Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
[Daniel]

Internet fibra Unifique - Upload maior que Download

Recommended Posts

Postado (editado)

Olá pessoal;

 

Recentemente dei baixa nos serviços da OI devido a baixa qualidade do serviço prestado por eles, tanto telefone como a internet. A rede era muito instável, várias vezes ao dia "o sinal caia", de vez enquanto o download e o upload ficavam mais baixos do que o contratado, pagava por 5M e recebia entre 1~3M, entre outros problemas, poderia tornar esta postagem muito extensa. Vejam na imagem o jeito que o pessoal deles deixou a fiação nos postes que chegam até aqui, conversando com o pessoal deles (técnicos) aparentemente não arrumariam isso pelo menos nos próximos 5 anos, já sabem então, porque jamais retornaria a contratar serviços dessa empresa.

 

P_20170128_072224.thumb.jpg.88afffbd06dd2093bc7501be83d2f8d0.jpgP_20170228_120430.thumb.jpg.76ad436affa5651e7447f6a8567b3af4.jpg

 

Atualmente passaram fibra aqui em minha região e logo de cara optei pelos serviços de outra empresa, é ela a Unifique, pois de fato já estava cansado com essa palhaçada de internet funcionando quando quer, e adivinhe? Será mesmo que agora vou parar de me preocupar com a internet?

 

Trabalho com a internet o dia todo, baixo folhas de dados (pdf extensos), assisto vídeos, tenho backup em nuvem, leio e-mails, etc...  Tenho agora contratado a banda de 10M faz exatamente um mês. Mas notei certa lentidão, e-mail abre rápido vídeo as vezes também, pra não ficar na dúvida quando percebo algo diferente testo a velocidade da internet, e vejam o log que consegui obter:

 

speed_test_brbandalarga.thumb.jpg.d8b9c28abb0721ff44669e3f68b293aa.jpg

 

As vezes o tempo de lentidão é curto, mas algumas vezes demora bem mais, já passou de 1h, teoricamente pago para possuir 10M constante sem limite ou queda de velocidade, já liguei para fazer reclamação, no atendimento telefônico me informam que fibra tem ou não tem sinal, no meu caso esta chegando 10M então esta ok, ao solicitar para o técnico verificar geralmente próximo ao horário agendado andes de vir em minha casa esta ok para eles, então ligam e me informam que se ele vir na residencia será cobrado uma taxa de R$ 50,00. Uma vez já vieram aqui, quando chegam fazem o teste e esta "tudo certo"... olham as configurações e me dizem que esta tudo certo (fico com cara de ***** ainda por cima).

 

A questão é, existe alguma configuração que pode fazer com que o download fique tão baixo e upload lá cima? O que é isso? Porque não entendo e não consigo fazer a empresa acreditar em mim, além de me achar um cliente sarna que só fica ligando pra encher o saco, enquanto quem esta com o saco cheio... é o cliente. Estou paranóico com a internet? Sejam sinceros, por favor. Me incomodo com esse c_ .. acesso a internet a mais de um ano.

 

Abaixo algumas imagens contendo a velocidade de up e down registradas e comparadas esporadicamente durante os dias em que fiz os testes:

 

img_00.png.092465b4197879659c7f30c41f19299b.pngimg_04.png.546883c0e1164a436f5f56fd523409df.png

img_06.png.7e230383a3acc166751caa0eaa6dd8a2.pngimg_07.png.5d56e8bc6a87c2a5de1813a2f34c3793.png

img_15.png.e483a63175104ad5abe4c02d1f6b16de.pngimg_16.png.335a4f6badbd19814a842e0167c1276b.png

img_21.png.31744f1658e610677a51acd3da47b7f5.png

 

Obrigado.

