Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7-4710MQ a 55ºC - okay?


Posts recomendados

Tenho um Avell b155 de Jan/2015 com i7-4710MQ e GTX 850M. Até uns meses atrás estava perfeito, mas de repente começou a ligar os fans no máximo mesmo sem estar rodando nada pesado (uso de CPU constante a menos de 3%). Já formatei.

 

Fiquei usando em modo "Economia de energia", porque até "Balanceado" estava ligando o fan no médio - máximo. Alguns dias atrás tive a ideia de criar meu próprio plano de energia (frequência min 30% max 50%), e o problema foi resolvido; com a frequência mínima setada para 30% não fica lento e o fan fica desligado; com o máximo setado para 50% ele no máximo liga o fan no mínimo quando necessário.

 

Entretanto, em qualquer modo que eu use, não consigo deixar a temperatura média abaixo dos 53ºC (e 60ºC no modo desempenho com os fans no máximo). Tentei realizar stress tests com o modo desempenho, e ele chega em 3.45GHz, mas a temperatura rapidamente sobe pra 100ºC e só não vai além devido ao thermal throttling. A frequência fica por volta de 2.8GHz - 2.9GHz. Pus alguns objetos pra levantar o notebook alguns centímetros e pus dois ventiladores ligados no máximo do lado, e essa frequência subiu pra 3.1GHz - 3.2GHz. Mas ainda assim, sofrendo thermal throttling.

 

Essas temperaturas são normais / esperadas? Tentei realizar undervolting pra ver se baixava alguns graus, mas não notei muita diferença (-80mV testado por horas com stress test ligado e parece okay, mas estou usando -150mV por enquanto esperando alguma instabilidade, que deve vir em algum momento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba não. Eu poderia pedir autorização para abrir o notebook sem perda de garantia. Eles sempre concedem. Mas se for possível evitar, eu sempre prefiro.

 

Edit: essa temperatura está muito alta mesmo então né? Quero saber se devo resolver isso ou posso simplesmente deixar como está sem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, RafaelCLP disse:

Que eu saiba não. Eu poderia pedir autorização para abrir o notebook sem perda de garantia. Eles sempre concedem. Mas se for possível evitar, eu sempre prefiro.

 

Edit: essa temperatura está muito alta mesmo então né? Quero saber se devo resolver isso ou posso simplesmente deixar como está sem problema.

Sendo notebook, imagino que até 80ºC, seja "normal".. O limite dele é 100ºC..

 

Dois anos e meio é um tempo considerável, sem manutenção.. Isso, num desktop.. Num Notebook, onde refrigeração é critica e cada fresta livre pra fluxo de ar é importante, fica mais crucial ainda..

 

Mas, cedo ou tarde, você vai ter de fazer uma "operação" nele..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!