e tem sim o problema de ter mais peças para se preocupar:bomba,reservatorio,fluido, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Lista de compra, pode me confirmar?

2 X http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680441111-ventoinha-fan-cooler-master-gabinete-120mm-12cm-led-azul-_JM

OBS: vou por 1 na frente e outro atras

 

1 X http://www.pichau.com.br/water-cooler-gamerstorm-by-deepcool-maelstrom-240t-dp-gs-h12rl-ms240t

OBS: Vou por o radiador em cima da CPU

 

Estou no caminho certo?

 

 

19965092_1435340533199774_1169701633_n.jpg

20120817_1435340523199775_1217244601_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai mesmo de watercooler?

Então coloque só dois FAN na dianteira, lembrando que os FAN do Watercooler funcionam como FAN do gabinete pois puxarão ar do gabinete(os dois para cima).

Agora esses FAN com LED provocam uma intermitencia de iluminação  no ambiente e dependendo de onde fica o gabinete incomoda mesmo. E tem 2000 RPM(com 19db, é um barulho alto, os FAN do watercooler vão até 34db-altíssimo). Procure FAN com no máximo 1200RPM, não precisa mais que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!