Editado por [Daniel]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser bem idio,ta mdu pensamento, mas tenta sites diferentes para medir a velocidade, certa vez aqui em casa, em um site (minha conexão) dava resultados muito lentos, já em outros 3 sites, o resultado era o mais aceitável...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um chute.. eles pra vender 10M pra você.. tem um link de por exemplo 100M.. só que o link não é dividido por 10 (o que daria 10M pra cada).. então, esse link é compartilhado por 20/30 usuarios.. então, quando tem muita gente usando, as velocidades caem.. 

 

Na pratica TODOS os provedores funcionam assim.. incluisive OI, Vivo e etc.. o que varia é a proporção.. provedores menores tendem a ter uma proporção maior...

 

Outra coisa.. qual o upload que você contratou? a velocidade de download é muito influenciada pelo upload.. para 10 megas o upload deve ser entre 1,5 - 2 Mbs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, Erik Debesaites disse:

Pode ser bem idio,ta mdu pensamento, mas tenta sites diferentes para medir a velocidade, certa vez aqui em casa, em um site (minha conexão) dava resultados muito lentos, já em outros 3 sites, o resultado era o mais aceitável...

 

Cara um um site bem confiável para se fazer os testes de velocidade é o próprio site da Netflix... o Fast.  

E é claro é bom comparar com outros sites.. ver se esta dando tudo ok. 

 

@[Daniel] cara ta estranha sua net... a minha que é via radio é mais veloz que a sua ;-; 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado (editado)

    Claro que medi em outros sites também, seria ridículo não ter outras fontes para comparar, ficaria duvidoso... não vou listar todos que testei, mas eis mais um exemplo: (minha conexão)

     

    img_26.png.d4c69bbbc6b04935bedcc904b63ee409.png 

    Bem esta disponível para contratar banda de até 30M no máximo. O upload no contrato diz que é 1Mbps.

     

    img_27.png.f65b8a5b53923f3e8bbc58d8e13eca51.png

     

    Devido ao último comentário, vou postar o último teste que fiz no fast.com, consta a data e o horário do teste.

     

    fast.jpg.4d8d00bc24dc052aa9a8c3d5eefe90ef.jpg

     

    Neste horário/momento por exemplo, tudo esta correto velocidade ok.

    Editado por [Daniel]

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Isso acontence mais em algum horario? se acontece mais a noite.. é bem provavel o que eu disse.. eles compartilham o link com muito mais gente que o link suporta..  pelo print que você mandou pode ser ser isso. basta ver que a maioria do testes com baixa velocidade foi a noite..

     

    https://simet.nic.br/ teste nesse site.. eles tem um teste completo que diz ate qual o ponto de acesso do seu provedor.. (PTT) esse site é do comite gestor da internet no Brasil..

     

    Outra coisa. quando você testa no speetest aparece o nome correto do seu provedor? 

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Olá, o nome do provedor esta correto, pode ser, vou continuar testando, mas acho estranho que seja o link, pois recentemente instalaram fibra em toda região, então teoricamente existem ainda poucos usuários. Gostei muito desse speed test, vou começar a usa-lo...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    3 minutos atrás, [Daniel] disse:

    Olá, o nome do provedor esta correto, pode ser, vou continuar testando, mas acho estranho que seja o link, pois recentemente instalaram fibra em toda região, então teoricamente existem ainda poucos usuários. Gostei muito desse speed test, vou começar a usa-lo...

    Jovens

    meu parecer sobre isso:

    Esses seus relatos podem ser tanta coisa....

     

    na verdade.... sendo FIBRA e sendo uma rede nova, pode ter ocorrido de alguma falha no serviço de fusão optica em alguma splitagem deles.... se a fusão nao tiver sido feita conforme o padrão ideal que se nao me engano é 0,3 de perda toleravel a conexao de muitos clientes nessa rede irão ocilar mesmo

     

    em uma arquitetura de rede fibra ela sai com uma potencia positiva geralmente de +3 e tolera a perda negativa até -29 até a ponta do cliente pra funcionar..... porém por padrão a maioria das empresas exigem que as instalações sejam feitas com perda maxima de até -21 pois em caso de algum problema ou baixa no sinal ele continue a funcionar,   uma coisa que pode ter acontecido ai é que a empresa que lança a infra de fibra é geralmente terceirizada, pode ter acontecido em uma das fusões uma perda maior que a toleravel e por acaso a supervisao de infra ainda nao viu isso, ai junta com uma perda maior ainda também de um tecnico que fez sua instalação, se ativaram seu link ja proximo desse limite qualquer boberinha até chuva pode causar variações na qualidade do seu link,   

     

    e tambem como o amigo BNGOMES arriscou dizer.....  na verdade o trougput minimo em um circuito de fibre é de 1GBps....  que pode ser divido em até 128 clientes (isso é o maximo por porta PON) da OLT da sua operadora, é praticamente impossivel colocar mais clientes que isso... porém se a instalação desse rede tiver ja uns 80 cliente e com um indice de qualidade geral da infra já no limite todos sentiram ocilações 

     

     

    uma outra coisa que acontece em algumas regiões tambem é problema de Transito REgional.... 

    as vezes a operadora te liberou a banda contratada porém dependendo da cidade é a cidade ou região que sofre problema de gargalo no transito de acesso , acontece muito em cidades do interior mais afastadas, tem muitas cidades que ainda nao sao interligadas por fibra com os grandes centros, as vezes a comunicação da cidade inteira é feita atraves de link de Radio de FRequencia licenciada

     

    gosto de medir velocidades atraves do site www.speedtest.net/pt pois ele tem a opção de escolher os pontos de referencia de outras regiões pra você medir, acontece muito das operadoras venderem por exemplo 100mb na fibra mais você só consegue usufrui dessa banda geralmente nos sites de teste que geralmente ficam dentro do mesmo grupo de troca de Transito PTT deles e conteudos tipo globo, google, youtube, netflix, facebook, e esses mais mais comuns... no caso de transito internacional sua disponibilidade banda será bem reduzida

     

     

    outra coisa, as vezes é até algum problema momentano que como a rede é nova ainda nao foi solucionado, nem visto pela administração de infra, nesses casos é bom que começem abrir chamados relatando esse problema pois logo alguem ve o volume de chamados com o mesmo problema e alguem da infra acaba descobrindo onde é o problema

     

    Falei bastante coisa, nao sei se vai te ajudar com seu problema mais espero ter clareado essas possibilidade pra você

     

    Abraço

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Olá pessoal, passando aqui para dar um retorno.

     

    Consegui contatar o suporte da empresa de fibra e desta vez através do acesso remoto, conseguiram descobrir o problema. Estava em minha máquina devido ao google drive. Eu nunca havia percebido o software ficava ativo em segundo plano continuamente.

     

    Alguns videos ("pesados") que tinha gravado em meu celular tinham backup no photos e tenho habilitado uma pasta do photos no drive, depois que formatei o micro o drive ficou "bugado" pois ao tentar baixar esses videos apresentava erro de sincronização no final do download, então periodicamente tentava baixar toda vez que ligava o sistema. Esses downloads estavam consumindo muita banda na internet mesmo!!!

     

    Agora o problema foi resolvido, estou feliz por isso. Graças aos bons técnicos de informática, sempre atentos aos detalhes.

     

    E sobre os cabeamentos da empresa Oi, por incrível que pareça, começaram a consertar aquelas gambiarras nos postes, pena que não o fizeram antes de mim e mais alguns clientes da rua cancelarem os contratos com ela, frustados com os serviços de má qualidade.

     

    Segue anexo um relatório de teste da qualidade da internet em minha residência, efetuado pelo simet, gostei demais desse site, muito bom.

     

    RelatorioSimet_2017-07-21_15-15-20.pdf.pdf

     

    Abraço, obrigado a todos pelas contribuições.

    Editado por [Daniel]

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×